Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Por que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente?

Diante de tantas transformações digitais e cenários econômicos incertos, é comum que o mercado de trabalho se torne cada vez mais exigente. Por isso, se você quer desenvolver a sua carreira e garantir uma oportunidade de emprego, é preciso entender os motivos que estão por trás dessas exigências. A partir daí, é possível saber o que fazer para se adaptar e atender as expectativas que os recrutadores têm sobre um candidato. Entenda melhor a seguir.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

4 motivos por que o mercado de trabalho está mais exigente

Bem, sabemos que em tempos de crise o mercado de trabalho costuma ficar mais acirrado, o que significa que as empresas adotarão critérios mais rígidos na hora de selecionar as pessoas. Para isso, elas precisam de colaboradores que sejam capazes de liderar, garantir a produtividade e evitar o desperdício de recursos.

Veja com mais detalhes os motivos por que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente.

1 – As empresas precisam otimizar recursos e ser mais produtivas

Se antes as companhias já se preocupavam com a economia de recursos e com o desperdício, hoje, elas precisam ainda mais de pessoas que saibam otimizar processos e evitar gastos. Por isso, na hora de contratar, elas buscam candidatos que entendam prioridades, que façam ótima gestão de tempo e saibam muito bem como definir prioridades.

2 – As companhias precisam de pessoas com habilidades para encarar mudanças

Vivemos numa era onde a tecnologia determina as mudanças pelas quais uma empresa deve passar. Porém, depois de 2020, aprendemos que outros fatores estão fora do nosso controle e exigem que sejamos flexíveis e capazes de lidar com mudanças. Desde então, as empresas precisaram se adaptar a novas formas de trabalho. 

O home office exigiu que os gestores fossem capazes de liderar suas equipes de uma forma totalmente diferente, mantendo o nível de entrega. Já os profissionais de TI precisaram buscar alternativas para que as pessoas tenham condições de trabalhar a partir de casa, mantendo a segurança das informações confidenciais da empresa.

Leia também: Habilidades para colocar no currículo: quais as principais?

Estes exemplos mostram que, deste evento em diante, cada vez mais será necessário exigir habilidades como resiliência, resolução de problemas, flexibilidade, além do conhecimento em tecnologia para os profissionais da área.

3 – As companhias querem colaboradores alinhados aos seus valores

Atualmente, além das habilidades técnicas (hard skills), as empresas esperam que os candidatos não apenas saibam quais são seus valores, mas também demonstrem que são capazes de respeitá-los e promovê-los. Isso acontece porque as exigências dos clientes mudaram. Não basta apenas oferecer um produto ou serviço bom. 

Para eles, é importante que as empresas promovam valores como diversidade, ética e respeito ao ambiente. Além disso, muitas companhias são adeptas dos critérios ESG (Environment, Social, Governance, ou Ambiental, Social e Governança) que podem torná-la atraente para os investidores socialmente responsáveis. Por isso, é importante que, antes de se candidatar a uma vaga, você pesquise sobre os valores das empresas e como eles se conectam com os seus.

4 – As empresas precisam de pessoas que saibam liderar

Independentemente de ser um cargo de gestor, analista ou técnico, as companhias esperam que seus colaboradores tenham habilidades de liderança. Quando um colaborador desenvolve a liderança, ele é capaz de tomar decisões por conta própria, é focado em resultados, consegue inspirar os colegas e se preocupa com o bem-estar e com o valor de cada pessoa. 

Ou seja, a empresa que tem líderes em várias posições da hierarquia consegue ter muito mais resultados positivos e produtividade. Então, se você espera construir uma carreira sólida no mercado de trabalho, pode começar a desenvolver esta habilidade tão importante.

Como os cursos de pós-graduação podem te ajudar

Vimos que o mercado de trabalho aumenta suas exigências conforme se depara com mudanças tecnológicas, sociais e econômicas. Para desenvolver as habilidades demandadas por ele, uma boa opção é fazer uma pós-graduação ou MBA.

Mas, afinal, como um curso de especialização pode me ajudar? A resposta é que, durante a pós ou MBA, os alunos têm muitas disciplinas atualizadas que abordam temas como tendências, inovação e gestão, dependendo do curso escolhido. Tudo isso com aulas ministradas por mestres e doutores com grande experiência no mercado.

Sendo assim, no final do curso, você terá as competências necessárias para lidar com os desafios citados ao longo deste texto. Agora que você já entendeu os motivos pelos quais o mercado de trabalho tem ficado cada vez mais exigente, o que acha de investir no seu curso de especialização e se preparar para a sua contratação? Encontre o seu curso de pós-graduação ou MBA e assista ao conteúdo do YouTube do Carreira em Pauta e aprenda como desenvolver habilidades importantes para a sua vida profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades