Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Colocar essa informação no seu currículo vai transformar a sua carreira

O mercado de trabalho cada vez mais competitivo pede inovação a todo o tempo. Cabe ao profissional pesquisar tudo o que pode adicionar para deixar o seu currículo mais atrativo para os recrutadores que, por sua vez, também estão cada vez mais exigentes e seletivos. Atualmente, ter uma pós-graduação na bagagem educacional faz toda a diferença. Afinal, um profissional especializado sempre agrega mais à equipe.

A especialização não é somente um detalhe. Ela também aumenta a chance de empregabilidade, dá uma maior oportunidade para aumento de salário, é um ponto a favor na conquista de altas posições na empresa e também dá uma força a mais na hora de prestar concursos públicos.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Como posso melhorar o meu currículo?

O primeiro passo é pesquisar quais são os cursos de seu interesse e quais você acredita que irão ser positivos para o seu trabalho atual ou te farão alcançar o que você deseja. Você pode escolher por algo diretamente conectado à sua primeira graduação ou se aventurar em alguma outra área que possa ser complementar ao seu currículo. 

Também é possível mudar completamente sua área de atuação. Mas, lembre-se: existem algumas áreas que te trarão a possibilidade de aumentar o seu conhecimento, mas não te permitem atuar diretamente na profissão, como Medicina, Odontologia, Psicologia, entre outras. Nesse caso, você terá a chance de entrar em contato com o conteúdo, mas não poderá clinicar.

Para fazer a escolha da nova carreira, pesquise quais são os cursos que estão em alta e são mais valorizados e visados pelas empresas. Alguns de maior abrangência possuem um espaço maior no mercado de trabalho, porém trazem um número maior de concorrentes para cada vaga. No caso de cursos mais específicos e inovadores, eles podem ser uma grande aventura e uma oportunidade única de trabalho, mas as chances de conseguir entrar na empresa são mais restritas. Ambas as escolhas têm prós e contras. Basta você tomar a decisão do que é melhor para o seu momento profissional.

Feita a sua escolha, está na hora de optar pelo método de aprendizagem: presencial ou EAD. Cursando uma pós-graduação on-line, você tem a oportunidade de montar seu próprio cronograma de estudos, decidir qual o melhor horário para assistir às aulas, fazer pesquisas no acervo da biblioteca digital, planejar quanto tempo irá se dedicar para o estudo e fazer entregas pela plataforma digital. 

Essa forma de conquistar o diploma da especialização é ótima principalmente para as pessoas que trabalham durante o dia e têm dificuldade de chegar até o polo ou campus, pois permite uma maior flexibilidade de horários.

Por que eu deveria procurar uma especialização agora?

A era digital e a globalização fizeram com que a vida de todos ficasse mais agitada. Então, todas as informações passam muito rápido por nós e temos que tentar acompanhar cada atualização que aparece. Hoje em dia, temos especializações nos setores mais diversos para especificações de todos os cursos, com pós-graduações que cabem no bolso pela facilidade no pagamento, número de parcelas que a instituição dispõe e a possibilidade do curso EAD, que facilita o acesso ao público.

Leia também: Como ser mais positivo pode ser benéfico para a sua carreira?

Ao mostrar no seu currículo que você tem uma pós-graduação, a mensagem passada é de que você é uma pessoa interessada em manter-se sempre atualizada e está antenada no que acontece na sua área profissional. Além disso, está disposta a aprender sempre e tem facilidade em se conectar com pessoas de outros setores para aprender mais.

Além disso, durante os anos da primeira graduação, é comum encontrarmos um currículo escolar bem teórico, com muitas aulas abrangentes capazes de darem ao estudante uma base social, ética e um pequeno resumo do que será encontrado durante a sua jornada profissional. 

Já na pós-graduação, por se tratar de um curso dinâmico, o estudante é colocado em situações práticas e dentro do contexto daquilo que ele precisa resolver diariamente na empresa em que trabalha ou criar soluções para quando estiver no mesmo momento em alguma companhia.

É durante a pós-graduação que o profissional pode ter contato com professores que atuam ou já atuaram no mercado em que ele vive, bem como colegas de trabalho que passam pelos mesmos impasses diariamente. Essa troca de experiências permite com que várias ideias sejam fomentadas e novas formas de pensar e agir no trabalho possam se formar, trazendo para a sua empresa inovação e criatividade.

A importância de dar o primeiro passo nessa escolha para deixar o currículo mais forte é entender que você precisa ser o profissional do agora, estar disposto a enfrentar os desafios que se fazem à sua frente e estar munido de conhecimento para conseguir vencê-los. Faça já a sua inscrição em um curso de especialização e seja o profissional que você sempre sonhou em ser.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades