Ir para o conteúdo
Você na Pós

Contabilidade tributária: por que investir nessa área?

O excesso de impostos, tributos e multas desnecessárias podem gerar uma gordura extra no orçamento, sendo capaz de prejudicar a saúde financeira de empresas de variados portes. Isso significa que especialistas em contabilidade tributária têm sido cada vez mais procurados para promover melhorias estratégicas na gestão de recursos, evitando gastos excessivos. 

Com a velocidade da digitalização no mercado de trabalho, o segmento tem se tornado fundamental para manter as empresas competitivas. Por isso, realizar uma reestruturação tributária que visa otimizar processos e evitar caminhos burocráticos é a alternativa certeira para profissionais em busca de novas tendências. 

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Contabilidade tributária: uma oportunidade de crescimento profissional

A especialização no setor tributário apresenta uma grande oportunidade para os profissionais de ciências contábeis, direito, administração e áreas relacionadas. Além disso, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 93,8% dos profissionais de contabilidade trabalham formalmente, indicando que profissionais qualificados têm sido cada vez mais requisitados no segmento.

Leia também: Por que fazer uma pós-graduação intensiva?

Com o cenário econômico passando por constantes oscilações, profissionais liberais e empreendedores, que têm a habilidade de prever problemas com base em estratégias orçamentárias e conhecimento na legislação tributária, estão se tornando altamente valorizados. 

Como se especializar 

Se você acredita que o momento de encontrar uma especialização alinhada com suas competências chegou, com certeza o MBA em Gestão Tributária Contábil dará o diferencial necessário para você alçar voos mais altos. Além de uma ótima oportunidade para desenvolver habilidades mais competitivas no mercado de trabalho, com a especialização você aprende na prática técnicas para reduzir danos e prever riscos financeiros. 

As formações mais alinhadas com o curso são:

  • Gestão Financeira;
  • Contabilidade;
  • Direito;
  • Economia;
  • Gestão Financeira com Ênfase em Tributos;
  • Administração de Empresas.

Possibilidades de atuação

Ao se tornar especialista em gestão e contabilidade tributária, um leque de oportunidades se abre conforme você adquire o conhecimento desejado. Mas, atenção: antes de tomar a decisão, é importante entender melhor como é o dia a dia dessa profissão, quais são as principais funções desempenhadas e, principalmente, se tudo isso está de acordo com os seus planos e projetos pessoais. 

Por isso, a seguir, listamos as principais possibilidades de atuação do profissional tributarista. 

O que faz um profissional de contabilidade tributária?

Dentre as funções de um profissional de contabilidade tributária se destacam:

  1. Avaliar qual é a contribuição em tributos da empresa e definir estratégias de como otimizar as operações; 
  2. Apoiar-se na leitura e interpretação da legislação para análise específica de cada caso;
  3. Acompanhar as constantes atualizações na legislação para saber como adquirir direito a crédito especiais e benefícios;
  4. Contribuir para o desenvolvimento de outros setores da empresa;
  5. Promover uma gestão eficiente dos recursos disponíveis;
  6. Elaborar análises preventivas; 
  7. Representar os contribuintes nos órgãos fiscais quando necessário;
  8. Controlar o orçamento, resguardando a saúde financeira da empresa;
  9. Acompanhar e planejar gastos, pagamentos e outras transações financeiras. 

Esse é um trabalho de alta importância para o crescimento organizacional, sendo necessário conhecimento e ótima formação. Se você é do ramo contábil, também pode se interessar por outros cursos de pós-graduação em Ciências Exatas e Tecnologia EAD. Boa sorte e bons estudos!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades