Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como ser nômade digital e trabalhar de qualquer lugar do mundo

mulher com notebook e paisagem de fundo para ilustrar texto sobre como ser nômade digital

O seu sonho é viver viajando? Então saiba que essa é a realidade de muitas pessoas adeptas do nomadismo digital – categoria que se tornou ainda mais almejada com os avanços tecnológicos e a praticidade do home-office. Mas, agora, você deve estar se perguntando: como ser nômade digital

Antes de mais nada, vamos aos dados. De acordo com um levantamento do Booking.com, site de hospedagem, com 20 mil viajantes de 28 países, 43% dos brasileiros estão em busca de reservas em lugares onde também é possível trabalhar e 58% querem estender sua viagem de trabalho para aproveitar o tempo livre. 

blog banner desconto em pós-graduação

Segundo a Abemmi (Associação Brasileira dos Especialistas em Migração e Mobilidade Internacional), existem cerca de 35 milhões de nômades digitais no mundo, um número que só deve aumentar. A perspectiva é que 1 bilhão de pessoas trabalhem remotamente – e de onde quiserem – até o ano de 2035. 

O que é ser um nômade digital?

O termo surgiu lá na década de 90, mas esse estilo de vida vem se tornando cada dia mais comum, especialmente pelo avanço da tecnologia e a facilidade de viajar para fora do país.

No dicionário, “nômade” significa uma pessoa “que não tem habitação fixa, que vive permanentemente mudando de lugar”. Quando adicionamos “digital” ao termo, queremos dizer que esse profissional se mantém através da internet.

Essa é uma realidade praticável em diversas profissões que trabalham diretamente com a internet, ainda mais sabendo que diversas tarefas podem ser feitas de maneira remota e muitas empresas abriram de vez mão dos escritórios. 

Como ser nômade digital?

Para se tornar um nômade digital, é preciso pensar bem nos prós e contras (como em qualquer profissão, estilo de vida ou decisão importante a se tomar). Apesar de parecer que é só “viver viajando”, não é. É preciso ter um planejamento financeiro e estar preparado para imprevistos, além de viver fora da sua zona de conforto. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas que ajudam a ter uma noção mais ampla de como se tornar um nômade digital. Confira!

1 – Avalie se você pode ser um nômade na sua profissão

O primeiro passo para se tornar um nômade digital e saber se você consegue ser um. O seu trabalho consegue ser 100% realizado de maneira remota? Se você trabalha em uma empresa, por exemplo, é preciso conferir com os seus gestores se esse estilo de vida é uma possibilidade que vai de acordo com as políticas da empresa.

Então, faça uma avaliação se é possível fazer essa transição para o home office ou, caso você já esteja nesse modelo de trabalho, torná-la permanente, seja trabalhando na empresa atual ou como autônomo. 

2 – Estude inglês

É possível ser um nômade digital viajando pelo Brasil ou nos países da América Latina, o que já é maravilhoso. Mas se a sua vontade é ir para outro continente, saber falar inglês é muito importante não só para se comunicar, mas também para conseguir mais possibilidades de trabalho.

Apesar de ser cada dia mais fácil se comunicar com pessoas de qualquer lugar do mundo, o inglês ainda é a língua universal. Saber falar o idioma te dá acesso à mais informações ou até mesmo cursos fora do país, o que ajuda na sua capacitação profissional. 

Leia também: 5 dicas para treinar o inglês e ficar fluente no idioma

Se sua área de atuação permitir, ainda dá pra conseguir trabalhos com clientes de outros países, e possivelmente ser remunerado em outra moeda, como dólar ou euro. Já pensou?

3 – Busque se capacitar profissionalmente

Os profissionais que mais se destacam no mercado são aqueles que possuem um bom conhecimento técnico e prático. Por isso, um passo importante para trabalhar em qualquer lugar do mundo é desenvolver as suas habilidades e, para isso, uma especialização EAD pode ajudar.

Estudar também é necessário caso você queira migrar de carreira para se adaptar ao nomadismo digital, se tornando capacitado para exercer funções que têm demanda online, mas que você não possui tanta proximidade. 

Pesquise os nichos disponíveis e valorize o seu currículo. Afinal, como nômade você pode oferecer serviços como freelancer e precisa mostrar a qualidade do seu trabalho para os potenciais novos clientes. 

4 – Se conecte com outros nômades digitais

Tudo fica mais fácil ao conhecer pessoas que buscam os mesmos objetivos que você. E não há melhor fonte de informação sobre como ser nômade digital do que pessoas vivendo essa experiência, não é? 

Por isso, uma dica é se conectar com pessoas que já vivem esse estilo de vida e possam te dar dicas e se tornar conexões. Existem muitos grupos nas redes sociais e páginas no Instagram em que os adeptos ao nomadismo compartilham suas histórias.

Profissões para ser nômade digital

Hoje em dia, muitas profissões podem ser exercidas de maneira remota. Ter uma conexão com internet facilitou até mesmo que psicólogos e até educadores físicos, por exemplo, pudessem fazer atendimentos online. Porém, tem algumas demandas que estão 100% conectadas à rede e, por isso, possuem bastante demanda de trabalho online. 

Produção de conteúdo

Jornalistas, profissionais de marketing, social media, publicitários… Todas essas áreas da comunicação possuem a facilidade de trabalhar pela internet e costumam funcionar muito bem na modalidade de trabalho remoto. Também é possível trabalhar no meio digital com revisão de texto e tradução, por exemplo. 

Design

Os designers também estão entre os nômades digitais. Esses profissionais são muito procurados para tarefas como ilustrações e diagramação.

Programação

Entre os profissionais mais valorizados da atualidade estão os programadores e desenvolvedores de softwares e aplicativos. Essas profissões costumam ter muitas vagas para quem quer saber como ser nômade digital, seja como freelancer ou com contrato em empresas mundo afora.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades