Ir para o conteúdo
Você na Pós

Além do preço: 6 itens que você deve avaliar antes de escolher a pós-graduação

Quando se fala em especialização, é comum muita gente ficar com o pé atrás com o primeiro pensamento que vem à mente: “mas é muito caro”. Atualmente, os cursos de pós-graduação estão cada vez mais abrangentes, com temas e metodologias para todos os gostos. Com essa diversificação, a forma de pagamento, número de parcelas e o desconto para novas matrículas também mudou: agora, está muito mais acessível embarcar nesse ambiente.

Porém, existem outros tópicos mais importantes que o aluno deve se preocupar quando o assunto é começar uma especialização. Fique atendo à lista abaixo e tenha certeza de que levou em consideração cada um dos tópicos:

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

1 – Quanto tempo você se dedicará à pós-graduação?

Antes de ir atrás de uma instituição, é preciso fazer um processo de autoconhecimento e entender em que fase da sua vida você está. No caso de recém-formados, a primeira pergunta a se fazer é “onde eu quero chegar”? Afinal de contas, parafraseando o gato cheshire de “Alice no País das Maravilhas”, se você não sabe o caminho, qualquer um serve. 

Defina bem quais são seus planos a curto, médio e longo prazo, estabeleça metas anuais e faça a escolha da especialização baseado nessa trajetória. Esse processo também requer um momento de observação na sua vida atual. As atividades do dia a dia demandam  atenção e tempo para a execução, portanto devem também ser levadas em consideração na hora da matrícula.

Para aqueles que já estão inseridos no mercado de trabalho, saiba que a jornada dupla precisará de atenção nos dois polos. Por isso, avalie quanto tempo você demora no trajeto para o trabalho, quantas horas você permanece por lá e quanto tempo demora a voltar. Desta forma, fica mais fácil escolher qual a modalidade que você pretende cursar: presencial ou EAD, sendo que o ensino a distância traz flexibilidade à rotina.

2 –  Qual o seu objetivo: crescer ou mudar de carreira?

Esse ponto é importante para que você não inicie um curso e depois entenda que entrou em uma furada. Crescer profissionalmente requer cursar alguma especialização na área que você já trabalha e poder traçar um caminho através dela. Já a mudança de área precisa de estudo sobre o que você quer e pode cursar. Independente de qual seja a resposta, é importante definir esse primeiro caminho nessa bifurcação do caminho.

3 – Presencial ou EAD?

Conforme falamos acima, a modalidade de curso vai depender da disponibilidade de tempo e facilidade em acessar o campus da faculdade. No caso de pessoas que já estão trabalhando, o estudo EAD só traz benefícios, com aulas gravadas on-line para que o aluno assista sempre que quiser, ambiente totalmente digital para o acesso aos vídeos e serviços gerais da instituição. Além da possibilidade de tirar dúvidas pelo próprio portal, com os professores, e o acesso ao acervo de materiais on-line.

4 – O certificado é reconhecido pelo MEC?

Com o aumento da procura de cursos de graduação e especialização, veio também o crescente aparecimento de instituições de ensino não certificadas, com metodologias de ensino duvidosas e pagamentos em ambiente não seguro. Antes de clicar no link de inscrição, confira se a faculdade escolhida é reconhecida pelo MEC, se o ambiente de pagamento é seguro e confira quais são as disciplinas disponíveis no curso que você deseja. Somente depois de fazer todas essas verificações você pode dar início à sua nova jornada profissional.

5 –  De olho na grade curricular

Confira bem qual a grade curricular que o curso que você deseja oferece e perceba se ele está alinhado com todas as matérias que você realmente tem interesse em cursar. Não escolha uma pós-graduação somente pelo título e seja crítico com o conteúdo. Afinal, é ele quem te guiará para uma melhora na sua performance profissional.

Leia também: Pós-graduação: como avaliar a grade curricular do curso?

6 – Como é o sistema de ensino à distância

Como dissemos acima, o aumento da procura de profissionais especializados também significou um deslanchar de novas empresas abrindo as portas e oferecendo cursos em modalidade EAD por preços mais baixos e com menor tempo para a conclusão.

É preciso verificar quais são as condições dos cursos a distância, se o ambiente do aluno é intuitivo, se as aulas estarão disponíveis sempre que o aluno quiser acessar e se os estudantes podem contar com a colaboração dos professores para tirar dúvidas durante o curso. Tudo isso é essencial para que o aluno se desenvolva profissionalmente e intelectualmente, podendo colocar em prática tudo o que aprendeu.

Mesmo depois de todas as dicas, a sua mente insiste em gritar que o preço de uma especialização não é acessível? Aqui nós temos desconto em pós-graduação EAD para que todos os alunos possam ter a oportunidade de se especializarem e estarem aptos a enfrentar o mercado de trabalho com uma vantagem a mais no currículo. Saiba mais e faça a sua matrícula!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades