Ir para o conteúdo
Curiosidades

5 dicas científicas que vão auxiliar na produção de artigos na área da saúde

mulher digitando no notebook para ilustrar texto com dicas científicas para escrever artigos de saúde

Produzir artigos científicos na área da saúde com qualidade, tendo em vista o fator impacto, torna-se um diferencial no desenvolvimento da sua pesquisa.

Para tanto, saber utilizar as ferramentas e recursos adequados no desenvolvimento do artigo pode parecer uma tarefa complexa, que envolve conhecimento e competência para desenvolver uma ótima pesquisa. Diante disso, veja a seguir quais são as dicas que vão auxiliar na produção de artigos científicos na área da saúde. 

blog banner desconto em pós-graduação

Confira as dicas científicas

1 – Delimite a temática do artigo pertinente ao padrão enquadrado pela revista

Quando você define a sua temática, é imprescindível considerar quais são áreas que são pertinentes na revista. Dessa forma, a partir do assunto ou tema, há possibilidade de fazer uma pesquisa específica, principalmente com o uso das palavras-chave.

Para escolha do título do artigo, pesquise como os artigos relacionados na área da saúde estão abordando determinado assunto e, em seguida, reflita de que forma o título equivalente ao seu pode ser inserido no contexto.

2 – Faça uma busca nas bases de dados de referência na área da saúde 

Após a definição do tema, você poderá pesquisar artigos acerca do assunto que tem mais ênfase. Sendo assim, utilizando as palavras-chave e busca do assunto nas bases de dados, é possível realizar um trabalho impactante na área da saúde.

Desse modo, as bases de dados que são referências e mais usadas na área da saúde são: Pubmed, Medline, Lilasc, Scopus, Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde e Google acadêmico.

Posteriormente, você poderá refinar a pesquisa, de acordo com a temática que escolheu. Assim, faça a leitura dos artigos e observe se os mesmos poderão ser aplicados como modelo para escrita científica, mas também evite plágio. 

3 – Defina a relevância do seu artigo

Com a identificação da relevância da sua pesquisa, você promoverá resultados significativos para a ciência e para sua carreira profissional. Portanto, ao definir a relevância do artigo poderá evoluir a um patamar nacional e internacional.

Ademais, é de extrema importância descrever o porquê precisa realizar o estudo, sobretudo demonstrando a significância da pesquisa para a saúde e sociedade. Você pode explicitar isso tanto na introdução como no tópico conclusão.

Leia também: 4 cursos de pós-graduação em Saúde em alta para você conhecer ainda hoje

4 – Escolha o tipo de pesquisa

As escolhas do tipo pesquisa em consonância com objetivos têm viabilidade para a Ciência da Saúde, ressaltando os avanços científicos. O tipo de pesquisa é pertinente a metodologia, que abrange os procedimentos da pesquisa, sendo necessário incluir e especificar se é quantitativa e qualitativa, bem como a abordagem como bibliográfica, exploratória, explicativa e entre outras.

Para desenvolver um ótimo artigo, é necessário designar os objetivos gerais e específicos para desenvolver a pesquisa cronologicamente, compreendendo qual tipo de pesquisa seria adequada ao estudo.

5 – Mantenha as normas acadêmicas científicas

Observe as normas que são solicitadas pelas revistas, pois é preciso que o artigo esteja adequado às normas tais como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou Normas de Vancouver.

Prefira manter a escrita de cunho científico com o intuito de proporcionar fidedignidade do seu artigo, assim como verificar as referências atualizadas nos últimos 5 anos e leia novamente o seu artigo para confirmação se está adequado conforme o modelo.

 

Autor: Ana Carolynne Ferreira

Nutricionista, palestrante, professora, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva, pós-graduanda em Gestão em Saúde, pós-graduanda em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, membro do grupo de pesquisa em Gestão em Saúde e membro do grupo de pesquisa em Psiquiatria Nutricional.

Conheça nossas faculdades