Ir para o conteúdo
Você na Pós

Deseja trabalhar com dados? 7 cursos de pós-graduação que vão te ajudar

conceito de dados digitais para ilustrar texto sobre trabalhar com dados

Hoje em dia, diversas empresas estão contratando analistas de dados para compreender a crescente quantidade e variedade de informações que geram e coletam. Conseguir respostas desta forma se tornou um diferencial importante para que os gestores saibam como criar estratégias. Mas, como começar a trabalhar com dados

Para se tornar um profissional desse campo, há algumas qualificações e habilidades que se destacam. O primeiro passo e o mais fundamental é que este profissional tenha habilidades analíticas para trabalhar com dados. Mas, ao contrário do que muitos pensam, os dados incluem informações de todos os tipos, não apenas estatísticas. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Isso significa que ter perfil analítico para tomar decisões a partir da interpretação de dados é importante, mas há outros pontos que são diferenciais na hora de entrar nesse mercado de trabalho. Entre eles, uma especialização, que faz toda a diferença para adquirir conhecimento teórico e prático de assuntos mais específicos.

7 cursos de pós-graduação para trabalhar com dados

Quer saber quais cursos podem te ajudar? Confira a nossa seleção abaixo:

1 – Engenharia de software

Esse curso é voltado para pessoas formadas em Engenharia, Administração, Ciência da Computação, Sistema de Informação ou outros profissionais da área da Tecnologia da Informação que atuam no setor corporativo em papel técnico ou de liderança.

Nas aulas, o aluno consegue se preparar para criar e manter soluções computacionais, utilizando os recursos adequados em todas as etapas do desenvolvimento de softwares, para atender os diversos segmentos do mercado, minimizando custos através do aumento da produtividade e melhorando a qualidade do software.

2 – Administração de banco de dados

Esse curso é específico para expandir os conhecimentos sobre o gerenciamento de sistemas de Banco de Dados, desde a modelagem de dados, o desenvolvimento até a manutenção do banco de dados e otimização das transações, além da análise dos dados, em diversos tipos de banco de dados, inclusive os não relacionais, para atender aos diversos segmentos do mercado.

Em especial, destina-se à bacharéis em áreas de ciências exatas, em área de Tecnologia da Informação, e para profissionais com graduação superior que atuam com banco de dados e desejam aprimorar ou aprofundar seus conhecimentos nesta área.

3 – Análise, projeto e gerência de sistemas

O curso é destinado aos portadores de diploma de curso superior reconhecido na área de Ciências Exatas e Tecnológicas e demais profissionais com formação superior que desejam ampliar o conhecimento em análise e gerenciamento de sistemas.

Entre seus objetivos estão a expansão da visão tecnológica no âmbito dos negócios, de oportunidades do mercado e análise de projetos. Além disso, busca desenvolver as habilidades imersas na metodologia ágil para trabalhar na gestão de projetos.

4 – Business Intelligence, Big Data e Analytics – Ciência de Dados

Se você quer trabalhar com big data, esse curso oferece aulas sobre Inteligência de Negócios e tecnologias para análise de bases de dados para apoio à tomada de decisão. Ele é voltado para os profissionais com formação superior em Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, e tecnólogos da área de Tecnologia da Informação e outros cursos correlatos. 

5 – Engenharia de dados

O curso busca oferecer formação específica na área de ciência e engenharia de dados de maneira multidisciplinar, difundindo e disseminando o conhecimento dos fundamentos e da atividade prática, além de contribuir com uma formação prática por meio de ferramentas atuais e presentes no mercado. Outros objetivos contam com capacitar na identificação e proposição de soluções técnicas aos problemas das organizações e da sociedade e fornecer uma visão estratégica dos dados nas organizações.

Ele é destinado à pessoas com graduação em cursos de tecnologia ou engenharia, profissionais de mercado atuantes em tecnologia da informação, administradores de redes, analistas de dados, analistas de business intelligence e cientistas de dados.

Banner do e-book Tendências de carreira na área de Dados

6 – Estatística aplicada

Este curso destina-se a engenheiros e outros profissionais de nível superior interessados em aprofundar seus conhecimentos em relação aos métodos estatísticos e matemáticos para coleta, inferência, correlação e análise de dados

Nas aulas, o aluno é estimulado a compreender os principais conceitos em estatística, aplicar técnicas de controle estatístico em processos e explorar o conhecimento em pesquisas científicas, projetos gerenciais e industriais.

7 – Gestão e governança da tecnologia da informação

O curso é destinado a profissionais graduados em diferentes áreas de especialização que exerçam ou pretendam atuar em funções que envolvam a gestão, a implementação e/ou uso de recursos avançados da Tecnologia da Informação. 

Por meio das aulas, torna-se possível proporcionar aos alunos a formação humana com responsabilidade social, ética e profissional, visando atender aos anseios das inúmeras formas de organização impostas pela sociedade e concorrência, com uma abordagem centrada no humanismo, inovação, gestão coletiva e na cultura como fontes do sistema social e adquirir conhecimentos, desenvolver métodos, dominar técnicas e estruturar planos e projetos de gestão na área de Tecnologia da Informação.

Veja mais detalhes e conheça outras opções de pós-graduação que fazem sentido para a sua carreira. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades