Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

7 dicas para superar o medo de novos desafios e crescer na carreira

imagem para ilustrar o texto de medo de novos desafios

Não tem jeito, para crescer profissionalmente é preciso superar o medo de novos desafios e se expor a situações diferentes. Por mais que essa insegurança e receio sejam sentimentos normais, especialmente quando você está diante de cenários desafiadores, eles não podem fazer você fugir do novo e do desconhecido, dois fatores essenciais para quem quer crescer profissionalmente.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Então, como fazer isso? Desenvolver coragem e segurança para encarar cenários incomuns é um processo, que precisa ser desenvolvido e incentivado todos os dias para que no momento certo, você já tenha entendido que se arriscar faz parte da construção de uma carreira de sucesso.

Para te ajudar, organizamos uma lista para guiar e complementar o seu trabalho de superação de medos. Confira os tópicos abaixo. 

7 dicas para superar o medo de novos desafios profissionais

1 – Não tenha medo do novo

Parece clichê falar que não podemos temer novidades, contudo, essa máxima é verdadeira e se aplica ao mercado de trabalho. Por mais que a sua zona de conforto seja ótima, e de fato confortável, em um determinado momento ela para de te oferecer oportunidades de crescimento. Assim, você “esgota” as possibilidades de aprender mais e de entrar em contato com novas situações, o que pode te estagnar profissionalmente.

Além disso, afaste o pessimismo de pensar que todas as novidades serão ruins. Muito pelo contrário, elas podem ser excelentes e representar um grande salto na sua carreira, já que estar exposto ao diferente tem o poder de ensinar e expandir sua bagagem intelectual, aumentando conexões e proporcionando experiências únicas.

Agora que já entendeu por que é importante que você não tenha medo do novo, as próximas dicas vão te ajudar a encontrar meios de colocar isso em prática.

2 – Identifique e controle as suas emoções

O primeiro passo é entender que, muitas vezes, as atitudes são guiadas pelas emoções. Por isso, é importante conseguir identificar, e muitas vezes controlar, os sentimentos que te impedem de chegar a novos patamares profissionais. 

Se estressar, ficar ansioso e sentir um incômodo ao encarar desafios são alguns exemplos, e conseguir reconhecer tais emoções é essencial para separar o racional do emocional e partir para a ação.

Para embarcar nessa jornada de autoconhecimento, que vai permitir que você traduza sentimentos que muitas vezes você não consegue decifrar, é recomendado procurar profissionais especializados, como psicólogos.

3 – Trabalhe sua autoconfiança

Investir na psicoterapia e nesse processo de autoconhecimento também vai te ajudar a desenvolver um outro sentimento, que é fundamental para que você não tenha medo do novo: a autoconfiança. Ela pode ser definida como acreditar em si mesmo e nas suas potencialidades, o que, muitas vezes, é o impulso que você precisa para aceitar um novo desafio no trabalho.

Contudo, ser autoconfiante não significa ser convencido. Na realidade, a autoconfiança é a convicção na sua capacidade e habilidades, o que traz a tranquilidade de saber os seus limites e entender que eles precisam ser superados, o que acontece quando você entende que está pronto para encarar o desconhecido. 

4 – Invista em uma especialização

A autoconfiança também é consequência de ser um profissional bem preparado e especializado, por isso, fazer uma pós-graduação faz parte do processo para se sentir cada vez mais pronto para novos desafios. Afinal, a sua dedicação para se tornar um especialista na sua área, somada a aulas e conteúdos de qualidade, vão te deixar ainda mais seguro para lidar com situações novas e de crescimento.

5 – Entenda a importância de se arriscar

Muitas vezes, contudo, você não vai se sentir preparado. Alguns cenários completamente novos podem aparecer sem que você tenha uma grande bagagem para lidar com eles, mas isso não é motivo para desistir.

Muito pelo contrário, se arriscar no desconhecido é extremamente importante, tanto pelas oportunidades de aprendizado quanto pela possibilidade de se superar. Afinal, sem ir além, você nunca vai saber o que consegue fazer fora da sua zona de conforto, e é por isso que, como já dizia o famoso ditado popular, o maior risco é não se arriscar.

6 – Encontre a melhor forma de lidar com o novo

Existem várias formas de lidar com novos desafios, e por mais que ser autoconfiante, controlar suas emoções e entender a importância de se arriscar sejam pontos fundamentais, também é importante encontrar a sua forma de encarar cada situação.

Talvez você prefira pedir conselhos a profissionais mais experientes no começo, ou quem sabe você não opta por montar um plano de ação, e depois checar a opinião de outros colegas? São inúmeras as maneiras de se organizar, e é importante que você encontre a que mais se adequa ao seu estilo de trabalho, mas nada de fugir dos desafios.

7 – Tome cuidado com o perfeccionismo

Por fim, é preciso ter em mente que nem sempre os primeiros resultados serão os ideais. Pode ser que nada dê certo no começo, ou que você não fique satisfeito com o desfecho de um projeto fora da sua zona de conforto. Tudo isso pode acontecer, então, alinhe as expectativas e fuja do ideal perfeccionista para não se frustrar, afinal, errar faz parte.

A prática leva à perfeição, lembra? Então, foque em aprender com essas novas experiências para que as próximas sejam ainda melhores, em um processo que começa com o medo de novos desafios, passa pela preparação para se arriscar e conhecer o novo, e termina no desenvolvimento do seu lado profissional, que sairá de cada situação mais experiente e treinado para os próximos estímulos.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades