Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Transformação digital nas empresas: o que pode ser feito para implantar essa cultura?

As telas invadiram o mundo corporativo e estão cada vez mais presentes no dia a dia do trabalho para lembrar de que o presente é digital. Portanto, a história de que no futuro teríamos uma transformação digital nas empresas deixou de ser uma projeção para se tornar o agora. Ou seja, o início de um novo processo organizacional que não será feito somente pelas máquinas, mas também pelos colaboradores.

Diferente do que muita gente acredita, a transformação digital não é algo simples como criar o site da empresa ou postar conteúdos diários no Instagram. Ela tem a ver com uma mudança estrutural e profunda em todos os setores de uma empresa. Continue a leitura para entender do que esse novo conceito se trata!

blog banner desconto em pós-graduação

O que é transformação digital nas empresas?

Mais do que somente a implementação de programas digitais, a transformação é uma mudança no modelo de pensar (mindset) das pessoas. Isso significa falar sobre uma alteração no modelo mental da equipe no momento de resolver os problemas da empresa e até mesmo na hora de apresentar o seu trabalho dentro dela.

Dentro dos novos padrões, qualquer tipo de sugestão ou nova conduta no espaço corporativo deve estar pautada no progresso digital. Ou seja, os meios pelos quais as possíveis soluções devem acontecer é no digital. Mas, primeiramente, é preciso fazer com que as pessoas comecem a pensar primeiramente se existe algo já inventado, por inventar ou adaptado para atender às necessidades da empresa dentro das tecnologias disponíveis.

Por que o modelo começou a ser adotado pelas companhias?

Desde o processo de mudança da sociedade industrial para a grande revolução digital, os processos foram otimizados com um foco muito claro: vender mais. Atualmente, os métodos de vendas e negociações passa por diversos estágios: projeto, protótipo, produção, lançamento, divulgação do marketing, PDV ou marketplace, feedback de consumidores, melhorias, balanço do pós-venda, reincidência de compra…sendo que todas essas etapas precisam ser agilizadas para trazer lucro.

A maior mudança de todas ocorreu no setor de marketing. Os outdoors, páginas de revista e divulgação pelas ruas foram substituídos pelos anúncios e banners em sites de notícias, impulsionamento nas redes sociais, disparo automático de e-mail marketing, hotsites e vídeos curtos promocionais nas plataformas digitais. 

Esse avanço digital para a resolução de problemas é mais uma etapa da utilização dos avanços tecnológicos para otimização de processos.

Como fazer para a equipe se adequar?

Apesar de grande parte das pessoas hoje terem um smartphone conectado à internet 24 horas por dia em suas mãos, isso não significa que estejam preparadas para alterar seu modelo mental na hora de trabalhar. 

Empresas como Facebook e Google, que têm a transformação digital apoiado na estrutura e formação da cultura interna, por exemplo, fazem um processo de seleção totalmente voltado para pessoas que já cheguem com esse mindset.

Para começar a trabalhar com a transformação digital, você deve entender que ela funciona como um processo criativo: é necessário prática para se obter sucesso. Comece criando desafios para serem solucionados digitalmente. 

É importante no início não restringir em tecnologias já existentes e deixar com que as equipes pensem em hipóteses interessantes. Em um próximo momento, comece a delimitar os recursos e prepare-se para ter ideias interessantes.

Com esse treinamento, também é possível identificar pessoas e áreas que não possuem tanto conhecimento quanto à adesão à transformação digital. Por isso, vale fazer algumas mudanças para ajudar o setor a praticar, como participações em workshops ou campanhas de incentivo interno para estimular as pesquisas.

Qual setor deve mudar primeiro?

Pelo fato de ser uma mudança estrutural da empresa, líderes e gestores devem ser os primeiros a conseguir resolver problemas com o uso das tecnologias. São eles também que irão guiar o processo de mudança de todos da empresa e servir de inspiração e modelo para os colaboradores.

Lembre-se de que a transformação digital nas empresas é um processo que leva tempo e precisa de investimento, tanto financeiro quanto mental e organizacional, para acontecer adequadamente. Para saber mais, confira o artigo que fala sobre a pós-graduação em Tecnologia, Inovação e Transformação Digital.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades