Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Trabalho remoto: como trabalhar bem em vagas 100% a distância?

Trabalhar de onde estiver, sem precisar pegar trânsito ou se estressar no transporte público são alguns dos motivos que fazem o trabalho remoto despertar o interesse de muitas pessoas.

Mesmo tendo a experiência com o home office forçada pelo contexto da pandemia, 78% dos trabalhadores brasileiros têm a intenção de continuar com esse formato, segundo pesquisa da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

blog banner desconto em pós-graduação

Porém, quem deseja trabalhar 100% a distância mesmo depois do retorno total das atividades presenciais, precisa entender se este é realmente o modelo ideal para o seu perfil e, principalmente, se preparar para que essa jornada seja produtiva e satisfatória.

Neste artigo, vamos te mostrar alguns pontos que você precisa considerar para trabalhar bem no formato totalmente remoto. Acompanhe a seguir.

Reflita: o trabalho remoto é realmente o ideal para mim?

Já vimos que o home office despertou o interesse de muita gente em manter esse formato mesmo após a pandemia, mas antes de se candidatar a uma vaga 100% a distância, é preciso ter certeza de que ela é ideal para o seu perfil.

Para isso, é importante é preciso autoconhecimento e fazer algumas reflexões sobre a sua experiência com o trabalho remoto durante esse período.

Estas são algumas perguntas que você pode se fazer antes de tomar essa decisão:

  • Tive dificuldade em criar vínculos com novos colegas de trabalho?
  • Fui capaz de manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional?
  • Me senti confortável trabalhando sozinho?
  • Notei algum desenvolvimento profissional durante o trabalho online?
  • Consegui gerenciar bem o meu tempo?
  • Senti que mesmo trabalhando sozinho a minha criatividade não foi muito afetada?
  • Fui capaz de manter o foco na maior parte do tempo?

Se mesmo depois de fazer essas reflexões você entender que esse é o modelo de trabalho que você quer adotar para a sua carreira, é hora de seguir em frente e se preparar para as vagas que surgirem. Continue a leitura para saber como.

Como trabalhar bem em um emprego remoto

1 – Invista nas competências necessárias

Depois de entender que o trabalho remoto realmente é indicado para o seu perfil, é hora de avaliar com cuidado o perfil das vagas. Além das competências técnicas específicas da sua área, é preciso entender quais são as outras exigências relacionadas às habilidades comportamentais.

Independentemente da área, sempre existirão soft skills necessárias para realizar o trabalho a distância. As mais comuns são: boa comunicação, organização, bom gerenciamento de tempo, proatividade e autonomia.

Leia também: Profissional bem-sucedido: 6 habilidades que você deve ter

Essas competências podem variar em cada empresa, área ou cargo. Por isso, é necessário que você mapeie todas as habilidades listadas na vaga e invista no desenvolvimento delas.

2 – Use as suas principais habilidades a seu favor

A principal vantagem do trabalho remoto é a possibilidade de ser um colaborador ou prestar serviços em uma empresa de qualquer parte do mundo, certo? Isso significa que, se você focar nos seus diferenciais, as chances de encontrar uma boa oportunidade em outra localidade e trabalhar com algo que gosta são muito maiores.

Se você fala outros idiomas como inglês, espanhol e francês, por exemplo, pode utilizar essa vantagem para se candidatar a vagas em empresas de outros países. Caso você trabalhe na área de TI, as chances são ainda maiores, uma vez que os profissionais brasileiros são bastante requisitados lá fora.

3 – Esteja ciente dos prós e contras

No começo do artigo já listamos algumas das vantagens que fazem as pessoas desejarem o formato de trabalho remoto, certo? No entanto, também é necessário mapear possíveis desafios e imprevistos que podem impactar a sua vida profissional e pessoal.

Alguns como o isolamento, a dificuldade de se manter motivado, as distrações do ambiente no qual você está trabalhando podem ser superados com algum esforço. Porém, existem outros um pouco mais complexos como a mobilidade.

Vamos dizer que você aceitou trabalhar para uma empresa em outra cidade ou estado e, pouco depois, a companhia decide mudar o formato para híbrido ou exige que algumas reuniões sejam feitas de forma presencial. Isso seria um grande problema, certo?

Por isso, durante o processo seletivo, é preciso deixar muito claro por quanto tempo o home office será adotado. Caso seja necessário comparecer ao escritório esporadicamente, também é importante deixar claro quem será o responsável pelos custos assim como a viabilidade desse deslocamento.

Concluindo, o trabalho remoto é promissor e tem muitas vantagens tanto para empresas quanto para os profissionais. No entanto, se você deseja trabalhar bem numa vaga a distância, precisa ter autoconhecimento, desenvolver as habilidades necessárias e considerar os cenários desafiadores desse modelo.

E se você se dá bem com o trabalho remoto, por que não optar por esse formato na hora de fazer a sua especialização EAD? Conheça opções de cursos e faça a sua pós-graduação online

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades