Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como a pós-graduação pode ajudar a ter uma carreira internacional?

Você já pensou em ter uma carreira internacional? Isso é o sonho de muitas pessoas e, ao cursar uma pós-graduação, diversas portas podem se abrir fora do país, tanto no campo profissional como no acadêmico. Muitas vezes, o que falta para impulsionar a sua carreira em outro país é cursar uma especialização.

Com o certificado, você é reconhecido como especialista e se torna uma referência na sua área de atuação. Se até o momento você ainda não tinha pensado nisso, essa é a hora de buscar cursos na sua área que vão te ajudar a trilhar esse caminho fora do Brasil.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Fazer pós-graduação ajuda na carreira internacional?

A resposta é sim! Uma das formas de trilhar uma carreira internacional é ter um certificado de pós-graduação. Mas saiba que você não precisa, necessariamente, sair do país para conseguir realizar esse desejo profissional. 

O mercado de trabalho está sempre em evolução e tem diversas oportunidades, mas para conseguir se destacar em meio a tantas pessoas é importante se especializar na sua área de atuação. Como já falamos, fazer uma pós-graduação vai te ajudar a conquistar esse espaço, além de te proporcionar mais conhecimento e trazer mais valor para o seu currículo. Veja algumas vantagens em cursar uma pós-graduação:

Melhora seu desempenho na empresa atual

Você tem se dedicado à empresa que trabalha? Isso é essencial quando falamos em carreira, seja internacional ou não. Mas, para conseguir o devido destaque é necessário buscar por cursos que vão te ajudar na sua capacitação e fazer uma pós pode ser a solução para esse momento. Você vai desenvolver conhecimentos valiosos e vai te ajudar a melhorar o desempenho na empresa que atua. Assim, ficará mais fácil quando for migrar para a carreira internacional.

Te dá novas oportunidades de emprego

Se você cursa uma pós e está buscando um novo emprego, saiba que terá excelentes oportunidades, pois o curso vai te ajudar a se destacar no mercado de trabalho e conquistar o olhar da empresa dos seus sonhos. Mas, é importante não começar uma pós só por começar, mas escolher o curso que tenha relação com a vaga que você quer.

Destaque no seu currículo

Cursar uma pós, que te dá o título de especialista, acaba melhorando ainda mais o seu currículo. Isso acontece porque os recrutadores entendem que você tem vontade de se aperfeiçoar na área cada vez mais.

Leia também: Qual objetivo colocar no currículo ao enviá-lo para uma vaga?

Dicas de como começar uma carreira internacional

Agora que você já conhece um pouco dos benefícios em fazer uma pós e o quanto isso vai te ajudar na busca pela carreira no exterior, é importante se atentar aos demais pontos que são necessários para construir essa carreira. Se você sonha com isso e quer chegar lá, deve sempre lembrar que a trajetória começa no seu país de origem e desde então deve adotar algumas práticas que podem te ajudar nesse processo. 

Crie networking de qualidade

Se você ainda não concluiu a sua graduação, mas já pensa no seu futuro profissional é importante valorizar os seus contatos. Pode ser assim, de maneira despretensiosa, que você vá conhecer alguém que está no país que você tanto sonha em trilhar sua carreira internacional.

Cultive relacionamentos com professores e outros alunos da instituição que você estuda, marque presença em feiras e eventos, pois em qualquer conversa pode surgir a chance de mudar a sua vida e não dá para deixar passar, não é mesmo?

Pesquise o mercado na sua área 

Antes de decidir se arriscar em outro país ou começar a pós no exterior, busque entender como é a sua área de atuação lá fora. Verifique onde a demanda por profissionais como você é maior e mais reconhecida. Outro ponto importante para analisar é se nesse país que você escolheu existem outros cursos interessantes para sua área, indo além da pós-graduação.

Tenha domínio de outro idioma

Seguir uma carreira internacional e em um país que o idioma nativo não é o mesmo que o seu é um desafio e tanto. Por isso, para conseguir trilhar sua carreira no exterior e ter sucesso nela é imprescindível dominar outro idioma, como o inglês. Além dele, tente aprender outro idioma que, provavelmente, será necessário quando for trabalhar fora do seu país. 

Não é uma decisão fácil investir em uma carreira internacional, mas para ter sucesso na realização desse sonho é importante buscar sempre por novos cursos que possam impulsionar o seu currículo e ajudar nessa trajetória. Especialize-se na sua área, faça cursos livres e aprenda outros idiomas. Essas são algumas medidas que, com certeza, vão abrir portas internacionais.

Quer saber mais sobre carreira e outros assuntos de educação profissional? Ouça o podcast Carreira em Pauta! O episódio de estreia conta com a participação do Ricardo Basaglia, diretor geral da  Michael Page, que traz dicas para quem busca decolar no mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades