Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como lidar com a ansiedade e como ela afeta o trabalho?

O Brasil é considerado um dos países mais ansiosos do mundo, sendo que, só na América Latina, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), ele aparece em primeiro lugar.  Essa estatística tem piorado devido à constatação de níveis bem mais elevados no último ano. De acordo com dados do Youtube, divulgados em maio de 2021, a busca pelo termo “saúde mental” bateu recorde. Sendo assim, é notório que as pessoas estão também cada vez mais preocupadas em como lidar com a ansiedade.

Quando a ansiedade passa do seu estado considerado normal, ela gera diversas reações físicas intensas como alteração do sono, tensão muscular, dor de cabeça, taquicardia, falta de ar e náuseas. Isso acontece por causa do excesso de preocupações, quando a pessoa vê perigo onde não existe e as emoções estão à flor da pele. Por isso, ao perceber a presença desses sintomas na sua rotina, é importante tentar administrá-los e, se continuar persistindo, buscar tratamento.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Como a ansiedade afeta o trabalho?

No âmbito profissional, a ansiedade pode atrapalhar muito o dia a dia de trabalho, afetando o rendimento e a interação com os demais colegas. Quando a pessoa não tem, por exemplo, uma boa noite de sono por conta de pensamentos ansiosos, ela se sente improdutiva no dia seguinte, não consegue ter foco e tem dificuldade de memorização. Essas características influenciam diretamente no desempenho do profissional e podem prejudicar, inclusive, os resultados individuais e de toda a equipe.

Apesar de os sintomas de ansiedade surgirem por diferentes razões, atualmente é comum eles se manifestarem em virtude da vida profissional do indivíduo. Afinal, vivemos hoje a era da produtividade e excesso de trabalho, gerando mais cansaço físico e mental e, consequentemente, ansiedade e preocupação, ao tentar lidar com a pressão da rotina e com o mercado de trabalho cada vez mais exigente. Por isso, é fundamental que as empresas não ignorem esse transtorno e ajudem os seus colaboradores.

Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, a adesão ao auxílio-doença e aposentadoria por invalidez em razão de transtornos mentais e comportamentais teve um alto nível em 2020, com 576,6 mil afastamentos – refere-se a um aumento de 26% comparado com 2019. Por isso, é importante que a empresa esteja atenta por conta do crescimento exponencial da ansiedade no trabalho. Essa é uma responsabilidade de todos, pois o problema interfere no crescimento da companhia de forma geral.

Dicas de como lidar com a ansiedade

1 – Viva o presente

É importante manter os seus pensamentos no presente, pois, quando você olha muito para o passado ou se preocupa demais com o que pode acontecer no futuro, é comum os sintomas de ansiedade aumentarem. Concentre-se no agora, no que você tem e faz hoje. Você somente tem o controle das ações desse momento, então tenha a certeza de onde você está atualmente e volte a sua atenção para o que você está vivendo.

2 – Faça atividades relaxantes

Em meio à turbulência e agitação do dia a dia, muitas vezes causadas pela rotina do trabalho, também é importante reservar um tempo para fazer atividades prazerosas e relaxantes. Resgate os seus hobbies e tente praticá-los. Uma boa leitura, escutar músicas preferidas, assistir a filmes ou conteúdos de temas que te interessam ajudam a distrair e relaxar. Praticar meditação e yoga também contribuem muito no controle da ansiedade e trazem sensações positivas para o presente.

3 – Organize a sua rotina

Quando você organiza as suas atividades de rotina, você sente mais tranquilidade, pois já sabe previamente o que será executado. Anotar diariamente o que será feito no dia seguinte ou criar um cronograma semanal podem ser boas alternativas para se ter uma ideia do tamanho concreto do que precisa ser realizado. Mas, ainda assim, é importante estar ciente e saber lidar com os imprevistos que normalmente aparecem pelo meio do caminho ou durante o expediente.

4 – Controle a sua respiração

Não podemos falar de ansiedade sem mencionar a respiração, pois ela contribui – e muito – no alívio desse transtorno. Quando você perceber que está com os batimentos cardíacos acelerados, pare o que estiver fazendo por alguns minutos, inspire e expire de forma profunda para reconectar consigo novamente e espantar a sensação ansiosa. Repita esse exercício por algumas vezes até acalmar a crise.

5 – Pratique atividade física

A atividade física traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Escolha aquela que você mais se identifica e tente praticá-la regularmente. Os exercícios irão ajudar no controle da ansiedade, pois liberam a tensão presa no corpo e proporcionam bem-estar e relaxamento devido à produção de endorfina. 

Uma caminhada ao ar livre ou em casa, corrida, dança, natação e academia são algumas das alternativas e entram nesse combo fundamental de como lidar com a ansiedade e ter uma vida mais sadia e feliz. Agora, aproveite para ler outro conteúdo que traz 4 dicas para manter a saúde mental em dia

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades