Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que fazer depois da graduação: 4 dicas para acelerar sua carreira

Homem com mão no rosto e expressão pensativa sobre o que fazer depois da graduação

Me formei, e agora? Esta costuma ser uma dúvida muito comum de quem terminou ou está próximo de concluir a faculdade e não tem tempo a perder. Mas, antes de tomar qualquer decisão sobre o que fazer depois da graduação, é importante conhecer quais são as suas melhores opções.

Neste artigo, te mostraremos algumas ideias de caminhos que você pode seguir logo depois de se formar e que farão toda a diferença no sucesso da sua carreira. Preparado para conhecê-las?

banner de pós-graduação com até 60% de desconto

O que fazer depois da graduação: 4 boas sugestões

1 – Cursos livres

Que tal focar em desenvolver ou aperfeiçoar algumas habilidades através de cursos livres? Esta modalidade de ensino foi criada para que os alunos adquiram conhecimentos específicos, melhorem ou atualizem aqueles que já possuem, em pouco tempo. Os cursos livres também costumam ter poucos pré-requisitos, podem ser ofertados de forma presencial ou on-line e fornecem certificados de conclusão.

Ao procurar por um curso, além de considerar aqueles que desenvolvem suas habilidades técnicas, você também pode optar por um que te ajude a desenvolver competências comportamentais. Afinal, o mercado valoriza muito as soft skills dos profissionais.

Em outras palavras, estudar assuntos como administração de tempo, gestão de conflitos, técnicas de liderança, ética no trabalho e comunicação efetiva pode fazer uma grande diferença na hora da contratação. Ou seja, o investimento em cursos livres, sejam com foco em habilidades técnicas ou comportamentais, pode turbinar o seu currículo de forma rápida.

2 – Intercâmbio de estudos ou trabalho

Para quem está em dúvida sobre o que fazer depois da graduação, passar por um período de aprendizagem fora do país pode ser uma experiência incrível. Para a sua carreira, as vantagens de fazer um intercâmbio são muitas: aperfeiçoar ou aprender um idioma; dar um bom upgrade no seu currículo; desenvolver a sua independência e autonomia e fazer networking com pessoas de outros países.

Se interessou? Então, conheça alguns tipos de intercâmbio que você pode fazer:

✔ Intercâmbio de idiomas: nesta modalidade, você frequenta um curso de idioma com duas semanas de duração, no mínimo, enquanto se hospeda na casa de uma família ou numa residência estudantil.

✔ Intercâmbio Au Pair: Se você lida bem com crianças, pode trabalhar como babá para uma família de forma remunerada e ainda frequentar um curso.

✔ Intercâmbio de trabalho voluntário: neste formato de intercâmbio, você pode trabalhar em projetos sociais e humanitários e instituições de causas ambientais enquanto pratica o idioma.

3 – Curso de Inglês

Outro item essencial na sua lista sobre o que fazer depois da graduação, sem dúvida, é aprender o idioma mais falado do mundo. Veja quais são os principais motivos para estudar inglês:

✔ Chamar atenção dos recrutadores: muitas empresas – mesmo aquelas que não são multinacionais – já usam o inglês como um critério de seleção. O motivo é que boa parte delas quer contar com profissionais que estejam preparados para futuras expansões e contatos com fornecedores de outras partes do mundo.

Leia também: Entrevista de emprego em inglês: como se preparar?

✔ Aproveitar oportunidades em outros países: quando você aprende a falar inglês, muitas portas se abrem para você, inclusive de oportunidades de trabalho em outros países. Você sabia que o Canadá costuma ter muitas vagas de emprego para brasileiros das áreas de tecnologia e saúde, por exemplo?

✔  Aumentar o seu salário: segundo dados da instituição British Council, apenas 5% da população brasileira fala inglês e, por isso, esta habilidade é mais valorizada. Uma pesquisa da Catho apontou que falar inglês fluentemente pode aumentar o seu salário em até 60%. Nada mal, concorda?

4 – Pós-graduação

Você sabia que ter apenas a graduação já não é considerado suficiente para ter um grande sucesso no mercado de trabalho?Dados do Inep/MEC demonstram que, só em 2018, cerca de 1,2 milhões de alunos se graduaram. Isso significa que muitos profissionais entram no mercado de trabalho todos os anos para disputar uma vaga com você.

Então, fazer uma pós-graduação ou MBA é uma das formas mais eficazes de se destacar profissionalmente. Na pós, você pode aprofundar ou adquirir conhecimentos sobre a sua área, de forma atualizada, e com professores que são mestres e doutores. E se a sua preocupação é balancear essa especialização com o seu trabalho, saiba que a modalidade de pós-graduação EAD permite que você aprenda no seu ritmo e a partir de qualquer lugar.

Já o MBA (Master in Business Administration) é outra boa opção de curso para quem está se perguntando o que fazer depois da graduação. Se você deseja aperfeiçoar as suas habilidades, aprender mais sobre o mundo dos negócios e se qualificar para ocupar um cargo de liderança, o MBA pode ser o seu próximo passo.

E então, gostou das nossas sugestões sobre o que fazer depois da graduação? Esperamos que elas tenham te ajudado a escolher o melhor caminho para acelerar a sua carreira e que você possa segui-lo com muito foco e determinação.

Conheça nossas faculdades