Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Como melhorar a inteligência emocional: 5 dicas eficientes para seguir

Você já sentiu que perdeu o controle ou reagiu de forma exagerada diante de alguma situação de estresse? Se isso já aconteceu, significa que você precisa aprender como melhorar a inteligência emocional, uma das habilidades comportamentais mais valorizadas atualmente.

Embora possa parecer uma tarefa difícil, para desenvolver inteligência emocional basta estar disposto a buscar autoconhecimento e modificar a forma de reagir diante de certas situações.

blog banner desconto em pós-graduação

Neste artigo, falaremos um pouco sobre o significado de inteligência emocional e como desenvolver essa habilidade tão importante. Confira a seguir. 

O que é inteligência emocional e qual a importância dessa habilidade?

O termo inteligência emocional se tornou mais popular nos últimos anos, quando passou a ser uma habilidade mais exigida pelas empresas. No entanto, ficou amplamente conhecido a partir de 1995, quando o psicólogo Daniel Goleman lançou um livro chamado Inteligência Emocional: A teoria revolucionária.

Nessa obra, Goleman definiu o conceito de inteligência emocional como “a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos, e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos”.

Sendo assim, uma pessoa que desenvolve essa habilidade consegue lidar com as mais diferentes situações e melhorar o seu desempenho no trabalho, nos estudos e atingir seus objetivos pessoais e profissionais. Ela se torna capaz de tomar decisões melhores em todos os aspectos importantes de sua vida.

5 dicas de como melhorar a inteligência emocional

Agora que já vimos o significado de inteligência emocional e como ela é importante para que possamos evoluir na carreira e nos relacionamentos, vamos conferir algumas dicas de como desenvolver essa habilidade comportamental.

1 – Desenvolva o autoconhecimento

Definitivamente, esse é o primeiro e mais importante passo para quem quer saber como desenvolver a inteligência emocional. Se você quer ter controle sobre as suas emoções, antes de tudo, você precisa saber quais são elas. Isso só é possível se você estiver disposto a se conhecer.

Para isso, existem alguns exercícios e reflexões que você pode fazer sobre si mesmo, como as seguintes:

  • Tentar reconhecer as emoções negativas através de reações físicas (quando fico com raiva, medo ou me sinto injustiçado, quais são os sintomas físicos que tenho);
  • Identificar gatilhos e situações que despertam essas emoções (quais são as situações que me deixam estressado, com raiva ou medo); 
  • Minhas reações são proporcionais à situação? (Estou usando as palavras, gestos e tom de voz adequado para responder).

Esse processo pode ser um pouco incômodo, mas lembre-se de que, sem autoconhecimento, é impossível desenvolver a inteligência emocional. 

Leia também: Pontos fortes e pontos fracos: como descobrir os seus?

2  – Aceite feedback

No processo de desenvolvimento da inteligência emocional, é muito importante aprender a ouvir feedback e enxergá-lo como uma nova oportunidade de ser melhor em algum aspecto.

Ao receber críticas, uma pessoa emocionalmente inteligente não fica na defensiva. Ela ouve, reflete e toma as atitudes necessárias para corrigir ou melhorar uma nova habilidade.

Quando deixamos emoções como o orgulho ou a raiva tomarem conta em situações de crítica, atrasamos o nosso desenvolvimento, seja no trabalho ou nas relações pessoais.

Banner do e-book A importância de trabalhar a inteligência emocional no dia a dia

3 – Tente entender o ponto de vista de outras pessoas

Depois de gerenciar melhor as suas emoções, é hora de compreender e praticar a empatia com o sentimento das outras pessoas. Em ambientes como o trabalho, por exemplo, onde existem muitas situações de trocas de ideias, é necessário se colocar no lugar de quem fala. 

Tentar entender o que os outros estão pensando, sentindo e como eles chegaram àquela conclusão, é fundamental nesse processo. Quando você procura entender o ponto de vista de outra pessoa, consegue mudar a sua perspectiva e responder de forma muito mais empática. 

4 – Melhore a sua comunicação

Chegamos a um ponto essencial para aprender como aumentar a inteligência emocional, que é a forma de nos comunicarmos. Além de saber escutar o que o outro fala, pessoas que querem se desenvolver emocionalmente também precisam se tornar fortes comunicadoras. 

Quem possui inteligência emocional sabe se expressar de maneira adequada e com empatia, usando as palavras certas para se comunicar. Por exemplo, quando estiver em uma situação em que alguém fez algo que você não gostou, tente se expressar da seguinte maneira:

“Quando você faz (fato específico) eu me sinto (sentimento específico). Será que você poderia (pedido específico).” Ao fazer isso, você deixa claro o que está te incomodando, como você está se sentindo e, mesmo assim, não deixa a situação sair do controle. 

5 – Escolha as suas batalhas

Por fim, daremos uma dica muito importante para o seu processo de desenvolvimento de inteligência emocional: saber escolher as suas batalhas.

Pense nas situações de estresse nas quais você já se envolveu. Agora, tente se lembrar sobre qual delas você realmente tinha controle e qual delas realmente importavam? Fazer essa reflexão é muito importante quando nos encontramos em situações de conflito.

Veja alguns exemplos de perguntas que você pode fazer para si próprio quando estiver em momentos estressantes, de discussões ou conflito:

  • Esse problema é realmente importante?
  • Eu preciso lidar com ele?
  • Eu tenho controle sobre a causa do problema?
  • Eu vou conseguir mudar alguma coisa com essa discussão?

Se você for capaz de responder essas perguntas, com certeza evitará o desgaste em situações que não são realmente importantes e sobre as quais você não tem controle.

Aprender como desenvolver a inteligência emocional pode levar um tempo, mas como vimos, é um dos principais fatores para que você tenha sucesso em várias áreas da vida, especialmente a profissional. Então, aproveite as nossas dicas e use toda a oportunidade desafiadora para colocá-las em prática.

E se você quer evoluir na carreira, temos outra dica para você: investir em uma pós-graduação. Conheça os cursos oferecidos pela Pitágoras EAD.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades