Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Perguntas mais comuns em entrevistas de emprego: como respondê-las?

desenho de duas conversas por vídeo para ilustrar conteúdo sobre perguntas mais comuns em entrevistas de emprego

Participar de uma entrevista de emprego é um dos momentos mais esperados para quem envia diversos currículos. O frio na barriga e aquela insegurança de saber o que vão perguntar dominam os momentos antes da tão esperada conversa. Afinal, existem perguntas mais comuns em entrevistas de emprego e todos sabem disso, mas a verdade é que na hora dá um branco devido ao nervosismo desse momento tão importante. 

Isso é normal de acontecer e não tem nada de errado. Possíveis respostas para perguntas que ainda nem foram feitas e o cérebro acaba pedindo um descanso para raciocinar todas essas informações. Mas, saiba que é possível se preparar para esse momento e ter as respostas na ponta da língua. Continue lendo para conferir algumas das perguntas frequentes em entrevistas de emprego e como respondê-las de forma adequada.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Saiba como responder as perguntas mais comuns em entrevistas de emprego

Elaborar boas respostas para as perguntas comuns em entrevistas de emprego é algo importante para conquistar ou não uma vaga. Muitas vezes, são elas que vão definir se você vai ou não seguir adiante no processo. Por isso, é importante manter a calma e pensar em como responder cada uma delas.

Abaixo, listamos algumas dessas perguntas e trouxemos exemplos de como respondê-las:

  • Pode falar um pouco sobre você?

Não é segredo para ninguém que essa é uma pergunta clássica de entrevistas de emprego e, geralmente, é a primeira da lista dos recrutadores. O responsável pela contratação busca saber mais sobre sua trajetória profissional, habilidades, objetivos, pensamentos e a forma como você age.

Para se sair bem nessa pergunta, você deve falar sobre a sua formação, competências e o seu jeito de ser. Além disso, a sinceridade nesse ponto é crucial e nem fale sobre capacidades que você não tem.

  • Quais os seus pontos fortes e pontos fracos?

Essa é uma das perguntas que deixa muitos candidatos pressionados e sem saber o que responder, mas é importante se atentar. Ao listar os pontos fortes é importante não parecer soberbo e saber relacionar as conquistas que teve na sua vida profissional, além de destacar algo que é considerado relevante na sua carreira.

Quando for falar os pontos fracos é importante ser cuidado, além de lembrar que não existe ninguém perfeito no mundo e que é possível sempre melhorar. Por exemplo, se a sua dificuldade é falar em público, comente isso com sinceridade e fale que você pensa em fazer um curso ou treinamento para resolver essa questão.

  • Qual a situação mais difícil que você já enfrentou no trabalho?

Os recrutadores costumam fazer essa pergunta para conseguir avaliar as competências de cada candidato. Busque algum momento que você se sentiu desafiado e conte ao recrutador, como uma reunião com uma pessoa importante ou alguma dificuldade que encontrou no seu trabalho.

Outra forma de responder essa pergunta é explicar como você contornou a situação, deu a volta por cima e conseguiu deixar tudo conforme o desejado. Assim, o recrutador vai notar a sua capacidade em resolver problemas e conquistar os resultados esperados, mesmo nas situações mais diferentes do dia a dia.

  • O que te diferencia dos outros candidatos e por que devemos te contratar?

Essa também faz parte das perguntas mais comuns em entrevistas de emprego e é uma das que mais impactam os candidatos durante o processo seletivo. Esse é um momento de falar bem de si e nem sempre é uma tarefa fácil, pois é importante mostrar as suas diferenças dos demais mesmo sem saber como eles são — em caso de entrevistas individuais.

Você deve falar sobre as suas qualificações, certificados, pontos positivos, seu desempenho em outras empresas etc. Mas, tome cuidado para não sair como uma pessoa arrogante e prepotente, pois essas características não são bem vistas pelas empresas e diminuir os demais não é algo vantajoso para o seu processo seletivo. Fale bem de você, foque nas suas qualificações e lembre-se de não desmerecer ninguém.

  • Por que você saiu do seu emprego anterior ou por que deseja sair do seu emprego atual?

Essa pergunta é para conhecer o seu perfil e observar a forma como você fala das empresas que você já passou durante todos os seus anos profissionais. Não fale mal da antiga empresa, pois isso vai demonstrar uma falta de profissionalismo e acabar te desclassificando do processo seletivo mais rápido do que o desejado.

Nessa hora, você pode usar alguns recursos que vão te ajudar. Por exemplo, falar sobre não ter alinhamento de valores com a empresa, não haver oportunidades de crescimento ou que você estava em busca de uma recolocação profissional.

A verdade é que existem diversas perguntas para serem abordadas durante um processo seletivo e essas são algumas das perguntas mais comuns em entrevistas de emprego. Confira, agora, cursos de pós-graduação EAD.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades