Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Quer melhorar o vocabulário? 6 dicas que você deve seguir

Ter um bom conhecimento sobre as palavras que se usa é um passo a mais para ter uma comunicação excepcional. Além de te ajudar a ter bons desempenhos em redações e provas, como vestibulares ou testes de português aplicados em processos seletivos, ter esse tipo de conhecimento pode ser essencial para crescer no mercado de trabalho. Então, que tal aprender como melhorar o vocabulário?

O primeiro passo é entender as variações da língua. O português é um idioma muito variado e possui suas próprias particularidades em cada estado do Brasil – ou até mesmo em diferentes regiões de uma mesma cidade. Esse fator contribui para que tenhamos muitas formas de falar dentro de um país, mas o que deve ser sempre usado em um ambiente de trabalho e redações formais é a norma culta. 

blog banner desconto em pós-graduação

Na hora de escrever, também é essencial ter um vocabulário rico para evitar repetições de palavras e produzir um texto fluido, de fácil leitura e compreensão. Todas as formas de melhorar o vocabulário, porém, podem ser aplicadas no dia a dia. Por exemplo: com leituras, conversas ou até mesmo criar o hábito de pesquisar sinônimos. 

Como melhorar o vocabulário?

Quer saber como aprender novas palavras? Confira abaixo!

1 – Leia livros

Além de prática, a leitura é uma maneira muito eficiente de adquirir conhecimento, em especial sobre novas palavras para melhorar o vocabulário. 

Não é preciso ler apenas livros difíceis e clássicos com linguagem rebuscada. Apenas invista em obras de gêneros variados, para fugir da sua zona de conforto e conhecer novas colocações, palavras e histórias. Assim, se você gosta muito de livros de romance, por exemplo, aposte em algum de ficção científica para ganhar uma bagagem maior.

Leia também notícias, histórias na internet, blogs… Todo tipo de leitura é válida e te ajuda a reforçar a sua habilidade de se comunicar, defender seu ponto de vista e argumentar. O que mais importa é criar um hábito de leitura. Caso você não conheça alguma palavra, consulte o dicionário.

2 – Pesquise no dicionário

O final da primeira dica já nos leva à segunda: o dicionário pode se tornar o melhor amigo de quem quer aprimorar o vocabulário. Lá, você encontra todas as palavras da língua portuguesa e consegue tirar dúvidas sobre seus conceitos, significados e até ver exemplos de aplicações em frases. 

Leia também: 7 dicas para escrever melhor: confira e melhore sua escrita

A partir dessa pesquisa bastante simples, fica fácil implementar o uso de alguns vocábulos no seu dia a dia. Ainda mais porque você tem a noção de como incluir determinada palavra nos contextos corretos e não usá-las de maneira equivocada.  

3 – Aprenda sinônimos

Uma outra dica para quem quer saber como melhorar o vocabulário é a utilização de sinônimos. Eles nada mais são do que palavras diferentes com o mesmo significado – ou de definição semelhante. Além de te ajudar a ampliar o repertório, eles também são ótimas soluções para evitar repetições durante o texto. 

Por exemplo: “simples” pode ser substituído por “singelo”, da mesma maneira que “impróprio” pode ser “inadequado” ou que em um mesmo contexto pode-se usar as palavras “tranquilo” ou “calmo”.

 A dica é sempre manter a atenção nos termos que você costuma usar e, se souber que precisa incluir a mesma palavra mais de uma vez, busque sinônimos. 

4 – Pesquise as regras de gramática para entender a formação das palavras

Nos estudos de língua portuguesa existem regras que se chamam derivação prefixal e derivação sufixal. Esses dois tipos gramaticais servem para sabermos a formação de algumas palavras, com prefixos acrescentados antes desses vocábulos e os sufixos, depois. 

Por exemplo no caso dos prefixos: des + leal = desleal; sub + gerente = subgerente. Já os sufixos funcionam da seguinte maneira: simples + mente = simplesmente. Diversas palavras são formadas a partir dessas regras de gramática e, sabendo como funciona, fica muito mais fácil pensar em novas possibilidades da linguagem.

5 – Converse com muitas pessoas

Da mesma maneira que a leitura, conversas com outras pessoas – em especial aquelas que possuem uma bagagem cultural diferente da sua – acrescenta muito no vocabulário. As palavras podem ser aprendidas durante uma troca de ideias e te insere em contextos variados. 

Seu amigo não vai usar a mesma linguagem que o seu professor universitário, por exemplo, e ele, por sua vez, não fala da mesma forma que o seu pai. Cada forma de conversar ajuda a expandir os horizontes, conhecer novas palavras e diferenciar o que são as marcas da oralidade das normas cultas do português.

6 – Use as palavras que você aprendeu

Por último, mas não menos importante, a dica de ouro é colocar em prática o seu conhecimento. Nesse caso, as palavras e expressões que aprendeu podem ser usadas na hora de escrever uma redação, em conversas, apresentações e muitas outras formas.

Quanto mais você usa o seu aprendizado, mais irá melhorar o vocabulário e gravar na memória os seus conhecimentos. Outra forma de aprender e, ainda, crescer na carreira é investir em uma pós EAD

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades