Ir para o conteúdo
Curiosidades

Como conciliar o uso do WhatsApp com as demandas profissionais?

O uso do WhatsApp como ferramenta de comunicação no trabalho aumentou muito no último ano, principalmente por conta da maior adesão ao home office. O aplicativo de mensagens é prático e consegue suprir com eficiência a necessidade de interação com gestores e colegas no dia a dia. Também permite a criação de grupos para conversas segmentadas, o que contribui, inclusive, para falar com o público externo, como clientes e fornecedores. Porém, é importante tomar alguns cuidados e ter limites.

Como geralmente o WhatsApp do colaborador é utilizado tanto no trabalho quanto para o uso pessoal, respeitar o limite para responder mensagens é fundamental. Converse com a sua equipe e alinhe um horário para que depois não venham cobranças desnecessárias porque você não retornou mesmo fora do seu expediente. Salvo urgências – que também podem ser conversadas previamente – isso deixará você mais tranquilo e conseguirá gerir melhor o seu tempo.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Esse tipo de conversa também pode deixar claro, caso você seja frequentemente acionado no seu período de descanso, a possibilidade de configurar hora extra. Dessa forma, se você aceitar esse tipo de acordo, estará ciente de que isso pode acontecer, sem gerar estresse ou problemas futuros. Mas é sempre importante ter um controle. Afinal, momentos de descanso e de desconexão com atividades laborais são fundamentais na vida de todo profissional.

Vale destacar que o uso do aplicativo de forma contínua, interrompendo com frequência as suas tarefas do trabalho, pode atrapalhar a sua produtividade. Você pode, por exemplo, estar no meio de um relatório ou inspirado na produção de um texto e, de repente, receber uma notificação, responder e, ao voltar, perder todo o ritmo ou a ideia que estava na sua cabeça naquele momento. Assim, estabeleça horários para checar e contestar de uma vez e peça para que as pessoas te liguem em caso de urgência.

Use o WhatsApp no trabalho com equilíbrio

Equilibrar o uso do WhatsApp no trabalho é questão de hábito e, como mencionado acima, alinhamento com todos da equipe. Isso também vale para as mensagens pessoais que chegam durante o expediente. Assim, da mesma forma que você estabelece um tempo para responder as mensagens corporativas, aproveite e reserve um outro momento para aquelas que são particulares, como o horário do almoço ou nos pequenos intervalos que costumam ser mais tranquilos.

Você verá que essa rotina mais organizada tornará o seu dia mais produtivo e focado nas demandas profissionais que precisam ser entregues regularmente. Além disso, tanto para as redes sociais no geral quanto para o Whatsapp é importante ter um uso saudável. Para fazer uma melhor gestão tempo e não cair em rendimento, use a estratégia de manter o foco. Sempre que sentir a necessidade de responder mensagens, lembre-se da tarefa que precisa ser concluída e mude a direção do pensamento.

Se for muito difícil manter esse controle, deixe o celular fora do seu alcance ou desligue as notificações. Isso é apropriado, inclusive, para quem usa o WhatsApp Web, que pode ser aberto no desktop ou notebook. O barulho que o aplicativo faz quando chega alguma mensagem pode causar distrações e incômodos. Outra ação que costuma ser bastante eficiente é desativar a visualização de leitura. Assim, você pode até ver o que te enviaram, mas ter a tranquilidade de responder depois, caso não seja urgente.

Retornar somente nos intervalos que forem estipulados por você ajudará também a ter mais cautela com relação ao que será enviado. Na correria do dia a dia, reuniões e demandas que não param de chegar é importante ter esse cuidado para não cometer erros, pois é possível compartilhar não só mensagens de textos pelo WhatsApp, mas documentos anexos que podem comprometer. Há a opção de apagar, porém você pode demorar para perceber e ser tarde demais.

Ter essa precaução também ajudará você a impedir ruídos na comunicação. Se você fala com muitas pessoas e grupos diariamente, precisa se atentar ao tom de voz e linguagem usados para cada um deles. Além disso, dependendo do conteúdo, é válido pedir para que enviem por e-mail, pois esse é um canal mais formal e que serve para documentar informações importantes e agendar reuniões. Tente também evitar tocar em assuntos polêmicos nessas interações corporativas.

O WhatsApp já faz parte da vida de pessoas do mundo inteiro e é uma ferramenta muito ágil para se comunicar, mas é fundamental buscar esse equilíbrio saudável quando se percebe que está sendo prejudicial – ou para evitar que chegue nesse estágio. Agora, confira cursos de Pós EAD em diversas áreas do conhecimento e aproveite também para ler outro conteúdo do blog que fala sobre o limite para o uso de redes sociais no home office.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades