Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Carreira de professor: o que é necessário para dar aulas?

Você é uma pessoa que gosta de ensinar e tem vontade de dar aulas? Saiba que esse é o primeiro passo para quem deseja investir na carreira de professor. Ser docente exige planejamento, disciplina e muito preparo. Isso é importante, pois esse é um papel fundamental no processo de formação do conhecimento de diversas pessoas e essa é uma grande responsabilidade.

Em todo o país temos, aproximadamente, 200 mil escolas e cerca de 52 milhões de alunos, ou seja, precisamos cada vez mais de profissionais da educação para ensinar cada uma dessas pessoas.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Como investir na carreira de professor?

Se você já se identifica com a área, já é um primeiro passo. Mas, é necessário investir na formação e nos diferenciais para conseguir se destacar. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que a taxa de ocupação da área de Educação e Formação de Professores chega a 94,13%.

Se você deseja ser professor, já deve saber que vai encontrar uma área com diversas oportunidades de emprego, mas para isso é importante não parar na graduação e seguir se atualizando, como em especializações da área. Ser professor é ter disposição para aprender ao invés de pensar que já sabe o suficiente.

Leia também: O que é ser um bom professor: 5 qualidades fundamentais

Mas, como se tornar professor e fazer parte de uma das áreas mais importantes para o desenvolvimento de uma pessoa? Isso é o que vamos falar a seguir!

O que é necessário para dar aulas?

Muitas são as possibilidades para a formação de professores e só no Brasil, temos, pelo menos, quatro caminhos possíveis. Tudo depende para qual nível você deseja ensinar: ensino básico, fundamental, médio ou superior. Veja o que é necessário para cada um desses níveis:

1 – Professor de ensino básico

O curso de Licenciatura vai capacitar o profissional para atuar na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Essa formação é uma das mais comuns e disponível em diversas universidades do país. É possível ter Licenciatura em Letras, Química, Ciências Biológicas ou Geografia, por exemplo.

Já a Pedagogia vai formar professores para atuar na Educação Infantil até o 5˚ ano do Ensino Fundamental, com essa graduação também é possível atuar na gestão da escola.

Os licenciados e pedagogos podem atuar no:

  • Ensino fundamental;
  • Ensino Médio;
  • Ensino Infantil;
  • Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia;
  • Ensino superior (apenas pós-graduação).

2 – Professor universitário

Agora, se o seu intuito é dar aulas para o ensino superior, é necessário dedicar um pouco mais do seu tempo e recursos para a sua formação. Quando falamos em instituições privadas, é necessário ter, no mínimo, uma pós-graduação lato sensu (especialização). Já em universidades públicas o professor deve ter um mestrado ou doutorado.

4 cursos para impulsionar a carreira de professor

Como já falamos anteriormente, decidir dar aulas requer interesse em seguir se especializando e se atualizando a todo instante. Pensando nisso, trouxemos alguns tipos de cursos que podem te ajudar a ser um docente disputado entre diversas instituições:

1 – Especialização

Essa pós-graduação vai ajudar a alavancar seu currículo de docente e, quando as instituições notam que você é especialista em uma área específica, as chances de conquistar boas vagas são ainda mais altas. O seu curso de especialização vai depender da área que você deseja atuar e de qual matéria quer ser referência.

2 – Curso de idiomas

Investir em um curso de idiomas também é um ponto crucial para quem deseja participar de concursos na área do ensino e processos seletivos de mestrado e doutorado. Esse também é um diferencial na hora de ajudar alunos em sala de aula, caso tenha o intuito de trazer algum material em outro idioma para a aula.

3 – Mestrado

Para quem deseja seguir carreira acadêmica e dar aula em universidades, o mestrado é um ponto obrigatório para ter mais credibilidade. Esse é um curso que vai se aprofundar nos estudos e pesquisas mais longas. Se o seu interesse é prestar um concurso para o cargo de professor, por exemplo, o mestrado, às vezes, é exigência mínima.

4 – Doutorado

O doutorado é para quem deseja dar aulas desde o básico até a pós-graduação. Ao optar por esse curso, o profissional ganha um novo título e o destaque entre seus concorrentes será instantâneo — além de uma boa remuneração.

Optar pela carreira de professor não é uma decisão fácil, mas muitas são as oportunidades nessa área — que é uma das mais importantes no país. Mas, para conseguir se destacar e ter o sucesso sempre ao seu lado, manter-se informado e atualizado é algo imprescindível. Conheça os cursos da Anhanguera Educação e leve o seu currículo cada vez mais longe.

Quer saber mais sobre carreira e outros assuntos de educação profissional? Ouça o podcast Carreira em Pauta! O episódio de estreia conta com a participação do Ricardo Basaglia, diretor geral da Michael Page, que traz dicas para quem busca decolar no mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades