Ir para o conteúdo
Você na Pós

Tecnologia, Inovação e Transformação Digital: por que investir nessa pós?

conceito de tecnologia, inovação e transformação digital

Você, provavelmente, já ouviu falar em transformação digital, né? Esse é um termo que ganha cada vez mais espaço e atenção das empresas. Algumas pessoas pensam que isso se trata apenas do TI ou para melhorar a experiência dos clientes, mas, na verdade, é sobre tecnologia, inovação e transformação digital.

Ao contrário do que muitos pensam, a transformação digital não é algo que diz respeito sobre o futuro, mas sobre as empresas darem atenção ao que acontece constantemente no mercado. Por isso, entender o que significa essa transformação e o impacto dela na sociedade poderá ajudar nos processos diários de uma organização.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Entenda o que é a transformação digital, os benefícios e por que investir em uma pós-graduação dessa área? Continue lendo para descobrir.

O que é a transformação digital?

A transformação digital é um processo onde empresas usam a tecnologia para conseguir um desempenho e resultados melhores, além de aumentar o alcance de clientes. Essa mudança dá um novo papel para a tecnologia na estrutura de diversas empresas.

Essa mudança não é tão simples. Na verdade, é algo radical e que impacta a estrutura das organizações, pois a tecnologia começa a ter um papel extremamente estratégico dentro dos projetos.

Isso ajuda no desempenho e a otimizar processos por meio da tecnologia, mas é algo implantado aos poucos e é fundamental que toda a organização esteja aberta para novas mudanças. No entanto, esse é um processo contínuo, pois mudanças surgem constantemente na área de tecnologia, inovação e transformação digital.

Qual o objetivo da transformação digital?

A transformação digital trata de digitalizar os seus processos e de toda a sua gestão. Ou seja, entrar no ambiente digital e escalonar a infraestrutura é essencial para desenvolver novas soluções aos consumidores.

Artigo divulgado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) mostra que empresas com desenvolvimento digital são 23% mais lucrativas que as concorrentes que estão fora desse cenário. Por isso, a transformação digital é essencial para as empresas repensarem na forma de atuar. Listamos os principais pontos importantes dessa mudança:

  • Foco no cliente;
  • Melhores entregas;
  • Capacidade de adaptação.

Se tem uma coisa que está em constante evolução e se transformando é o consumo e as necessidades das pessoas. Desta forma, quem compra um produto da sua empresa ainda vai precisar dela. E é aí que entra o principal objetivo: transformar a forma como você entrega a experiência para o seu cliente é primordial.

Desde a forma como a empresa se posiciona até como se comunica pode ser um diferencial na sua presença digital, mas tudo isso depende de uma estratégia focada e que engloba o digital como o ponto principal do negócio. E é por isso que as empresas precisam lembrar que é sobre ir além da entrega, mas manter organizado desde a gestão e estratégias.

Como a transformação digital impacta as empresas?

A maioria das empresas já inovou e está aderindo aos meios digitais para alcançar mais pessoas, mas quais são as formas de transformação digital mais comuns? Listamos abaixo as principais:

1 – Transformação digital na produção

Nessa etapa, ao utilizar os dados de clientes é possível produzir de acordo com a demanda e isso ajuda que produtos não fiquem parados no estoque por tanto tempo. 

2 – Transformação digital na comunicação

Ao incluir essa mudança na comunicação e utilizando plataformas digitais, o relacionamento com o público fica mais fácil. Usando as redes sociais, as respostas sobre dúvidas podem ser, praticamente, imediatas e isso ajuda no desejo dos clientes.

3 – Transformação digital nas vendas

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ebit, em 2018, o e-commerce brasileiro faturou mais de R$23 bilhões e cresceu 12,1%. Isso aconteceu pois o setor tem investido no comércio online e é considerado a principal saída para o aumento de vendas.

4 – Transformação digital no financeiro

Com a digitalização desta etapa, a empresa fica mais sustentável e permite que os recursos sejam realocados em processos mais estratégicos.

A transformação digital tem sido um combustível para o avanço da sociedade, pois além de melhorar os produtos e serviços, já é uma tendência que facilita e moderniza diversos aspectos.

Saiba mais sobre a pós em Tecnologia, Inovação e Transformação Digital

Com duração de 6 ou 10 meses, essa pós-graduação EAD é pensada para profissionais graduados em qualquer área e que tenham o intuito de atuar e entender como aplicar as novas tendências tecnológicas e disruptivas num ambiente de transformação e inovação. Durante o curso, é possível:

  • Compreender os impactos das tecnologias digitais na sociedade e a interação de mercado;
  • Atuar na transformação digital das organizações através do uso de tecnologias disruptivas;
  • Compreender como a transformação digital pode resultar em soluções robustas e que garantam crescimento exponencial em organizações;
  • Capacitar para o alinhamento estratégico entre a TI e os objetivos do negócio, buscando reduzir custos, gerar valor para a TI, aumentando o ROI dos projetos e investimentos das organizações;
  • Conhecer as principais ferramentas e técnicas para a condução da estratégia, dos projetos e processos na empresa.

A área de tecnologia, inovação e transformação digital segue crescendo, assim como toda a área de Tecnologia da Informação. Por isso, as oportunidades no mercado de trabalho e de se destacar na área são grandes. Acesse o Portal Pós e confira mais detalhes sobre o curso de pós-graduação. Aproveite e veja também outras notícias sobre Tendência e Inovação.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades