Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Do currículo à entrevista, saiba como se destacar em todas as etapas do processo

Quando se está no processo de procurar uma nova oportunidade no mercado, é preciso saber se destacar em todas as etapas – da escrita do currículo à entrevista de emprego. Sabendo o que colocar no documento que será enviado aos recrutadores, se torna mais fácil mostrar do que se é capaz de realizar ao ser escolhido para a vaga e, principalmente, se destacar entre os demais candidatos. 

É importante lembrar que o seu currículo é o cartão de visita em um processo seletivo, ou seja, o primeiro contato que a empresa tem com você. E que a entrevista – seja online ou presencial – é o momento para mostrar o seu dinamismo como profissional e entender as possibilidades oferecidas, como funções, salários, benefícios, etc. 

blog banner desconto em pós-graduação

E, para quem está nesse caminho de encontrar um novo emprego, existem algumas dicas que podem ajudar a chamar mais atenção e demonstrar sua experiência e conhecimento na área. Para te ajudar a entender melhor, nós explicamos cada etapa. Confira:

Do currículo à entrevista: aprenda a destacar as suas competências 

1 – Faça uma pesquisa sobre a empresa

O primeiro passo envolve fazer uma busca sobre a empresa. Confira todos os requisitos para ter certeza de que você é o candidato ideal para a vaga, além das informações importantes relacionadas às funções que irá exercer no dia a dia. Além disso, faça uma pesquisa de mercado em outras empresas do mesmo setor e que possuem vagas semelhantes em aberto. 

2 – Dê atenção especial ao seu currículo

Como mencionamos anteriormente, ter um bom currículo é um dos quesitos mais importantes para quem está se candidatando em novas vagas. Ele é sua vitrine e a primeira impressão que o recrutador tem de você e da sua experiência profissional. Por isso, é muito importante que ele contenha todas as informações necessárias.

Para aumentar a sua chance de ser chamado para a entrevista, coloque dados que são 100% relevantes e sempre de maneira objetiva, clara e atraente, é claro. As principais são:

  • Nome completo;
  • Cidade e bairro em que mora;
  • Telefone e e-mail para contato;
  • Link para o perfil no LinkedIn;
  • Objetivo;
  • Formação acadêmica;
  • Experiências profissionais;
  • Habilidades;
  • Idiomas.

Não esqueça de pesquisar os requisitos da vaga para que seu currículo esteja de acordo com o que a empresa deseja. Antes de enviá-lo, faça uma revisão completa para evitar erros gramaticais ou que faltem informações importantes. Se for preciso, peça para que outra pessoa revise também. É sempre bom ter uma segunda opinião.

Leia também: É melhor enviar currículo em PDF ou Word? Entenda qual o formato ideal

Outro detalhe importante é enviar o arquivo digital em formato PDF. Dessa maneira, fica fácil manter o layout e também evitar que terceiros editem o seu documento.

3 – Escreva um e-mail que se destaque

O ideal, de acordo com diversos especialistas em recrutamento e seleção, é escrever um e-mail que te apresente brevemente. Assim, aposte numa saudação geral (“Prezado” ou “Prezada”, por exemplo) e conte um pouco sobre você: seu nome, formação e informe para qual vaga está se candidatando. Mencione também sobre como soube dessa oportunidade e, caso tenha sido uma indicação, o nome de quem te indicou. 

No segundo parágrafo, é possível explicar rapidamente suas qualificações, sempre lembrando quais são os requisitos da vaga. Cite suas experiências acadêmicas e profissionais que podem contribuir para a empresa. Inclua suas motivações e valorize a vaga e a empresa para qual está se inscrevendo. 

Para finalizar, agradeça a oportunidade da candidatura e inclua os seus contatos, especialmente de celular e perfil do LinkedIn. 

5 – Se prepare com antecedência

Depois de mandar o seu currículo, é hora de esperar pela resposta – e torcer para que ela seja positiva. Ao obter esse retorno e finalmente marcar a entrevista (online ou presencial), é importante se preparar para demonstrar o interesse na vaga.

Pesquise mais profundamente sobre a empresa, trabalhos prestados e outras informações que achar relevantes. Também relembre os requisitos da vaga e o tipo de profissional que eles buscam, mas, além disso, é importante saber como falar. 

Treine perguntas e respostas comuns de entrevistas de emprego e aposte em uma linguagem clara, correta e adequada, sempre de acordo com o ambiente.

6 – Destaque o seu valor

Quando estiver conversando com o recrutador, valorize a si mesmo, cite as suas experiências e o que aprendeu com elas, mencione sua vontade de trabalhar e diga como você consegue agregar valor à empresa. Mencione também características e habilidades pessoais que sejam úteis para a função que está se candidatando. 

Responda às perguntas com clareza e procure sempre demonstrar interesse em conquistar a vaga. Dependendo do tom de voz e expressão facial, algumas pessoas acabam transmitindo a impressão de que não se importam com a oportunidade. 

7 – Continue estudando

Não pare de estudar mesmo depois da graduação. Isso conta (e muito) para qualquer processo seletivo, mesmo que você se destaque do currículo à entrevista. Busque uma pós-graduação, cursos livres ou treinamentos que agreguem mais  conhecimento para a sua vida profissional. 

Se um dos requisitos para a vaga incluem habilidades nas quais você não está tão acostumado, vale procurar opções de cursos, inclusive como uma chance de ganhar mais espaço no mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades