Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Quais são os cargos de tecnologia mais procurados pelas empresas em 2022?

mulher desenvolvedora para ilustrar texto sobre cargos de tecnologia

O home office e os avanços tecnológicos fizeram com que empresas de todos os segmentos investissem cada vez na contratação de profissionais de tecnologia. Ou seja, essa é uma área aquecida e com muitas oportunidades. Mas, você sabe quais são os cargos de tecnologia mais procurados em 2022?

De acordo com a pesquisa Robert Half – Guia Salarial 2022, os profissionais de tecnologia tornaram-se cada vez mais necessários em companhias de diversos setores. Isso acontece porque elas passaram a atender clientes digitalmente e precisaram dar suporte ao time interno que trabalha de forma remota.

blog banner desconto em pós-graduação

Diante desse cenário, aumentou a necessidade de contratar bons desenvolvedores Front-End e Full-Stack que tenham conhecimento em diversas linguagens de programação e de script. Além disso, aqueles que são especialistas em segurança da informação também passaram a ser mais requisitados.

Neste artigo, você vai descobrir quais são os cargos de tecnologia mais procurados pelas empresas, as habilidades técnicas desejadas para ocupá-los, além das certificações exigidas para essas vagas. Saiba mais a seguir.  

Confira quais são os cargos de tecnologia mais procurados pelas empresas em 2022 

Com a migração para o home office e o aumento da operação digital de companhias do varejo, logística, mercado financeiro e outros setores, a segurança dos sistemas de TI e a proteção das informações das empresas subiram para o topo de prioridades estratégicas do CIOs para 2022.

Isso significa que, além de profissionais capacitados para proporcionar a melhor experiência do usuário nas plataformas online, aqueles que atuam com infraestrutura e segurança de dados também terão muitas oportunidades de emprego.

Confira quais são esses cargos de tecnologia tão procurados pelas empresas neste ano.

 1 –  Desenvolvedor Front-End (sênior) 

Como dissemos, a experiência do usuário estará entre as prioridades das empresas, o que torna o desenvolvedor front-end com mais tempo de carreira um profissional essencial dentro dos times de tecnologia.

O desenvolvedor front-end é o responsável pela programação que estrutura o visual do site ou plataforma, como os menus e elementos que garantem interatividade. Ele é quem cuida do layout e do design, utilizando linguagens como HTML e JavaScript.

2 –    Desenvolver Back-End (pleno e sênior) 

Profissionais com experiência em back-end, ou seja, aqueles que já têm bastante conhecimento em servidores e são responsáveis pela manutenção e armazenamento de dados, além da autenticação e configuração de rede, terão bastante oportunidades em 2022.

Como a programação faz parte da rotina dos devs back-end, a maior exigência das empresas estará relacionada ao amplo conhecimento em diferentes linguagens. 

3 – Desenvolvedor Full- Stack (pleno e sênior) 

O full-stack é o desenvolvedor que sabe tudo o que envolve a construção de sites e plataformas, tanto da parte visual (trabalho do front-end) quanto a do funcionamento do servidor (back-end). Ou seja, ele é responsável por fazer com que elas funcionem perfeitamente bem juntas.

Esse é um dos cargos mais desejados pelas empresas, com uma das remunerações mais altas, mas ao mesmo tempo é um dos que exigem mais conhecimento também. 

4 – Arquiteto de soluções 

Outro profissional da tecnologia muito requisitado será o arquiteto de soluções. É ele quem avalia as necessidades de uma empresa e cria integrações entre informações e sistemas para atendê-las.

As companhias precisam cada vez mais do arquiteto de soluções para identificar possíveis falhas e propor melhorias, sempre pensando em otimizar os recursos que possui. 

5 – Tech Lead 

Bem, já vimos que os desenvolvedores serão muito requisitados pelas empresas em 2022, certo? Então, faz sentido que os tech leaders (que lideram os times de desenvolvedores) também vejam as oportunidades de emprego aumentarem bastante. 

Responsáveis pelo gerenciamento dos aspectos técnicos do fluxo de desenvolvimento de software, esses profissionais são essenciais para garantir o sucesso na entrega de soluções. 

Leia também: Entrevista de emprego remota: como o candidato deve se preparar?

6 – Profissional de infraestrutura (analistas e coordenadores) 

A área da infraestrutura é considerada o alicerce da tecnologia dentro das empresas. Por isso, era de se esperar que com o aquecimento da área em 2022, a demanda por analistas e coordenadores desse segmento também fosse alta.

Os coordenadores de infraestrutura são aqueles que fazem a gestão das demandas da área e apoiam a implementação de soluções. Já os analistas implementam servidores e garantem que a conexão de sistemas de computadores e infraestrutura de rede funcionem como deveriam. 

7 – Profissional de segurança da informação (especialistas a gerentes) 

A segurança da informação é o segmento da tecnologia que estará no topo das prioridades de empresas de todos os ramos em 2022. O motivo de ser uma posição tão valorizada é que os profissionais que atuam na segurança da informação estarão no comando do desenvolvimento e da implementação de medidas de segurança que protegem os dados e informações sensíveis de ataques.

8 – DevOps 

A área de DevOps – ou desenvolvimento de operações – é a que integra as equipes de desenvolvedores de softwares com o time de infraestrutura da empresa. Como quem atua nesse segmento precisa otimizar processos e fluxos de trabalho para oferecer as melhores experiências aos usuários, esse é considerado um dos cargos com maior demanda de profissionais da tecnologia. 

9 –  Product Owner

O Product Owner, ou dono do produto, é um cargo muito procurado pelas empresas porque ele é o membro da equipe agile responsável por priorizar o backlog do time. Com isso, ele é quem vai agilizar a produção de sites, aplicativos, softwares e outros produtos.

Profissionais muito necessários, os PO’s, como também são conhecidos, são fundamentais em companhias de todos os setores pela capacidade de tomada de decisão e por ajudarem a maximizar o valor do produto que está sendo desenvolvido. 

10 – Profissional de dados

Com o aumento de dados circulando nas empresas, cresce também a necessidade de profissionais que saibam analisar, interpretar e proteger essas informações. Por isso, quem trabalha com business intelligence, big data, análise de dados e engenharia de dados, com certeza poderá encontrar boas oportunidades de emprego em 2022. 

Além destes cargos vale destacar um que está em ascensão e promete ser uma carreira do futuro – o pentester. Se você ainda não ouviu falar, esse profissional está sendo chamado de “hacker do bem”.

O nome vem de penetration tester, ou seja, alguém que tem como objetivo identificar falhas de segurança em sistemas e redes e ajudar empresas a identificarem riscos de cibersegurança em potencial. 

Quais são as habilidades técnicas e certificações mais esperadas dos profissionais de tecnologia em 2022? 

Como vimos, o mercado da tecnologia estará mais aquecido do que nunca. Porém, quem quiser ocupar esses cargos que acabamos de ver precisará ter habilidades bem específicas. Veja quais são elas.

Para desenvolvedores: com boas vagas e ótima remuneração, a área de desenvolvimento pede conhecimentos em Java, .net, phyton, react, angular, vue.js, Javascript, HTML, Kotlin, Flutter e Swift. 

Para Infraestrutura: a base da tecnologia dentro das empresas pede bastante conhecimento em nuvem. Quem quer uma carreira em infraestrutura precisa entender de Cloud, vmware, active directory, Windows Server e VPN.

Para Segurança da Informação: quem quiser trabalhar na área mais importante da tecnologia em 2022 tem que conhecer preventivo, gestão pós-ataque, LGPD e a ISSO 270001.

Além dessas habilidades técnicas, para todos os cargos é preciso conhecer metodologias ágeis como Scrum, Lean e Kanban, uma vez que em praticamente todos será necessário participar do desenvolvimento de projetos. 

Os melhores cargos de tecnologia também pedem que os profissionais falem inglês fluente. Afinal, este é o idioma das linguagens de programação e de script e é através desta língua que os times se comunicam em empresas multinacionais.

Bem, além das habilidades técnicas que as empresas esperam que os profissionais de TI tenham, também existem certificações que são necessárias para atuar nesses cargos. Veja as principais:

 Cargos de Infraestrutura: COBIT, CCPV.

  • Cargos em Redes: CCNA, CCNP, ITIL, CISCO.
  • Cargos em Segurança da Informação: ISSO 270001, PCI DSS, CISSP, compTIA.
  • Cargos em Cloud: Azure, AWS, Google Cloud. 

Agora que você já sabe quais cargos de tecnologia são os mais procurados pelas empresas em 2022 e quais conhecimentos e certificações são necessários para ocupá-los, é hora de investir na pós-graduação online.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades