Ir para o conteúdo
Você na Pós

Segurança da Informação: o que essa pós-graduação oferece?

mulher no computador para ilustrar texto sobre segurança da informação

Os dados são os bens mais valiosos e mais vulneráveis da atualidade e existem muitos deles circulando pela internet, computadores e smartphones todos os dias. Para manter a integridade dessas informações, as empresas precisam cada vez mais dos profissionais especializados em segurança da informação.

Para saber como é o curso de pós-graduação em Segurança da Informação e como ela pode te preparar para trabalhar neste mercado que só cresce, continue acompanhando este artigo que preparamos para você.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Afinal, o que é segurança da informação?

A segurança da informação é um conjunto de práticas que têm como objetivo manter os dados protegidos de alterações, acessos e compartilhamento não autorizados. Existem três pilares que fundamentam a segurança da informação:

1 – Confidencialidade

Quando compartilhamos dados confidenciais com empresas, instituições financeiras, clínicas médicas, entre outros, espera-se que apenas as pessoas autorizadas possam acessá-las. Para garantir esta confidencialidade, é preciso ser capaz de identificar se existem tentativas não autorizadas de acesso e bloqueá-las. Alguns recursos utilizados para isso são a encriptação de dados, senhas e diferentes formas de autenticação. 

2 – Integridade

Este princípio é sobre manter os dados em seu estado original, prevenindo modificações não intencionais ou aquelas feitas por ataques maliciosos. Alguns dos recursos utilizados para manter a integridade das informações são os checksum (código soma de verificação), controle de versão de softwares e backups que ajudam a restaurar dados.

3 – Disponibilidade

O último pilar é sobre garantir que as pessoas autorizadas consigam ter acesso aos dados. Isso significa disponibilizar recursos e redes compatíveis com o volume de dados que precisam ser acessados, além de implementar um bom backup.

No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados deu início a uma nova era da segurança da informação. De acordo com a LGPD, as empresas que tratam os dados de clientes e usuários de forma irregular ou não for capaz de fornecer a segurança necessária, poderá ser advertida e multada em valores que chegam a R$ 50 milhões.

Ou seja, existem muitas oportunidades no mercado de trabalho da segurança da informação, e para conseguir desenvolver uma carreira de sucesso nesta área, a especialização é fundamental.

O que a pós-graduação em segurança da informação oferece?

A pós-graduação em Segurança da Informação é destinada aos graduados na área da tecnologia, como em Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia da Computação, entre outras.

Durante o curso, estes profissionais aprofundam seus conhecimentos sobre aqueles pilares da segurança da informação que conhecemos há pouco, estudam as leis de proteção de dados e aprendem sobre algoritmos e técnicas de criptografia, gestão de documentos e rede de computadores.

Além disso, esta pós aborda as tendências mais recentes de armazenamento e de compartilhamento de informações. Para compartilhar todo este conteúdo, a grade curricular da pós em Segurança da Informação tem disciplinas muito atualizadas e que misturam base teórica e conhecimento prático, como as que veremos a seguir:

  • Cloud computing;
  • ECM, GED e contratos inteligentes;
  • Função de criptografia HASH;
  • Governança em TI;
  • Introdução à computação forense;
  • Lei Geral de Proteção de Dados;
  • Políticas de segurança e classificação da informação;
  • Segurança em redes de computadores.

Além disso, o corpo docente desta pós-graduação é composto por mestres, doutores e especialistas. Desta forma, os alunos têm aulas com professores que possuem conhecimento e experiência sólida em segurança da informação.

Outra boa vantagem é que esta pós tem carga horária de 360 horas e pode ser concluída em apenas 6 ou 10 meses. Isso significa que, se você optar por este curso, poderá chegar antes ao mercado e participar de todo este processo de expansão.

Bem, podemos concluir que a pós-graduação em Segurança da Informação reúne objetivos de aprendizagem, grade curricular e corpo docente capazes de preparar os profissionais para todas essas demandas que a proteção de dados exige.

Gostou de saber um pouco mais sobre o que é a segurança da informação e como um curso de especialização pode te ajudar? Então, aproveite para fazer a sua inscrição na pós-graduação Anhanguera.

Seja qual for a sua escolha, saiba que todas elas contam com uma grande estrutura de apoio, materiais extras, cursos livres e tutores on-line para tirar todas as suas dúvidas. Tudo isso com a comodidade e a flexibilidade que só a pós-graduação EAD da Anhanguera pode oferecer. Faça a sua inscrição e comece a acelerar a sua evolução profissional hoje mesmo. Para saber mais, confira o vídeo!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades