Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Desempenho organizacional e sustentabilidade

Você sabia que os recursos humanos são considerados um importante aliado no desempenho organizacional sustentável? Criar um desempenho sustentável é uma tarefa árdua, que envolve muitas dimensões e que deve acontecer em todos os setores da organização, pois todos devem estar engajados e envolvidos com os objetivos sustentáveis. O primeiro passo é a inclusão de diretrizes sustentáveis na estratégia da organização, pois é ela quem vai pautar todas as atividades e tomada de decisões.

O RH é considerado essencial para que as organizações atinjam essas metas uma vez que os colaboradores são ótimos aliados nessa jornada. Vivemos em um ambiente altamente competitivo em que o capital intelectual é cada vez mais valorizado e priorizado nas organizações.

Manter a sustentabilidade como um dos valores essenciais ajuda a organização a atrair os melhores talentos, pois colaboradores brilhantes e talentosos cada vez mais estão interessados em trabalhar para organizações que priorizam a ética e o impacto socioambiental positivo ao lado dos lucros, trabalhando para criar um mundo melhor e mais justo.

blog banner desconto em pós-graduação

Destacamos cinco dicas sobre como a Sustentabilidade pode ser inserida no departamento de Recursos Humanos trazendo benefícios para toda a organização e, assim, aumentar a criação de valor e o desempenho organizacional:

A primeira dica é: o RH pode acelerar a inovação incorporando uma cultura sustentável em cada trabalho individual. Quando as organizações começaram a abordar a qualidade criaram um departamento específico centralizado e não tiveram sucesso. Isso ocorreu porque qualidade não é o mesmo que corrigir defeitos em produtos acabados, ela envolve atenção cuidadosa aos detalhes em cada aspecto das atividades. Ou seja, ela tem que ser incorporada em todos os níveis e setores para ser transformada em cultura organizacional. O mesmo acontece com a Sustentabilidade! Sabemos que por meio da abordagem sustentável é possível alcançar valor real para o empreendimento, mas para isso é preciso ser totalmente entendida como um componente da organização. Os colaboradores devem considerar questões sociais, ambientais e econômicas em todas as suas decisões.

Como segunda dica destacamos que a área de RH pode gerenciar o ciclo de contratação para criar oportunidades mais gratificantes. Em outras palavras, isso significa que muitas organizações já perceberam que um plano de carreira dentro de um departamento específico é limitante e agora eles alternam os principais talentos por meio de várias funções para compreender a amplitude do negócio. Integrar fatores sociais, ambientais e econômicos não tradicionais em uma trajetória de carreira que perpasse diferentes departamentos pode ajudar a alcançar maiores sucessos para o indivíduo, para cada departamento e para a organização como um todo!

Leia também: Plano de desenvolvimento profissional: saiba como montar o seu

O RH pode ajudar a trazer habilidades de negócios para a Sustentabilidade e essa é a terceira dica de como aumentar o desempenho organizacional por meio da gestão adequada dos recursos humanos. Ao longo da trajetória de incorporação dos valores sustentáveis nas organizações, os profissionais que atuam na Sustentabilidade adotaram muitas práticas tipicamente de negócios como a metodologia de retorno sobre o investimento. Neste sentido, o RH pode ajudar a organização com metas pessoais e departamentais, métricas e planos de recursos humanos e desenvolvimento de longo prazo.

Nossa quarta dica envolve RH e vantagem competitiva. A legitimidade social é a base com a qual a vantagem competitiva é criada. A competência que se adquire com a evolução e desenvolvimento dos colaboradores para conter a poluição ambiental, por exemplo, é um recurso que não pode ser facilmente imitado pelos concorrentes. Dessa forma, a sustentabilidade ajuda a criar uma vantagem competitiva ao estimular e manter um senso coletivo do ambiente social na organização.

Nossa quinta e última dica envolve Sustentabilidade e a construção de ética. O departamento de RH é um aliado no fomento de uma cultura ética e sustentável com participação direta e ativa de todos os colaboradores transformando-os em agentes sustentáveis! Uma cultura ética ajuda a promover um melhor ambiente de trabalho e ajuda a garantir que as metas de Sustentabilidade sejam efetivamente consideradas em todas as decisões e não se tornem apenas um compromisso no papel.

Autoria: Erica Hevellin da Silva Siqueira

Revisão: Edson Henrique Gaspar Massi

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades