Ir para o conteúdo
Você na Pós

4 cursos de pós-graduação em Saúde em alta para você conhecer ainda hoje

O mercado de trabalho segue aquecido e competitivo – e, na área da Saúde, não seria diferente. Cada vez mais, as pessoas que trabalham nesse setor precisam se especializar para que possam atuar com mais qualificação e cuidado ao paciente, com um atendimento humanizado e que vise seu bem-estar. Por isso, que tal conhecer opções de cursos de pós-graduação em Saúde?

O setor enfrenta desafios a cada dia e, por isso, os profissionais precisam desenvolver novas habilidades e conhecimentos para oferecer qualidade nas atividades executadas. Em muitos casos, inclusive, é necessário tratar pacientes em estado crítico, que estão em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), e devem receber um tratamento qualificado e cuidadoso.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

4 cursos de pós-graduação em Saúde

Para que você possa se especializar, separamos quatro cursos, com disciplinas alinhadas às tendências do mercado. As especializações são em áreas que estão em crescimento e necessitam de profissionais capacitados. Então, se você é fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo ou enfermeiro, confira a seleção abaixo! 

1 – Fisioterapia em Terapia Intensiva

Cuidar de pessoas em estado crítico é uma atividade complexa e, por isso, é fundamental que os fisioterapeutas tenham expertise para trabalhar na área. A realização do curso de pós-graduação em Fisioterapia em Terapia Intensiva é um grande diferencial para quem deseja atuar nesse campo. Inclusive, o aperfeiçoamento é exigido cada vez mais por hospitais, de forma a garantir a qualidade do atendimento aos pacientes.

Após a conclusão da especialização, você irá compreender e ser capaz de colocar em prática os principais instrumentos de avaliação utilizados nos pacientes, bem como ser capaz de avaliar a evolução de cada pessoa e dar alta fisioterapêutica. Além disso, irá atuar de forma ética, em conjunto com a equipe de outros profissionais, para proporcionar ao paciente um atendimento humanizado.

Com  esse curso, será possível atuar em hospitais, principalmente em UTIs, com foco na população adulta, com qualidade técnica e responsabilidade. São diversas habilidades desenvolvidas ao longo da pós-graduação, como a capacidade de realizar procedimentos corretos em situações de emergência, determinar o diagnóstico do paciente e monitorá-lo e, claro, contribuir para o bem-estar dos pacientes, assim como de seus familiares.

2 – Nutrição Clínica Hospitalar

O curso de pós-graduação em Nutrição Clínica Hospitalar é destinado para nutricionistas que já atuam ou possuem interesse em ingressar na área, que está em constante crescimento no Brasil. O trabalho diário está diretamente relacionado com a manutenção e melhora da qualidade de vida dos pacientes de hospitais e, por isso, é importante que os profissionais estejam qualificados. 

Ao longo do curso, os estudantes aprendem a adequar planos alimentares para melhoria do estado nutricional dos pacientes, bem como planejar, organizar, gerenciar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição do hospital com o objetivo de garantir maior segurança alimentar. Também saberá, entre outras atividades, a desenvolver e aplicar treinamentos contínuos aos colaboradores do serviço de nutrição e dietética.

A especialização irá desenvolver várias habilidades, como adotar o melhor plano de terapia nutricional para cada paciente, com base na sua doença e nas necessidades nutricionais, interpretar e monitorar os diversos exames bioquímicos relacionados às principais condições clínicas dos pacientes, durante o período de internação, além de atuar de forma ativa junto a equipe multiprofissional, com foco na nutrição clínica.

3 – Psicologia Clínica

Destinado para psicólogos, a pós-graduação em Psicologia Clínica tem foco direcionado para o conhecimento das normas regulamentadoras da profissão, instrumentos de avaliação psicológica e elaboração do psicodiagnóstico, as principais abordagens teóricas em psicologia, quadros psicopatológicos e intervenções individuais e em grupo, com adultos, crianças e famílias, bem como manejo e intervenção em situações de crise.

O objetivo do curso é capacitar psicólogos para a atuação da psicologia clínica de forma a promover o restabelecimento da saúde mental dos pacientes, com princípios fundamentais da psicologia, que são resguardados pelo código de ética vigente. Além disso, visa proporcionar ao aluno elementos para que possa analisar e refletir sobre os diferentes modelos de atuação no contexto clínico de acordo com as principais linhas teóricas da área.

Em relação às habilidades, o profissional estará preparado para atuar em psicologia clínica reconhecendo os diferentes públicos desta atuação, realizar avaliação psicológica de acordo com os princípios éticos da profissão e elaborar documentos psicológicos segundo as normativas do Conselho Regional de Psicologia. Também está apto para identificar quadros psicopatológicos, elaborar estratégias e realizar os encaminhamentos necessários.  

4 – Enfermagem em Terapia Intensiva

A pós-graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva prepara o enfermeiro para a assistência ao paciente crítico adulto e idoso por meio do conhecimento teórico-prático em enfermagem de alta complexidade. Junto a isso, as inovações constantes na área da saúde, principalmente na terapia intensiva, exigiram que os profissionais consigam conciliar a tecnologia e a humanização no cuidado.

O curso tem como objetivo fazer com que o profissional tenha competência na avaliação e julgamento clínico, bem como na tomada de decisão em intervenções rápidas e precisas em situações de alta complexidade. Também conhecerá os fundamentos teóricos que norteiam o cuidado ao paciente crítico nas principais afecções agudas clínicas e cirúrgicas em UTI, além de conhecer os procedimentos e protocolos que devem ser adotados. 

A especialização ainda fará com que o estudante desenvolva habilidades, como raciocínio clínico para planejar, implementar e fazer avaliações ao paciente em estado crítico, além de tomar decisões assertivas diante da necessidade de intervenções rápidas. Também saberá promover o processo de comunicação entre os diversos componentes da equipe de saúde, proporcionando melhoria na integração das ações e benefícios aos pacientes em UTIs.

Quer saber mais sobre esses cursos de pós-graduação em Saúde? Confira o evento Saúde em Pauta, no YouTube, e assista palestras com profissionais das áreas. Invista na sua especialização e ofereça cuidado e bem-estar a quem mais precisa: os seus pacientes. Confira também outro conteúdo que explica por que a especialização na área da Saúde é importante.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades