Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Entrevista de emprego remota: como o candidato deve se preparar?

Com o aumento das vagas em modelo home office e híbrido, muitas empresas começaram a optar por fazer algumas atividades que normalmente eram feitas presencialmente, como entrevista de emprego remota. Essa foi uma das principais formas de poupar tempo e um deslocamento de ambas as partes.

Apesar de as entrevistas ocorrerem no conforto da casa do candidato, algumas exigências continuam valendo. Regras de etiqueta, preocupação com a imagem, organização e competências de quem está sendo entrevistado ainda devem ser levadas em consideração, além da clara mensagem de que o processo seletivo é importante. Conheça algumas dicas para você se preparar para uma entrevista remota:

blog banner desconto em pós-graduação

Como se preparar para uma entrevista de emprego remota?

1 – Vista-se de acordo com a ocasião

Para começar, é necessário estar arrumado para aparecer para o recrutador. Isso significa usar roupas apropriadas para o ambiente de trabalho, ou seja, nada de regatas, bermudas, camisetas transparentes, bonés ou toucas. 

Use roupas que sejam coniventes e apropriadas com o momento. Camisas sociais ou polos são bem aceitas em qualquer tipo de processo seletivo.  Não é necessário que você se vista formalmente, dependendo da empresa, mas é melhor deixar as camisetas no estilo “t-shirt” de lado e tender para um visual mais profissional.

2 – Prepare o ambiente 

Os processos seletivos normalmente ocorrem durante o dia, então o primeiro passo é procurar o cômodo em que exista a maior incidência de luz natural. Além desse ponto, o importante é ser um local sem ruídos e que você esteja confortável.

3 – Verifique por qual sistema a entrevista será feita

Com a expansão crescente do trabalho remoto, muitas empresas começaram a usar aplicativos diferentes para fazer as reuniões. Zoom, Google Meet e Skype são alguns programas que ganharam bastante visibilidade, estreitando as distâncias entre os colaboradores.

No momento em que for convidado a fazer parte de um processo seletivo, pergunte ao recrutador qual será o programa utilizado. Devido ao aperfeiçoamento constante dos aplicativos, eles estão sempre em constante atualização e podem exigir uma nova versão bem na hora de a entrevista começar. Portanto, é importante verificar se está tudo certo com o programa pelo menos 30 minutos antes da hora marcada.

4 – Prepare-se para as perguntas

Nunca é fácil de prever quais serão as perguntas a serem feitas por parte do recrutador, mas alguns pontos costumam estar presentes nas entrevistas independente da área. São eles: contar um pouco sobre a trajetória profissional, perguntar há quanto tempo está trabalhando com isso, falar sobre suas responsabilidades diárias, perguntar sobre os desafios que você encontrou na última vaga e questionar sobre projetos para o futuro.

Leia também: Perguntas mais comuns em entrevistas de emprego: como respondê-las?

Com esse roteiro em mãos, estude um pouco suas respostas para que elas sejam simples, objetivas e completas. Uma dica é montar um arquivo de texto com alguns pontos que você acha interessante de serem mencionados e montar um roteiro mental passando por todos esses fatos relevantes.

5 – Mostre simpatia e empatia

Por mais que essas características sejam observadas em todos os momentos, é mais fácil perdermos o foco da entrevista quando estamos falando de frente para um computador. Para ajudá-lo nesse quesito, a dica é sorrir e sempre lembrar de que é necessário pausar eventualmente para que o recrutador possa fazer as perguntas.

Para mostrar que você está atento, ouvindo e que respeita o colaborador que está guiando o processo, mute o seu microfone enquanto ele fala e mostre que está prestando atenção. A conexão com quem está do outro lado da tela permite que você se sinta mais à vontade para falar sobre as experiências profissionais. Apesar de ser uma entrevista de emprego, muitas vezes, a espontaneidade se sobressai e se torna um adendo especial na contratação.

Outra dica que ajuda a impressionar o recrutador desde o momento do envio do currículo até a entrevista de emprego remota é cursar uma pós-graduação. A especialização, inclusive, ajuda a conquistar salários mais atrativos. Conheça os cursos oferecidos pela Unic

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades