Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Vantagens da terceira idade no mercado de trabalho

Muito se fala sobre aumentar a pluralidade no mercado de trabalho. São incontáveis artigos, palestras e mudanças efetivas na cultura de diversas empresas que visam a inclusão e diversidade nas equipes. Ao se deparar com esses dois termos, provavelmente os primeiros grupos que lembramos são as chamadas minorias sociais. No entanto, vale lembrar que a terceira idade também tem buscado oportunidades. 

Seja para complementar a renda ou por acreditar que ainda têm muito a contribuir, cada vez mais idosos têm permanecido ou retornado ao trabalho. De acordo com o IBGE, houve um aumento de 1,3% de trabalhadores da terceira idade no mercado de trabalho.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

A verdade é que muitos profissionais maduros estão dispostos a oferecer suas qualificações e há muitas vantagens em integrar esses membros no time. Confira algumas: 

Experiência é o maior diferencial

É bem provável que profissionais maduros tenham passado anos construindo suas carreiras na mesma área e, por isso, tenham conhecimento avançado e uma visão muito mais abrangente. Essas pessoas são capazes de prever problemas futuros e, dessa forma, evitá-los. 

Leia também: Vantagens do modelo de pós-graduação EAD

Somando experiência profissional e experiências de vida, os idosos costumam ter um perfil comportamental altamente enriquecedor para a equipe. São menos imediatistas e mais sábios. Por isso, enriquecer as equipes com estes profissionais, certamente pode trazer um excelente ponto de equilíbrio aos mais jovens.

Reintegrando a terceira idade em sua empresa

As vantagens em incluir membros da terceira idade nos times são extremamente relevantes e geram ótimos resultados. No entanto, essa reintegração deve ser feita de maneira consciente e adequada, principalmente se o profissional passou algum tempo fora do mercado de trabalho. 

A começar pela conscientização em todo o ambiente profissional, antes mesmo da chegada do novo membro. A aceitação dos funcionários mais jovens é fundamental para o bem-estar de toda a equipe e deve ser pautada pela oportunidade que todos terão de aprender com o membro mais velho. 

Outro fator importante é adaptar as funções e a carga horária de trabalho de maneira gradativa, respeitando o tempo e os limites do funcionário para evitar uma sobrecarga. Com o tempo, é provável e natural que o ritmo de trabalho aumente, conforme cresce a familiaridade com o ambiente e as novas funções. 

Por fim, apresentar a empresa, a cultura de trabalho, os membros, clientes e, se for o caso, o ambiente físico de trabalho. É fundamental para deixar o novo funcionário mais familiarizado e seguro sobre o emprego. A responsabilidade social neste caso é imprescindível e certamente elevará sua empresa a um patamar mais inclusivo, humano e plural. 

Ao falar em terceira idade, é certo que não há idade para aprender e obter novos conhecimentos. Para isso, vale apostar em uma pós-graduação EAD. Conte com a Unopar para te ajudar a se manter atualizado e atento às tendências do mercado de trabalho.  

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades