Ir para o conteúdo
Você na Pós

Animação Digital: o que este curso de pós-graduação tem a oferecer?

O mercado de Animação Digital é bastante atrativo e dinâmico. Uma das vantagens dessa área é que o profissional pode atuar em diversos setores, como TV, cinema, sites, games, publicidade e plataformas on-line. Sendo assim, se você gosta e se identifica com o universo do audiovisual e jogos digitais, esse pode ser um caminho promissor para alavancar a sua carreira, sobretudo com a evolução da tecnologia, que possibilita, inclusive, o uso de ferramentas mais avançadas.

Caso você já tenha uma formação no ensino superior, há também a oportunidade de fazer uma pós-graduação em Animação Digital. O curso é indicado para quem é graduado em Artes Visuais, Comunicação, Design, Tecnologia da Informação, Design Digital e áreas relacionadas. Dessa forma, você terá a chance de compreender por meio dos conteúdos apresentados, desde a criação, animação até a pós-produção, e conseguirá organizar os seus próprios projetos ao entender todas as suas etapas.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O que a pós-graduação em Animação Digital tem a oferecer

O curso contribui para que o aluno desenvolva habilidades técnicas para uso de softwares específicos da área de animação. Nesse ponto, vale destacar, é importante que você esteja sempre por dentro das tendências e novidades da área, pois o profissional, para apresentar propostas inovadoras, precisa se atualizar sobre os melhores programas do mercado. Você também passará a ter um senso crítico para analisar obras audiovisuais, principalmente as de sua autoria.

Como a pós-graduação em Animação Digital colocará você em contato com vários segmentos, você terá a oportunidade de se aprofundar em diferentes técnicas de animação. Assim, você saberá identificar quais serão as melhores para cada tipo de demanda, atendendo os clientes e o mercado de acordo com a necessidade. Com a especialização, você poderá montar o seu portfólio, pois terá várias aulas práticas e, dessa forma, aumentará as possibilidades de conseguir empregos e projetos.

Leia também: Conheça 4 programas para fazer gráficos

Além disso, por se tratar de uma profissão muito versátil, você também poderá trabalhar de forma autônoma ou como freelancer, por exemplo, além de poder atuar para empresas, agências de publicidade, produtoras de cinema e emissoras de televisão. Caso tenha interesse, vale também aprofundar os seus conhecimentos em áreas como fotografia, artes visuais e cinema para adquirir outras habilidades e técnicas que poderão valorizar o seu trabalho e ganhar ainda mais destaque no audiovisual.

Entre as disciplinas oferecidas no curso de Animação Digital estão animações e ferramentas virtuais, construção de personagens, efeitos especiais, edição, pós-produção e direção de arte. Você também terá a oportunidade de aprender durante a especialização como funciona a produção, consumo e marketing em plataformas multimídias, além de conhecer sobre a criação de storyboard e storytelling, modelagem e técnicas para animação 3D e 2D.

Mercado de trabalho e habilidades dos profissionais

O mercado de trabalho está aquecido para os profissionais de Animação Digital, pois, além de toda a diversidade que o curso oferece e a variedade de campos de atuação, quem produz conteúdo multimídia encontra espaço para atuar em diversas plataformas. Com a ascensão da internet e a transformação digital, é importante que as empresas renovem o seu formato de conteúdo, criando roteiros criativos, vídeos que engajem, histórias com animações interessantes e muito mais.

Por isso, é fundamental que você pesquise muito, seja curioso, criativo e organizado. Com a pós-graduação, você poderá, ainda, ficar atento às oportunidades de atuar em projetos remunerados ou participar de processos seletivos, pois terá contato com diversos profissionais da área. Essa interação com a rede de contatos é fundamental caso você esteja começando a carreira, pois é dessa forma que você se insere nesse meio e, quem sabe, pode conseguir uma indicação.

Durante a pós-graduação, aproveite para buscar novos conhecimentos em paralelo ao curso. Participe de palestras, workshops, cursos livres e eventos relacionados à área, pois eles darão bastante embasamento também, além de manter você próximo de todas as tendências do setor de animação. Aproveite todos os recursos que a tecnologia, por ter avançado, disponibiliza hoje, pois o profissional consegue criar grandes projetos artísticos com mais praticidade, potência e agilidade.

Você tem interesse em trabalhar com Animação Digital? Como você pode notar, a atuação e os formatos de trabalho são muito amplos, assim, durante a especialização, você pode focar naquele que mais se identifica e ir além nos estudos. Confira também o curso de Engenharia de Software com ênfase em Qualidade e Teste de Software na modalidade EAD. Assim, você tem mais flexibilidade, podendo estudar onde e quando quiser. Além disso, esse e os demais cursos contam com preços acessíveis e parcelas que cabem no bolso.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades