Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que é ser um bom professor: 5 qualidades fundamentais

professora em sala de aula com crianças para ilustrar texto sobre o que é ser um bom professor

A profissão de professor é uma das mais admiráveis e importantes que existem. Ele é o responsável por ensinar o que sabe e o que continua aprendendo, mas também de transformar a sociedade, criando bases sólidas para a construção de um país melhor. Acima de tudo, o professor tem o papel de incentivar pessoas e impactá-las de uma forma positiva visando um futuro mais promissor e a concretização de sonhos. A chave para saber o que é ser um bom professor está na dedicação, paciência e persistência.

Além disso, são qualidades de um bom professor se manter atualizado, sobretudo com as novas tecnologias e inovações, e procurar constantemente novas estratégias e métodos de ensino para que o conhecimento chegue para todos os alunos. O profissional geralmente carrega essa paixão por ensinar muito latente dentro de si e não mede esforços para atingir os seus objetivos junto à classe.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Qual deve ser o perfil de um professor?

Os desafios de um professor são diários e para se ter sucesso na profissão não basta apenas ter uma formação. Desta forma, alguns requisitos são fundamentais para chegar a um perfil ideal, como ser comunicativo, ter facilidade de se relacionar com as pessoas, ser criativo, amar o seu ofício e saber se colocar no lugar do outro, ou seja, ter empatia. Ele precisa pensar “fora da caixa”, buscando novas possibilidades para tornar as aulas mais atrativas e, assim, manter os seus alunos motivados.

Do mesmo modo, o professor, quando se sente motivado e carrega esse estímulo pela profissão, faz das dificuldades uma oportunidade de desenvolvimento e aprendizado. O seu propósito é oferecer um ensino de qualidade e para isso está sempre tentando dar o seu melhor e encorajar os seus alunos. Ele, inclusive, vai buscar ferramentas que contribuam para que as suas aulas possam ir além do trivial, com opções mais lúdicas, tornando-as mais dinâmicas e empolgantes.

O que é preciso para ser um bom professor: 5 qualidades fundamentais

1 – Conexão humana

Apesar de toda a tecnologia que temos hoje e das habilidades que um professor precisa ter, a conexão humana será sempre essencial. Na escola, além do conteúdo aplicado, muitos alunos buscam neste ambiente uma oportunidade de acolhimento, de resolução de conflitos e outros tipos de suporte. É neste lado humano que existe na figura do professor que eles encontram um alento diante das adversidades.

2 – Ter facilidade de comunicação

Um bom professor precisa se comunicar bem. Apesar de na maior parte do tempo ele ser o responsável por emitir a informação por meio do conteúdo passado aos alunos, é necessário que o docente também saiba ouvir e entender o que eles querem dizer. No caso de crianças nos primeiros anos de escola, nem sempre a mensagem delas é clara, então, neste caso, também será necessário interpretá-la. É importante saber dialogar e estar sempre atento às necessidades individuais de cada pessoa.

3 – Buscar aperfeiçoamento

Toda profissão precisa de atualização e aperfeiçoamento constantes. Afinal, o mundo muda muito rápido e a tecnologia tem acelerado esse processo. Mas, no caso do professor, como a função dele é ensinar, ele jamais pode estagnar no aprendizado. Ele precisa ter sempre essa energia de buscar mais conhecimento, novos métodos e ferramentas. Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma aliada, pois contribui no preparo das aulas e as tornam mais interativas, junto com o apoio e mediação do docente.

4 – Capacidade de adaptação

Como os professores enfrentam novos desafios e contratempos com frequência, é essencial que eles tenham essa capacidade de adaptação e não percam o fascínio por ensinar. Um grande exemplo que temos hoje é o ensino online, pois muitos docentes tiveram que se moldar ao novo formato a distância, que tem ganhado cada vez mais adeptos. Desta forma, ele precisa criar um planejamento e contar com plataformas ágeis e que estejam alinhadas com o seu projeto pedagógico.

5 – Ser responsável e dar o exemplo

O professor costuma ser um espelho e inspiração para os seus alunos. Por isso, é importante estar atento às suas atitudes em sala e ter respeito a cada ritmo de aprendizagem. Além disso, preparar a aula com antecedência, tendo o cuidado de seguir um cronograma de ensino para que ele seja cumprido ao final de cada semestre/curso, é um item fundamental que demonstra responsabilidade e comprometimento.  

E você, tem vontade de ser professor? Se esse for o seu objetivo, aqui neste texto você encontra muita informação sobre o que é ser um bom professor. E para os profissionais que lecionam Educação Física, confira dicas para ministrar suas aulas online

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades