Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como falar os seus pontos fracos na entrevista de emprego?

Ao ser selecionado para uma entrevista de emprego, os desafios e medos tomam conta. Para não cair em nenhuma pegadinha e não ficar sem resposta para algo, é importante estar preparado para todas as perguntas que vão surgir ao longo da conversa. Uma das dificuldades da maioria das pessoas é sobre como falar os pontos fracos na entrevista

Falar sobre nossas fraquezas não é algo fácil e parece impossível citá-las de maneira positiva durante a entrevista, mas saiba que isso não é verdade. O ponto chave para estar pronto quando chegar nesse momento é saber identificar os pontos fracos que “comunicam força”. O Indeed, site de busca de emprego, listou pontos fracos e exemplos de como abordá-los durante a entrevista. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Qual a importância de falar os pontos fracos na entrevista?

Quando você participa de um processo seletivo, a empresa tem o intuito de conhecer suas características profissionais e isso não diz respeito somente aos conhecimentos técnicos, mas também é sobre as competências humanas. Ao responder essas perguntas subjetivas e que abordam seus pontos fracos, os atributos comportamentais estão sendo analisados pelo recrutador.

Nesse momento, a empresa busca entender como você se enxerga e se está sendo sincero em sua resposta — algo que será cruzado com as demais informações que você passou para a empresa durante a entrevista ou algum instrumento de análise comportamental.

Exemplos de pontos fracos que você pode ter e como explicá-los na entrevista

Ao apresentar o problema e a solução, é possível transformar sua fraqueza em um ponto forte. Abaixo separamos alguns itens da lista do Indeed com exemplos de como abordar os pontos fracos na entrevista.

1 – Eu me concentro demais nos detalhes

Se atentar aos detalhes é uma coisa boa, mas se você é uma pessoa que gasta muito tempo neles isso pode ser um ponto fraco. Ao compartilhar esse detalhe, você mostra ao recrutador que é capaz de ajudar na organização e evitar pequenos erros durante o dia.

Saiba explicar como você está fazendo melhorias nesse quesito, tendo em vista o quadro geral. Por exemplo: “Minha maior fraqueza é que, às vezes, me concentro demais nos detalhes de um projeto e, por isso, passo muito tempo analisando tudo. Estou me esforçando para melhorar nessa área e manter a qualidade do meu trabalho”.

2 – Tenho dificuldade em dizer “não”

Conseguir gerenciar adequadamente a sua carga de trabalho e ajudar os colegas no projeto é o equilíbrio perfeito. Para o recrutamento, alguém que aceita todas as solicitações pode parecer dedicado e ansioso, além de ser alguém que não conhece seus limites e acaba precisando de ajuda para concluir o seu trabalho no tempo certo.

Se você não consegue dizer “não” para os projetos que vão surgindo na sua mesa, organizar suas tarefas e definir expectativas mais realistas consigo mesmo — e com quem está ao seu redor — pode ser uma boa saída.

Leia também: Perguntas para fazer ao entrevistador: quais as mais adequadas?

Quando for falar sobre isso na entrevista de emprego, opte pelo lado: “Tenho dificuldade em dizer ‘não’ e acabo aceitando mais do que posso suportar. Isso me deixava ansioso e agora uso um aplicativo para gerenciar meus projetos e saber se tenho ou não disponibilidade para assumir mais coisas”. 

3 – Fico impaciente quando os projetos vão além do prazo

Deixar transparecer seu estresse ou frustração com prazos não cumpridos pode ser considerado uma fraqueza. Os recrutadores valorizam os trabalhadores que se importam com prazos e se esforçam para mantê-los no cronograma que foi criado. Se você optou em falar isso como seu ponto fraco, pense na sua resposta e tente concentrá-la em como você aprecia o trabalho concluído no prazo ao invés de focar no seu estresse caso tudo dê errado no cronograma.

4 – Às vezes, me sinto inseguro

A falta de confiança é uma fraqueza comum e sentir insegurança pode causar ineficiências no seu trabalho. Se sentir desqualificado para falar em uma reunião importante quando, na verdade, a sua ideia pode ajudar toda equipe a atingir uma meta, é um exemplo de insegurança.

Ser humilde com outras pessoas é útil, mas também é necessário manter confiança para fazer seu trabalho em um nível ideal. Se você escolheu essa fraqueza para falar ao recrutador, deixe explícito o porquê que você valoriza a confiança, sua compreensão do valor que oferece e as maneiras como você tem tentado demonstrar confiança no seu trabalho.

“No passado, tive dificuldades para manter a minha autoconfiança. Mas faço anotações dos impactos que causei em minha equipe e na empresa, para conseguir confiar nas habilidade e talentos que ofereço” é um exemplo de como falar sobre essa fraqueza sem focar explicitamente nela.

Quer saber mais sobre carreira e outros assuntos de educação profissional? Ouça o podcast Carreira em Pauta! O episódio de estreia conta com a participação do Ricardo Basaglia, diretor geral da  Michael Page, que traz dicas para quem busca decolar no mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades