Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

7 habilidades fundamentais para profissionais de tecnologia

profissionais de tecnologia

A área de tecnologia está sempre em evolução e quem atua nela precisa buscar sempre um aperfeiçoamento de suas habilidades. A maioria das empresas quando contratam profissionais de tecnologia buscam habilidades específicas tanto técnicas, comportamentais ou de relacionamento.

Essa área é uma das primeiras a experimentar as inovações e mudanças tecnológicas, pois os profissionais de TI, praticamente, respiram atualizações do mundo tecnológico e que só chegam ao restante da população meses depois.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

7 características essenciais para os profissionais de tecnologia

Uma das principais dúvidas é sobre como se manter com o perfil atrativo e dentro das habilidades que esse mercado necessita? Para isso, existe uma lista com os skills essenciais para o profissional de tecnologia e que são imprescindíveis para seguir crescer e se desenvolver nessa área. Listamos as habilidades mais essenciais e que as empresas estão em busca quando o assunto é um profissional do TI.

1 – Conhecimento em Big Data

O Adzuna, portal de vagas de emprego, divulgou um estudo feito e que mostrou que o conhecido em Big Data é exigido em 8,71% dos anúncios feitos por empresas que estão em busca de candidatos dessa área. Na área de tecnologia, essa é a 7ª competência mais exigida.

Essa é uma ferramenta de coleta de dados que ajuda a identificar vulnerabilidades e principalmente erros na segurança. Ela também permite o tratamento de dados não estruturados e, assim, conseguir torná-los relevantes. Dessa forma, tendo um profissional que conheça sobre Big Data, a empresa terá uma atuação mais estratégica no mercado.

2 – Conhecimentos específicos

Se tem uma área que possui um universo amplo é a de Tecnologia da Informação, pois tem oportunidades distintas de trabalho. É por isso que é importante o profissional se especializar em uma determinada área, buscar por conhecimentos práticos e teóricos e acompanhar as atualizações do setor que escolheu atuar. Essa é uma ótima maneira de se destacar e conseguir a devida visibilidade.

3 – Tenha domínio de outros idiomas

De acordo com o levantamento da Adzuna, o inglês também é um requisito importante quando empresas buscam por profissionais de TI. Na lista da empresa, o idioma ocupa a 2ª colocação e aparece em 15,70% dos anúncios de emprego.

O profissional do TI deve saber inglês, pois a maioria dos materiais e informações que chegam até eles estão nesse idioma. Mas, também é importante investir em outros idiomas, como espanhol, francês e até o mandariam – lembre-se que a China possui diversas empresas do ramo e pode ser uma oportunidade para a sua carreira fora do país.

4 – Saiba analisar dados

Com a Internet das Coisas (IoT), um novo cenário chegou para o TI e isso acabou causando algumas implicações em questões de segurança. Por isso, os profissionais precisam saber aplicar técnicas de análise para configurar soluções atuais.

Outro ponto importante é saber interpretar esses dados coletados e torná-los informações estratégicas. A análise ajuda na segurança dos dispositivos, pois isso tem sido cada vez mais necessário no mundo tecnológico e integrado, em que as informações estão na nuvem, mas exigem que as empresas tenham métodos mais confiáveis de segurança.

5 – Relacionamentos interpessoais

Saber se relacionar com outras pessoas é muito importante no sucesso profissional e esse é o primeiro passo para se tornar líder e ser referência no seu setor — independentemente se é como profissional de tecnologia ou não. É conversando com mais pessoas e trabalhando a empatia que você conseguirá desenvolver essa habilidade. Tenha uma rede de contatos e mantenha seu networking sempre ativo.

6 – Seja proativo

Pode parecer irrelevante para o profissional de TI ser proativo, mas saiba que não é tão verdade assim. Ser proativo demonstra o seu interesse nas atividades que exerce e que busca solucionar os problemas que surgem rapidamente. A proatividade também vai ajudar a resolver as soluções que parecem impossíveis cada vez mais rápido, o que diminui os prejuízos ocasionados pela falha e até reduzir os custos de recuperação.

7 – Adaptabilidade

A área da tecnologia está sempre mudando e, por isso, é importante que o profissional consiga se acostumar com os novos cenários que surgirem. Ou seja, é preciso estar aberto às novidades e enfrentar os desafios que podem surgir no dia a dia. Essa é uma habilidade que as empresas valorizam muito. 

Isso porque a maioria dos colaboradores têm dificuldade para se adaptar e muitos são resistentes à elas, o que gera um pouco de conflito. Muitas são as habilidades que as empresas buscam nesse profissional e isso acontece porque essa área está em constante desenvolvimento. Espera-se que esse colaborador siga o mesmo caminho da área e continue se atualizando conforme as novidades forem aparecendo. 

Além das capacidades técnicas, bons profissionais de tecnologia precisam desenvolver diversas características comportamentais que os ajudarão a se relacionar com as mais variadas pessoas, pois eles terão contato com todas as áreas da empresa em que trabalham e precisam manter um bom relacionamento com a maioria. Depois dessa leitura, que tal conhecer as áreas mais bem pagas em tecnologia?

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades