Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como usar as redes sociais para conquistar uma oportunidade de emprego?

celular na mão com ícones de redes sociais para ilustrar texto sobre oportunidade de emprego

Você já pensou que as redes sociais têm o poder de te ajudar a conseguir uma oportunidade de emprego? Pois é, mas poucas pessoas costumam olhar para elas com esse intuito. Essas mídias oferecem diversas facilidades, principalmente em remover barreiras de distância e conseguir estar em contato com pessoas de diversos locais.

Para conseguir uma oportunidade, é importante saber qual rede pode te ajudar no seu objetivo profissional e entender sobre como se comportar nesses sites. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

As redes sociais para oportunidade de emprego

Existem diversas vagas de emprego e oportunidades de troca de informações nas redes sociais. Mas, para encontrar essas vagas é importante saber o objetivo de cada uma das mídias e entender como é possível tirar proveito dos recursos que elas oferecem.

Outro ponto importante para se atentar na internet é sobre a sua postura adotada. Muitas vezes, os conteúdos são públicos e isso pode acabar te prejudicando quando uma empresa for pesquisar sobre você, pois a maioria das empresas aconselha que os recrutadores pesquisem nas redes sociais para conhecer melhor cada candidato.

Existem muitas redes sociais e mesmo que a maioria seja destinada para todo mundo, algumas têm recursos específicos para quem busca uma oportunidade de emprego. São elas:

  • Facebook

Uma das maiores redes sociais do mundo e com mais de 19 milhões de usuários ativos, no Facebook é possível participar de grupos específicos para anúncios de vagas de emprego, estágios e até concursos. Além de participar dos grupos também é possível aumentar a própria rede de contatos e interagir com as pessoas que atuam na mesma área que você. Também é uma maneira de encontrar uma boa oportunidade na sua área de atuação.

  • Twitter

Pode parecer que não, mas o Twitter também é uma rede poderosa para criar contatos e até conseguir uma boa oportunidade no mercado de trabalho. Muitas empresas usam a plataforma para divulgar vagas e encontrar candidatos. Uma boa estratégia é o engajamento entre os usuários e que pode gerar uma boa indicação para os empregos divulgados na rede.

  • LinkedIn

Uma das principais redes sociais para conseguir aumentar seu networking e saber de novas vagas da sua área, o LinkedIn é uma ótima oportunidade. Essa é uma rede especializada em carreira em que você pode se cadastrar e atualizar constantemente seu currículo, que fica disponível para os usuários e suas conexões na rede.

Muitas empresas e recrutadores usam o LinkedIn para buscar profissionais específicos para determinadas vagas, pois é o local certo para encontrá-los. Além disso, também é possível participar de grupos específicos e destacar as suas habilidades para possíveis oportunidades.

Como usar as redes sociais para conseguir uma oportunidade de emprego?

As publicações que você faz nas redes sociais podem ser expostas para qualquer pessoa? Ao responder essa pergunta, você vai saber se deve ou não deixar seu perfil e conteúdos públicos. Na internet, o histórico pode ser acessado a qualquer momento e quem quiser consegue trazer à tona algo do seu passado que pode te prejudicar profissionalmente e que você jurava ter enterrado.

Leia também: Como expor sua opinião nas redes sociais pode interferir na carreira?

Não é necessário informar todas as suas redes sociais no currículo, mas se optar por mandá-las ao recrutador, é importante que elas estejam completas e alinhadas com a imagem que você deseja passar. 

Lembre-se também que nem sempre você conseguirá agradar todo mundo, mas é importante que se for divulgar seus perfis para possíveis vagas pense neles de forma estratégica, assim consegue otimizar e garantir bons resultados. Para se sair bem na divulgação das suas redes sociais, você pode seguir alguns passos:

  • Informações e publicações

Se você deseja usar suas redes sociais de forma mais profissional, tente evitar informações pessoais e restringe seu perfil as coisas que são estritamente necessárias. Insira sobre sua vida acadêmica e profissional, projetos e cursos que participou. Não esqueça de ser coerente e ter cuidado com o que você compartilha e fala nas publicações.

  • Mostre sobre seus interesses

As páginas e grupos que você participa sobre sua área de atuação falam muito sobre a sua personalidade. Muitos recrutadores levam isso como algo importante e, por isso, vale ser seletivo e cuidadoso, diferente dos casos de participar de tudo que vê pela frente. Demonstre interesse em agregar valor ao seu perfil, grupos de estudos, pesquisas, notícias e muito mais.

  • Saiba escolher sua foto de perfil

A primeira impressão ao entrar em uma rede social é a foto de perfil, por isso é aconselhável que você tenha uma foto que passe uma imagem profissional. Isso não significa que você deva usar um terno e gravata na sua foto, pois isso vai depender da área que você deseja atuar.

Busque por fundos neutros na sua foto de perfil e evite capas que não façam jus ao seu perfil profissional ou que tragam apologias a coisas discutíveis na realidade profissional.

Se tem uma coisa que está em constante evolução é o mercado de trabalho e a maneira de como encontrar oportunidade de trabalho. Existem muitas tendências do home office e devido a essa rotina mais flexível é possível conciliar com uma produção de conteúdo e reforçar a sua presença nas redes sociais.

Quer saber mais sobre carreira e outros assuntos de educação profissional? Ouça o podcast Carreira em Pauta! O episódio de estreia conta com a participação do Ricardo Basaglia, diretor geral da Michael Page, que traz dicas para quem busca decolar no mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades