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Mercado de Trabalho

Como chamar a atenção dos recrutadores no LinkedIn?

homem com celular na mão no aplicativo do LinkedIn para ilustrar Como chamar a atenção dos recrutadores no LinkedIn

A necessidade de manter as pessoas conectadas por suas experiências profissionais e trazer no feed conteúdos relevantes para o mercado de trabalho deixou de existir em 2003 com a criação da rede social LinkedIn. Com aproximadamente 550 milhões de usuários pelo mundo em seus 200 países de atuação, a rede tem como principal objetivo conectar recrutadores e profissionais. Mas, com tanta gente com o currículo disponível, como chamar a atenção dos recrutadores do LinkedIn?

Apesar de a plataforma não oferecer grandes possibilidades de alteração da interface, alguns cuidados na hora de preencher os campos são necessários para que o seu perfil esteja em destaque e seja atrativo.

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Como chamar a atenção dos recrutadores do LinkedIn?

1 – Seja profissional em seu perfil

O LinkedIn é somente uma das muitas redes sociais existentes e cada uma delas possui uma especificidade de público. Aqui, o seu objetivo é mostrar para os recrutadores e para colegas de trabalho que você é um bom profissional. Portanto, a sua descrição, título e foto devem demonstrar isso.

Como sugestão, faça um título simples como “analista de conteúdo em busca de aprender sempre” ou “engenheiro civil com especialização em engenharia de estruturas”. Lembre-se sempre de destacar aqui o que você tem ou faz de melhor. Não esqueça também de disponibilizar o seu portfólio em um local de fácil visibilidade. O uso de palavras-chave também é interessante.

Leia também: Como ser encontrado por recrutadores no LinkedIn?

Quanto à foto, o ideal é que seja em um fundo branco, com uma roupa sem decotes ou transparência e acompanhada de um sorriso amigável. Pense em como você teria uma foto no crachá da empresa que sempre sonhou e voilà! Aqui está uma foto impressionante para usar na rede.

Para muitos, a alteração da capa é somente um detalhe, principalmente porque o formato disponibilizado pelo LinkedIn é muito pequeno, mas é aí que você se engana. Colocar uma foto de capa profissional é imprescindível para deixar o seu currículo virtual impecável.

2 –  Avalie a utilização da versão premium

O LinkedIn possui a versão premium, com quatro planos diferentes: career, business, sales navigator e recruiter.

O plano career é feito sob medida para aqueles que estão em busca de emprego, recolocação, networking ou qualificação para a sua carreira. Esse plano permite que o assinante tenha mais detalhes sobre o processo seletivo, estatísticas profissionais dos demais candidatos, o número de candidatos para cada vaga e a possibilidade de enviar InMail aos recrutadores. Além disso, ele também dá acesso a cursos profissionalizantes do LinkedIn Learning.

O perfil business foi desenhado para freelancers e empreendedores e permite que o usuário confira todas as pessoas que acessaram o seu perfil em 90 dias, além de acesso ao InMail. Para o sales navigator, o importante é a parte de vendas e gerar leads para o seu negócio. Por último, o plano recruiter foi feito para que recrutadores consigam mais informações e métodos de entrar em contato com possíveis candidatos.

3 – Tenha uma timeline interessante e ativa

Fazer postagens regulares na sua timeline também é uma forma de como chamar a atenção no LinkedIn, já que você mostra que está atento às novidades e também permite que os recrutadores tenham uma visão do que você considera importante no mercado. Tenha o hábito de criar publicações de autoria própria sobre algum produto novo que você viu ou algo profissional sobre a forma que você trabalha ou gosta de trabalhar. 

Dessa forma, fica muito mais fácil para os recrutadores entenderem o seu perfil e acharem o match perfeito. Outra dica legal é seguir os seus profissionais preferidos, interagir com o conteúdo deles e compartilhá-los na sua timeline. Desta forma, não somente os recrutadores ficarão de olho no seu currículo, como os seus grandes ídolos também terão um contato contigo que pode gerar frutos.

4 – Tenha avaliações dos seus empregos

Um dos campos interessantes de consulta por parte de recrutadores é a parte de recomendações. Isso porque raramente um chefe, supervisor ou colega de trabalho tira um tempo para se dedicar a escrever sobre o desempenho de um funcionário. Essa área pode ser crucial para um entrevistador e merece atenção.

5 – Faça testes de competência

O LinkedIn permite que os usuários façam alguns testes para aumentar ainda mais a chance de serem vistos como um profissional de qualidade. Escolha um momento em que estiver com calma, sozinho e relaxado para realizar os testes e utilize a sua performance para endossar alguns envios de currículo. Você também pode fazer uma autoavaliação na hora de colocar as tags de competência profissional, adicionando tudo aquilo que você já fez até agora.

6 – Adicione seus cursos

Na área sobre os estudos, lembre-se de recheá-la com tudo o que for possível e relevante, desde cursos de curta duração a especializações. Os alunos que possuem cursos de pós-graduação estão sendo cada vez mais visados, aumentando a atenção dos recrutadores.

Após saber como chamar atenção dos recrutadores no LinkedIn, que tal impulsionar a sua carreira com um curso de especialização? Conte com a pós-graduação para você encontrar o caminho que procura. Inscreva-se!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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