Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Estou desempregado: veja o que fazer para reverter a situação

Estou desempregado, e agora? Essa com certeza não é uma situação agradável. Afinal, quanto mais tempo se está fora do mercado, mais estressante fica tentar uma nova oportunidade. Além de desafiadora, a falta de um trabalho pode gerar questionamentos internos sobre as próprias capacidades e competências – e essas dúvidas vão se agravando com o passar do tempo. 

Um primeiro passo importante é não se culpar. Não fique remoendo o que passou, nem se questionando por que sua demissão ocorreu – se esse foi o caso. Pense no que for possível melhorar, mas sem ficar se “chicoteando” ou tentando encontrar culpados. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Agora, em segundo lugar, é preciso pensar no que fazer enquanto se procura emprego e ele não vem. Para você não se deixar abater totalmente e, muito menos, desperdiçar seu tempo, vamos compartilhar algumas ideias produtivas. 

O essencial é você não ficar parado – essa é a regra número um. Dividir o tempo entre procurar emprego, cuidar de si e fazer o que puder para melhorar o currículo é uma boa forma de passar por esse período do melhor jeito possível. 

O quando fazer quando estou desempregado?

Confira abaixo o que você pode fazer neste momento para não se deixar invadir pelo estresse e pelo desânimo: 

1 – Revise seu currículo

“Procure emprego” é uma dica óbvia até demais, então vamos dizer que é importante mencionar que, antes de procurar novas oportunidades de trabalho, fazer uma revisão no currículo e procurar em lugares diferentes. 

Entre as principais informações e os dados mais relevantes de serem colocados em um currículo estão:

  • Nome completo;
  • Nacionalidade;
  • Cidade e bairro em que mora;
  • Telefone e e-mail para contato;
  • Link para o perfil no LinkedIn;
  • Objetivo;
  • Formação acadêmica;
  • Experiências profissionais;
  • Habilidades;
  • Idiomas.

Além disso, não esqueça de colocar as qualificações e competências que fazem sentido para as vagas que você procura. Na hora de enviar o CV, inscreva-se em sites de emprego, atualize o perfil do Linkedin e comunique sua rede de relacionamentos sobre o seu momento.

Leia também: O que não colocar no currículo: 10 informações desnecessárias

2 – Abra-se para novas oportunidades

É importante ampliar a mente nesse momento para não ficar totalmente parado e sem qualquer remuneração. Procure trabalhos autônomos, seja novos projetos, vendas, ofereça aulas particulares ou explore alguma habilidade que você tenha. Além de trazer uma remuneração extra, essas atividades colocam você em contato com pessoas que podem te ajudar a encontrar um emprego.

3 – Trabalho voluntário

Estando sem emprego, o trabalho voluntário pode ser uma boa ideia. Apesar de não ser remunerado, ele traz recompensas pessoais, também rende novos contatos e te ajuda a adquirir novas experiências – que podem ser adicionadas ao currículo, se fizer sentido.

4 – Cuide da sua presença online 

Na era das redes sociais, que tal usar seu tempo para cuidar da sua imagem online? Faça uma análise das suas redes sociais e atualize o seu LinkedIn. A rede social permite que você adicione que está em busca de trabalho, tanto no perfil quanto na sua foto. 

Também é essencial que a sua experiência profissional seja colocada de forma organizada e detalhada no seu perfil. Além de trabalhos anteriores, deixe visível a sua área de atuação, formação, cursos de capacitação, entre outros detalhes importantes, para que assim os recrutadores enxerguem que você está sempre em busca de novas formas de aprender. 

Pense que o LinkedIn foi idealizado para o universo profissional e, nele, são publicadas inúmeras oportunidades de emprego e informações a respeito de determinada carreira, além de ser um espaço utilizado por muitas empresas para publicar novas oportunidades e entrar em contato com os futuros colaboradores. 

Isso significa que, se você está no meio online, as chances de você ser chamado para uma entrevista podem ser ainda maiores – ainda mais porque atualmente até mesmo a candidatura pode ser simplificada diretamente pelo perfil. 

5 – Use o seu networking

Se você criou amizades nas suas experiências anteriores, seja educacional ou de trabalho, saiba que elas podem te ajudar fora da instituição de ensino ou do escritório. Manter-se próximo de colegas de estudo e trabalho, especialmente aqueles que estão ativos no mercado, pode te ajudar em futuras contratações. 

Nesse momento, é hora de “dar a cara a tapa” e perguntar se eles podem te indicar para vagas nos locais onde trabalham ou se conhecem empresas que estão contratando. 

6 – Cursos, cursos e mais cursos

O conhecimento é sempre importante e se atualizar em um momento que se está buscando novos trabalhos, pode ajudar. Ler, estudar, buscar cursos rápidos, cursos gratuitos, uma nova graduação ou até mesmo um curso de especialização podem aumentar a sua empregabilidade e, novamente, a rede de contatos.

Devido ao maior acesso das pessoas à faculdade nos últimos anos, o diploma de graduação já não pode mais ser considerado um diferencial. É necessário se especializar para conseguir ter acesso às melhores oportunidades. É aí que entra a pós-graduação. Esse tipo de curso se apresenta como a melhor alternativa para que você se destaque no mercado de trabalho. Confira as opções no Portal Pós

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades