Ir para o conteúdo
Você na Pós

Quero começar uma pós-graduação: o que considerar antes da matrícula?

homem estudando no notebook para ilustrar texto sobre começar pós-graduação

Decidir começar uma pós-graduação é um passo muito importante na vida de qualquer profissional, pois é por meio desse curso que ele se tornará um especialista num determinado tema. Sendo assim, o primeiro passo é pesquisar bastante e identificar a área que você mais tem afinidade, além das tendências e perspectivas de mercado de trabalho. 

Como as oportunidades de emprego estão cada vez mais concorridas e a busca por profissionais qualificados é ainda maior atualmente, vale a pena investir para obter uma certificação e se destacar entre os demais em um processo seletivo. Hoje em dia, há muitas opções de cursos de pós-graduação com valores que atendem a vários tipos de orçamento e necessidade. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Portanto, ao ter uma ideia do campo de atuação que deseja se especializar, converse com profissionais da área, conheça a carreira e como a pós-graduação contribuiu nesse processo. Assim, você saberá com mais clareza como é a rotina dessas pessoas e os principais desafios do dia a dia. Eles também poderão compartilhar as reais percepções a respeito de oportunidades de trabalho e quais setores são mais promissores no futuro.

6 dicas do que considerar antes de começar uma pós-graduação

1 – Instituição de ensino

A partir do momento que você tem uma lista de universidades que contempla o curso do seu interesse, de acordo com os seus objetivos, confira se elas são certificadas pelo MEC (Ministério da Educação). A reputação da instituição de ensino no mercado de trabalho também costuma ter um peso. Por isso, é fundamental se atentar a esse ponto e escolher, dentro das suas condições, a que aparece como renomada na área. Além disso, verifique o suporte que ela oferece aos estudantes.

2 – Grade curricular

É importante verificar a grade curricular da universidade que você escolher para ter certeza se condiz com as suas expectativas. Caso você ainda esteja em dúvida entre algumas instituições, esse critério pode ser um dos que ajudam nesse momento de decisão. Assim, você se sentirá mais seguro sobre quais disciplinas atendem o que você busca e o que você pesquisou em relação ao mercado.

Leia também: Pós-graduação: como avaliar a grade curricular do curso?

3 – Currículo dos professores

Vale também dar uma olhada no currículo de cada um dos professores que compõem o corpo docente do curso. É importante que eles tenham não apenas uma formação acadêmica específica, mas experiência dentro da área. Como a pós-graduação é mais voltada a aspectos práticos do dia a dia de trabalho e discussão de cases, além dos conceitos expostos, é interessante que o professor tenha essa vivência. Dessa forma, você terá uma bagagem mais completa e sairá mais preparado.

4 – Valores e bolsa

Esse item é essencial porque, ao decidir fazer uma pós-graduação, o investimento precisa entrar no seu orçamento mensal. Alguns valores variam bastante de acordo com a universidade, modalidade e curso. Verifique o valor das mensalidades, descontos em caso de pagamento antecipado e atualização de preços. Pergunte, ainda, a possibilidade de bolsas de estudo. Algumas empresas também contam com convênios com universidades e oferecem descontos ou bolsas.

5 – Duração do curso

As especializações, dependendo do curso e grade, podem variar a duração. Assim, não deixe de checar essa informação, pois caso você queira ou precise obter a sua certificação num curto tempo, vale a pena apostar em uma pós-graduação intensiva, que termina em apenas 6 meses. A carga horária também precisa se adequar ao seu momento profissional e pessoal.

6 – Ensino a distância (EAD)

Nos últimos anos, o ensino a distância tem ganhado cada vez mais estudantes e a tendência é que cresça cada vez mais. A modalidade proporciona a flexibilidade de poder estudar onde e quando quiser e os preços costumam ser mais acessíveis. Além disso, o profissional que tem uma agenda muito cheia e quer voltar a estudar consegue conciliar melhor com o EAD. Caso essa seja a sua preferência, não deixe de conferir com a universidade como são realizadas as provas e o uso da plataforma on-line.

Ao seguir esses itens, você terá mais segurança para começar uma pós-graduação. Isso é fundamental, pois será um investimento de tempo e dinheiro, além de uma fase importante para alavancar a sua carreira. Com a especialização, o seu currículo ganhará mais destaque entre os recrutadores e um diferencial diante de um cenário tão competitivo.

Para quem já está no mercado de trabalho, aumentará as chances de assumir uma posição mais elevada na empresa e de conquistar aumento de salário. Então, agora, que tal conhecer opções de cursos de pós-graduação EAD em diversas áreas do conhecimento? Aproveite para se tornar protagonista da sua própria história. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades