Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

10 profissões para quem quer viajar pelo mundo

Viajar pelo mundo ou até mesmo não ter um endereço fixo já pareceu loucura para muitas gerações ou algo que demandaria muitos sacrifícios, como abandonar a carreira e guardar um grande montante de dinheiro. No entanto, nos últimos anos, tivemos grandes transformações, muitas delas no universo profissional, mostrando que o trabalho remoto é possível.

Viajar por um longo período de tempo, trabalhando por um notebook, ora em uma praia paradisíaca, ora respirando o ar das montanhas, está cada vez mais perto de se tornar uma realidade para muitas pessoas. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Trabalhos flexíveis te ajudam a viajar pelo mundo

Se seu sonho é esse, saiba que flexibilidade é a palavra-chave. Para poder se deslocar facilmente, é preciso que o trabalho possa ser realizado sem a necessidade de um espaço físico. Um computador e uma boa internet devem ser suficientes para desempenhar todas as suas funções com autonomia. Além das vagas remotas, que estão entrando em alta, você pode prestar serviços como freelancer ou até mesmo montar seu próprio negócio digital. Confira algumas profissões que facilitam a sua caminhada rumo ao mundo:

1 – Designer gráfico

O designer gráfico é o profissional que compõe peças gráficas para fins comunicacionais, geralmente trabalham para empresas e agências publicitárias. Assim como a maioria das pessoas que produz conteúdo e faz criações artísticas, viajar pelo mundo trabalhando pode ser uma grande vantagem para esses profissionais, ainda mais quando a vivência de novas experiências estimula a criatividade e a produtividade. 

Hoje, existem muitas vagas remotas e trabalhos freelancers para designers gráficos, que podem levá-los a ter uma vida de viajante. Se esse assunto te interessa, a pós-graduação em Animação Digital pode te ajudar a atingir esse objetivo. O curso é destinado a graduados em comunicação social, design, artes visuais, desenvolvimento de jogos, tecnologia da informação, design digital, ou áreas correlatas.

Saiba mais em: Animação Digital: o que este curso de pós-graduação tem a oferecer?

 2 – Diplomata

A profissão de diplomata é uma das mais tradicionais quando se pensa em viajar pelo mundo a trabalho, afinal, o diplomata é o representante legal de um país em outras embaixadas. Para ser diplomata no Brasil, é preciso ser formado em algum curso de nível superior (em qualquer área) e ser aprovado no Concurso de Admissão do Instituto Rio Branco. 

Quem deseja entrar na profissão precisa ter boas noções em direito nacional e internacional e conhecimentos em língua portuguesa, inglesa, francesa e espanhola. Uma boa opção para quem quer se aprofundar em direito nacional é a pós-graduação em Direito Constitucional, voltada, principalmente, para magistrados, promotores de justiça, defensores públicos, advogados e servidores públicos.

3 – Publicitário e profissional de marketing digital

Na linha dos profissionais que trabalham com criatividade, os que atuam com publicidade, marketing digital ou marketing de influência também são candidatos a uma vida sem endereço fixo. As oportunidades vão desde fazer das redes sociais um negócio, até o trabalho de forma remota para empresas e agências de publicidade.

Nesse sentido, o MBA em Marketing Digital e Analytics pode ser um um aliado para essa trajetória, porque capacita os profissionais a compreender os desafios do mercado e a atuar conforme as novas regras da era do marketing digital. Empreendedores, gestores, profissionais de marketing, agências digitais, publicitários, estrategistas corporativos, jornalistas podem se beneficiar bastante do curso. 

Veja também! Quais os conhecimentos necessários para trabalhar com Marketing Digital?

4 – Profissionais de TI e desenvolvedores

Profissionais de tecnologia estão sendo cada vez mais requisitados pelo mercado de trabalho. Diariamente surgem novas vagas nesse segmento. A escassez de pessoas para ocupar essas posições têm sido tanta, que empresas do mundo todo estão  abrindo oportunidades remotas para estrangeiros, sem necessidade de relocação. Se você pretende seguir uma carreira na área de tecnologia, essa pode ser uma grande oportunidade para planejar a vida sem fronteiras.

E para te ajudar nesse caminho, você pode apostar em uma das diversas pós-graduações no setor tecnológico, Engenharia de Software, Business Intelligence, Big Data e Analytics, Desenvolvimento de Aplicações Mobile e Gestão e Governança de Tecnologia da Informação, são boas opções para especialização na área.

5 – Fotógrafo

Que tal fazer de uma paixão uma profissão? Se você é o tipo de pessoa que viaja com a câmera na mão e ama tirar fotos, saiba que isso pode virar sua profissão! Hoje é possível desenvolver projetos autorais de fotografia, focados em pessoas, paisagens, animais, espaços, cidades, produtos ou mesmo prestar serviços para empresas e governos que queiram divulgar um serviço turístico. Além disso, também é possível vender suas fotografias em diversos sites especializados na internet.

6 – Jornalista

A profissão se transformou muito nos últimos anos. Se você deseja viajar pelo mundo, saiba que as oportunidades para os jornalistas vão muito além dos famosos correspondentes internacionais. Hoje, esses profissionais também são contratados por empresas de publicidade e podem atuar como redatores, áreas que costumam ofertar oportunidades remotas. Ademais, a crescente quantidade de sites de notícias e blogs na internet, tem expandido a área de atuação dos jornalistas. 

Se você já é um profissional de jornalismo e pretende aumentar seu campo de atuação, pode fazer um MBA em Marketing Digital ou uma pós-graduação em Marketing de Serviços e Relacionamento.

7 – Editor de vídeos

Essa é mais uma das profissões que permitem o trabalho remoto e que podem te levar a viajar pelo mundo. Nesse ramo, ter um bom equipamento e boa conexão de internet para edição de vídeos, filmagens para empresas e mesmo clipes musicais, possibilitam que você trabalhe de onde desejar. Neste segmento trabalhos freelancers e contratos remotos são comuns. No entanto, você também pode montar sua própria empresa.

A pós-graduação em Produção Multimídia com Ênfase em Audiovisual foca no aprendizado de ferramentas, tendências e evolução da produção multimídia no audiovisual para profissionais de comunicação social, linguística, artes, cinema e áreas correlatas, que queiram se aprofundar na profissão.

8 – Psicologia

A pandemia evidenciou duas coisas no ramo da psicologia: a primeira diz respeito a quanto a saúde mental dos seres humanos é importante e a segunda, que o apoio psicológico pode ser feito com qualidade também de forma remota. Esse advento quebrou as barreiras dos tratamentos presenciais e permitiu que psicólogos atendessem ainda mais pessoas via telemedicina.

Se você é um profissional da área e deseja viajar pelo mundo, saiba que o mundo pode ser seu novo consultório. Assim, a pós-graduação em Serviço Social em Saúde Coletiva pode ser uma boa opção para quem deseja se especializar ainda mais no setor.

Entenda: Quem pode fazer pós em Psicologia?

9 – Roteirista ou escritor

Ser roteirista ou escritor é uma profissão que demanda muita criatividade e, nesse sentido, vivenciar novas experiências, conhecer outros lugares, culturas, comidas, pessoas e histórias, pode ser um diferencial para a criatividade aflorar. Se o seu desejo é trabalhar com escrita criativa, livros, peças de teatro, roteiros para cinema, televisão ou mesmo publicidade, você pode se aventurar montando sua própria empresa digital.

10 – Aviador ou comissário de bordo

É clichê, mas é verdade. Trabalhar como piloto de avião ou comissário de bordo pode fazer com que você durma em um país e amanheça em outro. Para tanto, é preciso que você se qualifique, fazendo os cursos adequados e regulados pelo país que deseja trabalhar e aposte no conhecimento em outras línguas.

Animado para mudar de vida ou ingressar em uma profissão que te permita viajar pelo mundo? Então, que tal apostar em uma Pós-Graduação EAD? Não perca tempo, confira já!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades