Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como tirar as metas do papel e alcançar a sua realização profissional em 2022?

Imagem com uma mesa, um bloco de notas, café, um lápis e um óculos para ilustrar o texto de realização profissional

O ano novo já começou e muitas pessoas já pensam em realizar metas para 2022. É uma prática totalmente comum já que todo mundo fica animado no começo de um ano para definir novos objetivos em diversas áreas de suas vidas. Entre os objetivos mais importantes que as pessoas querem alcançar está a realização profissional.

Um estudo realizado pela 7waves, startup que oferece um aplicativo gratuito desenvolvido para o apoio ao planejamento e conquista de metas, mostra quais são as tendências importantes relacionadas aos objetivos dos brasileiros para 2022.

Pensando nisso, que tal pensar em 6 itens para um planejamento para um 2022 perfeito e conseguir se realizar profissionalmente?

Planejamento para conseguir a sua realização profissional em 2022

Fique atento! Faça o planejamento das suas metas para 2022 levando em consideração aquilo que realmente poderá cumprir. Isso ajuda a você a se comprometer com as metas e não perder o foco. Isso será muito importante para realizar os seus objetivos profissionais.

Por isso, você precisa ter muita dedicação em todos os meses do ano. Mas não se preocupe. Será difícil, mas não impossível. Uma dica é deixar sempre os seus objetivos visíveis, como em post-its no seu ambiente de trabalho ou mesmo colados na geladeira. 

1 – Busca de novos conhecimentos

Um dos insights que o estudo apontou é que as pessoas estão em busca de novos conhecimentos, como aprender uma nova língua. Vale também fazer um curso de pós-graduação para crescer na carreira.

Para tirar essa meta do papel, você pode anotar qual curso de pós-graduação de 6 ou 10 meses você mais se identifica. Com isso, ainda este ano, você tem a oportunidade de se tornar especialista e realizar as suas metas, seja para ser promovido e conquistar um aumento salarial, buscar novas oportunidades ou se atualizar em sua área de atuação.

Aproveite e conheça cursos de pós-graduação EAD que vão te realizar profissionalmente.

2 – Evoluir na carreira

Neste ano, as pessoas estão muito preocupadas em evoluir na carreira profissional. Muitos pensam em prestar um concurso público para ter uma vida mais instável financeiramente, conseguir um novo emprego ou mesmo ser promovido em sua área.

3 – Livros relacionados com a profissão

Ler livros e artigos que podem ajudar a você ter mais conhecimento na sua profissão ajuda muito a você se realizar profissionalmente. Por isso, a prática de ler mais livros deve ser uma de suas prioridades nas metas para 2022.

4 – Abrir o próprio negócio

Se seu objetivo é ser um empreendedor e dono do seu próprio negócio, não pense duas vezes e se arrisque na sua carreira. Comece a planejar como seria conquistar isso e uma dica muito importante é estudar bem o mercado. Converse com profissionais da área e pessoas bem experientes no ramo que escolheu. E, claro, continue firme no seu sonho. 

Leia também: Saiba quais são os cargos de tecnologia mais procurados pelas empresas em 2022

5 – Melhorar as suas soft skills

Para crescer na carreira ou para ser promovido, o importante é desenvolver as suas soft skills para ser o destaque na sua profissão. Segundo uma pesquisa do site de recrutamento CareerBuilder, as dez habilidades mais procuradas pelas empresas são: 

  • Confiança
  • Trabalho em equipe
  • Princípios éticos;
  • Atitude positiva;
  • Motivação;
  • Organização e gestão do tempo;
  • Capacidade de trabalhar sob pressão;
  • Comunicação;
  • Flexibilidade;
  • Segurança.

6 – Ter organização financeira

Guardar dinheiro é outro objetivo traçado pelas pessoas em 2022. É importante se planejar para ter uma reserva financeira em casos de emergência e ter o orçamento ideal para realizar as suas metas. 

Para te ajudar com as metas para 2022, participe, gratuitamente, do evento Carreira em Pauta, que é 100% online e acontece de 15 a 17 de fevereiro. São 3 dias de imersão em temas que envolvem metas em 2022, educação do futuro e tecnologia. Garanta a sua participação e receba dicas valiosas que vão ajudar na sua realização profissional. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades