Ir para o conteúdo
Você na Pós

Por que você deve começar uma especialização após a graduação

Antigamente, ter um curso universitário era motivo de destaque entre os concorrentes na busca por uma vaga no mercado de trabalho. A graduação, por sua vez, era uma conquista muito significativa, pois o ensino superior não era algo tão democrático. Mas, hoje em dia, devido ao aumento de pessoas com acesso a esse tipo de curso, quem ganha mais visibilidade são aquelas que buscam também uma especialização – e muitas têm feito isso logo depois que terminam a graduação.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Os motivos que levam a tomar essa decisão são muitos. A pós-graduação oferece novas oportunidades de atuação, pois ao sair do bacharelado, por exemplo, você será um profissional generalista, com um conhecimento muito abrangente. Assim, com a especialização, você poderá atuar na área para a qual tem mais afinidade e se destacará entre os demais. Poderá, ainda, aprofundar os seus conhecimentos e adquirir novas habilidades dentro do segmento que se tornará especialista.

Quais as vantagens de fazer uma especialização?

Quando se inicia uma especialização logo após a graduação, você tem contato com diversas pessoas da área, o que contribui na hora de se inserir no mercado de trabalho. Dessa forma, você poderá comunicar aos seus colegas de classe de que está disponível para entrevistas e propostas. Isso é muito importante, pois diminui caminhos muitas vezes longo no processo seletivo, pois as empresas costumam preferir quando o candidato é indicado por uma pessoa de confiança.  

Além disso, pode também acontecer de algumas empresas terem que contratar para um segmento muito específico e que requer um conhecimento mais direcionado. Portanto, a qualificação se torna ainda mais necessária. Vale a pena pesquisar sobre o mercado e as principais tendências, entender quais campos de atuação têm mais oportunidades atualmente, as competências exigidas nesse profissional e, assim, alinhar com as suas preferências e expectativas de curso.

Outro ponto que é importante destacar é que, ao emendar a especialização com o ensino superior inicial, você aproveita o ritmo de estudos. Essa escolha, no entanto, depende dos objetivos profissionais de cada pessoa. Mas, devido às exigências para se conquistar uma vaga e as transformações que acontecem a cada instante por conta da evolução tecnológica, ter uma pós-graduação mostrará que você está atualizado e atento a essas mudanças, ao se aperfeiçoar e ter um diferencial competitivo.

Mais benefícios de fazer uma pós-graduação 

1 – Visibilidade do currículo

Como mencionado, ser especialista em um segmento abre mais portas e naturalmente você terá mais retornos. Geralmente, quando uma empresa divulga uma vaga de emprego, ela recebe muitos currículos ou candidaturas, principalmente se for uma daquelas mais cobiçadas pelo cargo e benefícios. Assim, é comum eles terem que fazer uma escolha entre os profissionais mais qualificados. Dessa forma, a especialização pode chamar a atenção do recrutador e você terá prioridade.

2 – Cargos elevados

Ser um especialista também aumenta as chances de conquistar cargos mais altos, com possibilidades de promoção e salários melhores. Afinal, você mostrará iniciativa ao continuar estudando e adquirindo mais conhecimento, o que demonstra à empresa que você tem potencial e agrega valor. Para quem já está há bastante tempo atuando em uma mesma companhia e se sente estagnado, essa também é mais uma oportunidade de mostrar que você voltou à ativa e deseja ser reconhecido por isso.

Leia também: Carreira estagnada: saiba como reverter essa situação

3 – Flexibilidade de estudar a distância

É cada vez maior a disponibilidade de cursos de pós-graduação no formato EAD online. Desse modo, você tem a comodidade de estudar de onde quiser e no horário que estiver mais tranquilo. Muitos profissionais têm aderido essa modalidade de ensino, pois ela permite conciliar melhor com a agenda pela flexibilidade e sem a necessidade de deslocamento. Basta criar uma rotina de estudos, pois é importante manter a disciplina e ter bastante organização e comprometimento.

4 – Transição de área

Caso você tenha se graduado há algum tempo e, de repente, se sente desmotivado com a área de atuação, fazer uma pós-graduação contribui para essa transição de carreira. Isso vale também para as pessoas que terminaram a graduação e logo depois viram que não era exatamente aquilo que queriam seguir na vida profissional. Nem tudo está perdido, pois, como hoje a oferta de cursos é muito extensa, sempre há a possibilidade de se inserir em algo novo e recomeçar.

Essas são algumas das vantagens de se fazer uma especialização. Com certeza, após dar mais esse passo na carreira, muitas possibilidades virão. O que acha de já começar a se preparar? Até 10/08/2021, faça a sua pós EAD com parcelas a partir de R$ 49. Nessa oferta, você tem 80% de desconto nas três primeiras parcelas e 50% nas demais. Saiba mais sobre pós-graduação EAD.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades