Ir para o conteúdo
Você na Pós

5 conquistas dos profissionais com pós-graduação no currículo

homem comemorando para ilustrar texto sobre pós-graduação no currículo

Receber o seu diploma de graduação foi uma vitória e tanto, certo? Afinal, foram quatro anos ou mais de muito esforço, dedicação e aprendizado. Mas você sabia que ter um curso de pós-graduação no currículo pode te proporcionar muito mais oportunidades e chances de crescimento profissional?

Ganhar mais, fazer contatos profissionais, e se destacar entre os candidatos a uma vaga de empregos são apenas algumas delas. Neste artigo, te mostraremos por que fazer uma especialização pode garantir estas e muitas outras conquistas. Confira a seguir.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Conheça as conquistas que uma pós-graduação no currículo pode trazer

1 – Maior salário

Segundo uma pesquisa da Catho, profissionais que possuem certificado de pós-graduação recebem, em média, salários cerca de 50% maiores do que aqueles que têm apenas a graduação. E claro que dependendo da área de atuação e do porte da empresa, este valor pode ser ainda maior, chegando a se triplicar. Ou seja, além de conhecimento e especialização, ter uma pós-graduação no currículo também pode te ajudar a alcançar seus objetivos financeiros.

2 – Promoção no trabalho

Ao fazer um curso de especialização, como uma pós-graduação ou MBA, você aprofunda seus conhecimentos, se atualiza na sua área de atuação e desenvolve novas habilidades que podem te ajudar a assumir cargos de liderança no trabalho. Isso acontece porque os cursos de pós-graduação têm corpo docente composto por mestres, doutores e professores que atuam e possuem muita experiência na área. 

Além disso, a grade curricular dos cursos geralmente é composta por disciplinas com bases teóricas e práticas. Isso colabora para que o profissional se sinta mais preparado para assumir novos desafios. Por isso, é muito importante que, ao fazer uma especialização, você informe seu gestor. Desta forma, assim que surgir um cargo que demande novas responsabilidades e conhecimento específico, você poderá ser considerado para o cargo.

3 – Maiores chances de ser contratado

Ao procurar um novo emprego ou uma recolocação no mercado de trabalho, ter uma pós-graduação no currículo aumenta muito mais as suas chances de ser notado pelos recrutadores, porque você será considerado um especialista na sua área.

Isso também ocorre porque, hoje, a maioria dos candidatos já possui um diploma de graduação. Ou seja, a graduação já não é mais capaz de garantir que alguém se destaque durante um processo seletivo. Mas quando falamos dos cursos de especialização como pós-graduação e MBA, o cenário é diferente.

Para termos uma ideia, uma pesquisa divulgada pelo Instituto Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior) mostrou que cerca de 19 milhões de brasileiros com 24 anos ou mais têm diploma de graduação, enquanto apenas 5,7 milhões têm um certificado de pós. Ou seja, quem tem uma pós no currículo consegue se diferenciar dos concorrentes e aumenta muito suas chances de ser contratado.

4 – Maior rede de contatos

Uma grande conquista que um curso de pós-graduação pode proporcionar a um profissional e que geralmente as pessoas não costumam se lembrar muito é o aumento do networking. Você sabia que grande parte das vagas de trabalho de uma empresa não chegam nem a ser divulgadas? O motivo é que os recrutadores dão preferência para candidatos indicados por colaboradores.

Leia também: 3 dicas poderosas para fazer networking em cursos EAD

Por isso, é importante ter oportunidades de expandir a sua rede de contatos. Durante o curso de pós, você tem a chance de conviver com colegas que na maioria das vezes já trabalham na mesma área que você. Além de poder trocar conhecimento e experiências, você poderá construir boas relações com eles e ser lembrado quando surgir uma boa oportunidade de emprego nos lugares onde eles trabalham. 

Ser chamado para palestras, cursos e eventos da sua área também são consequências de conquistar uma boa rede de contatos.

5- Vantagem em concurso público e residências

Você sabia que ter uma pós-graduação no currículo pode somar até 10 pontos no seu processo seletivo de concurso público ou residência? Alguns concursos têm a prova de títulos, que é uma etapa classificatória que pode conceder uma determinada pontuação adicional, conforme determinado no edital, se você tiver um diploma de pós ou MBA.

Ou seja, o seu certificado de especialização pode fazer a diferença na sua classificação final e garantir que você passe na frente da concorrência e conquiste um cargo público ou a tão disputada residência.

Viu quantas conquistas você pode alcançar com uma pós-graduação no currículo? E se você se interessou por esta especialização, que tal escolher uma universidade com ensino de qualidade para impulsionar a sua carreira? Conte com a pós-graduação Unic para transformar sua carreira e garanta hoje mesmo a sua vaga.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades