Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Uso de redes sociais no home office: qual o limite?

redes sociais no home office

Trabalhar home office tornou-se algo comum para muitas pessoas e empresas há mais de um ano, trazendo, por consequência, mudanças de hábitos e comportamentos. Apesar de alguns desafios, os benefícios são muitos para ambos os lados. No caso dos colaboradores, houve o ganho de mais qualidade de vida, flexibilidade e comodidade. Entretanto, distrair-se também é muito mais fácil e nesse sentido as redes sociais podem ser uma armadilha, caso a pessoa não controle o seu uso.

Com a quantidade cada vez maior de aplicativos de redes sociais, os acessos também aumentaram no Brasil. O país, por sua vez, é o segundo com maior número de usuários no Instagram e o Tik Tok continua ampliando sua presença por aqui. Existem empresas que conseguem controlar o limite de usabilidade quando os funcionários estão no escritório, no formato presencial. Porém, no home office, vale o bom senso de cada empregador e o autocontrole, pois, muitas vezes, o excesso pode trazer problemas.

Por mais que muitas pessoas tenham que utilizar esses canais para o próprio trabalho, é importante manter um equilíbrio para que não haja distrações. Quando o acesso às redes sociais começa a prejudicar a sua produtividade e a gestão do tempo, é o sinal de que você já está passando do limite. E isso inclui o uso da própria internet no geral, como ficar navegando em portais que não tenham ligação com as suas tarefas diárias, uma vez que qualquer uma dessas conexões, caso não seja bem administrada, pode comprometer o seu desempenho profissional.

banner de pós-graduação com até 60% de desconto

Como usar as redes sociais no home office com equilíbrio

1 – Escolha um horário

Em primeiro lugar, evite deixar as redes sociais abertas no seu computador durante o período de trabalho ou com o acesso facilitado pelo celular e desative as notificações – e isso inclui as que chegam no seu e-mail também. Depois, escolha um horário que você consiga entrar nos canais sem que atrapalhe a rotina, por exemplo, no horário do almoço, lanche da tarde, antes ou após o expediente.

2 – Controle o uso do WhatsApp

Com o aumento do home office, o uso do WhatsApp se tornou ainda mais constante e necessário no mundo corporativo, porém é fundamental ter o controle ao responder mensagens pessoais que chegam ao longo do dia, para que não seja uma distração ou tire a sua atenção. Aqui, vale também ao contrário, quando o uso do aplicativo para o trabalho vai além do horário de expediente, ou seja, você continua trabalhando mesmo no seu período de descanso. Outro ponto que é necessário monitorar.

3 – Mantenha o celular distante

A maioria dos usuários verifica suas redes por meio do celular, por isso mantê-lo muito próximo ou ao alcance dos olhos pode gerar curiosidade no momento que você recebe uma notificação ou pelo simples fato de querer checar as suas redes sociais – mesmo com a intenção de ser rápido. Manter o aparelho em uma certa distância, caso seja possível, é uma boa estratégia que evita distrações.

Leia também: 4 hábitos que atrapalham sua produtividade e você não imagina

4 – Adquira novos hábitos

Entrar com frequência para ver o que estão publicando nas redes ou pela curiosidade de saber o que está acontecendo pode ter se tornado um mau hábito. Mas, assim como você chegou neste estágio, também poderá mudar essa rota estabelecendo limites. Por isso, controle o seu tempo nas redes sociais, escolha os horários do dia que deseja se conectar, o tempo que ficará logado, tente estipular uma meta de uso e, aos poucos, você irá adquirir novos hábitos – desta vez, saudáveis.   

5 – Mude o foco

Quando sentir a necessidade de olhar os canais, de rolar o feed, lembre-se da tarefa que precisa ser concluída ou procure fazer alguma coisa que mude o seu foco. Se as redes sociais não fazem parte do seu trabalho, tenha isso em mente de que aquele não é o momento ideal e que o simples fato de consultá-las poderá prejudicar o seu rendimento e produtividade. Concentre-se nas suas demandas. Isso também serve para os momentos em que você precisa estudar para uma prova ou para os estudos no geral.

As redes sociais vieram para ficar e como elas já fazem parte da rotina da maioria das pessoas do mundo inteiro, resta manter o equilíbrio e uso saudável durante o home office e na vida. Agora, venha conhecer os cursos de pós-graduação da Fama. Em um período de 6 a 10 meses, você poderá obter uma certificação e se tornar especialista na área que mais almeja com a pós EAD. A Fama também conta com diversos cursos de MBA EAD com a mesma flexibilidade e duração. Vem conferir!

Conheça nossas faculdades