Ir para o conteúdo
Curiosidades

4 perfis no TikTok que falam sobre carreira para você seguir

Você, provavelmente, já conhece o TikTok ou, pelo menos, já ouviu falar dessa rede social. Mas, o que poucas pessoas sabem é que, além do entretenimento, ela também pode ser usada para impulsionar a carreira. A plataforma é conhecida por seus vídeos rápidos e repletos de trends. E, por lá, é possível encontrar pessoas que dão dicas sobre vida profissional.

Existem muitos perfis com dicas de entrevistas de emprego, formulação de currículos e como dar um rumo positivo na carreira. Mesmo sem dados específicos, existe um crescimento nos criadores de conteúdo desse nicho e é possível mensurar isso ao buscar pela hashtag #careeradvice, que tem ganhado cada vez mais espaço na plataforma.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

De acordo com a ByteDance, dona da plataforma, os conteúdos publicados nessa hashtag já estão chegando a mais de 80 milhões de visualizações, segundo o The Washington Post. Não só existem criadores de conteúdo voltados para vida profissional, como empresas já recorreram ao TikTok para recrutar profissionais. Segundo o jornal americano, a HBO, em 2020, por exemplo, registrou mais de 300 inscrições para o estágio de verão.

Dicas de carreira no TikTok

Um dos principais objetivos dos criadores de conteúdos de dicas de carreira do TikTok é ajudar pessoas a conseguirem uma oportunidade. Por isso, muitos usam a rede para compartilhar o que sabem sobre a área de recrutamento e auxiliam o público com conselhos e dicas a serem seguidas para conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

Conheça 4 perfis de criadoras de conteúdo sobre vida profissional para seguir no TikTok:

1 – Paula Boarin

Com mais de 290 mil seguidores, Paula Boarin, que é mestre em administração e mentora de carreira, dá dicas sobre como se comportar em entrevistas e no dia a dia na empresa. A criadora de conteúdo carrega consigo a frase “a sua carreira começa aqui” e busca ajudar as pessoas a parar de se culpar por pedir demissão ou não aceitar alguma vaga.

Na rede, ela coleciona mais de 2 milhões de curtidas nos vídeos que compartilha. Em um vídeo que alcançou mais de 210 mil visualizações, Paula dá uma dica para os profissionais que fazem tudo sozinho e que precisam deixar o “gestor ser gestor“. O profissional que gosta de fazer tudo sozinho e em silêncio pode não ser visto pelo gestor. Logo, a pessoa que faz menos e avisa poderá ser promovida e você acabará ficando pra trás. 

2 – Daniela Grolli

A psicóloga Daniela Grolli usa o TikTok para dar dicas de carreira e sucesso profissional. A criadora de conteúdo dá dicas de habilidades que as empresas buscam nos profissionais e trata alguns acontecimentos do dia a dia profissional com muito humor. Em um de seus vídeos, recebeu o relato de uma seguidora falando que, ao seguir as dicas que ela compartilhou na rede social, recebeu um convite para ser líder em uma empresa. 

Um dos seus conteúdos mais virais é o vídeo que ela responde uma caixinha de pergunta sobre “o que mais desmotiva uma equipe“. O conteúdo da psicóloga alcançou mais de 150 mil visualizações e o número segue crescendo. Outro vídeo que foi viral no perfil de Daniela é o de “5 características que as empresas buscam nos profissionais” e já tem mais de 37 mil visualizações.

Leia também: Colocar essa informação no seu currículo vai transformar a sua carreira

3 – My Maulepes (Mylena Maulepes)

Mylena Maulepes — ou May Maulepes como é conhecida no TikTok — é mestranda em Harvard e usa a rede social para ajudar pessoas a se destacarem na vida profissional. Em seu perfil, a jovem destaca o seu principal objetivo com a rede: ajudar a acelerar a carreira dos seus seguidores.

Seus vídeos são um sucesso na plataforma e alguns colecionam mais de 100 mil visualizações, como o vídeo sobre gestão de pessoas na prática. Outro conteúdo que viralizou no perfil da mestranda foi um vídeo rápido falando sobre contra-oferta e que tem mais de 70 mil visualizações. Nesse último, Mylena usa o bom humor e uma música que está na trend na plataforma para abordar o assunto.

4 – Lays Martins

Lays Martins é mentora de carreira e tem como principal objetivo ajudar pessoas a serem promovidas. A criadora de conteúdo dá dicas de LinkedIn e traz algumas verdades sobre o mercado profissional.

Com quase 120 mil visualizações, o seu conteúdo mais viral é um vídeo em que ela responde a um seguidor que traz uma dúvida pessoal: está há 4 anos na empresa e não consegue ser promovido. Outro vídeo que viralizou e alcançou a marca de 49 mil visualizações é um que dá dicas de como se tornar o braço direito do gestor na empresa.

Muitas são as formas de impulsionar a sua carreira e poucos sabem usar o TikTok com esse intuito. A profissão influencer não se limita apenas a um nicho e é possível aprender muito com todos esses criadores de conteúdos. Agora, quer saber mais sobre carreira e outros assuntos de educação profissional? Ouça o podcast Carreira em Pauta! O episódio de estreia conta com a participação do Ricardo Basaglia, diretor geral da Michael Page, que traz dicas para quem busca decolar no mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades