Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Quais são as habilidades técnicas mais desejadas para profissionais de tecnologia em 2022?

homem programando para ilustrar texto sobre habilidades técnicas para tecnologia

Expectativa de altos salários e de muitas oportunidades de emprego fazem da tecnologia um dos setores mais promissores de 2022. No entanto, as melhores vagas só estarão disponíveis para quem tiver as habilidades técnicas necessárias para ocupar esses cargos.

Segundo a pesquisa Robert Half – Guia Salarial 2022, o setor de tecnologia estará em alta graças a fatores como o trabalho remoto – que continuará fazendo parte da rotina de muitas empresas – e à necessidade de transformação digital pela qual elas vêm passando.

Por outro lado, a pesquisa também mostrou que “63% dos CIOs dizem que será mais desafiador encontrar profissionais qualificados em 2022”. Isso significa que, se você deseja construir uma carreira nessa área, esse é o momento de buscar atualização e conhecimento.

blog banner desconto em pós-graduação

E então, quer saber quais são as habilidades técnicas necessárias para conseguir uma boa oportunidade nesse mercado? Continue acompanhando esse artigo e descubra.

Quais serão os profissionais mais procurados na área da tecnologia em 2022?

Como dissemos, a necessidade de adaptar toda a estrutura de trabalho para o home office e de aumentar a operação digital por consequência da pandemia fez com que as empresas precisassem oferecer uma boa experiência online aos usuários. Garantir a segurança de dados e informações sensíveis que são coletados e armazenados pelas companhias também se tornou uma prioridade.

Sendo assim, os profissionais mais requisitados no mercado são os que atuam em áreas como infraestrutura, segurança da informação e desenvolvimento, como estes abaixo:

  • Desenvolvedor Front-End (sênior) 
  • Desenvolvedor Full Stack (pleno e sênior) 
  • Arquiteto de soluções 
  • Tech Lead
  • Profissional de infraestrutura (analistas e coordenadores) 
  • Profissional de segurança da informação (especialistas a gerentes)
  • Desenvolver Back-End (pleno e sênior) 
  • DeVops 
  • Product Owner 
  • Profissional de dados 

Já os setores que mais contratam profissionais de TI são os da tecnologia, do mercado financeiro, varejo, da logística e as startups.

Quais serão as habilidades técnicas que os profissionais de tecnologia deverão ter em 2022?

Se você se interessou por algum dos cargos que citamos acima, saiba que precisará desenvolver habilidades técnicas bastante específicas para se qualificar para essas posições. Veja a seguir quais são as mais requisitadas.

Segurança da informação: se você quer trabalhar na área que é considerada uma das mais importantes da tecnologia na atualidade, também precisa ter conhecimento à altura.

Para isso, é necessário ter conhecimento em preventivo e gestão pós-ataque. Conhecer a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a ISSO 270001 também é importante.

Infraestrutura: tem interesse em atuar na área que é considerada o alicerce da tecnologia dentro das empresas? Então, precisa conhecer bastante sobre cloud computing.

Softwares como VMware, ferramentas como active directory, além de Windows Server e redes, tais como VPN, são fundamentais para o trabalho nessa área.

Desenvolvedores: uma das áreas que mais contratam – e que têm os melhores salários – também exige bastante habilidades técnicas. É preciso conhecer linguagens de programação como Java, Phyton, HTML e Kotlin. Linguagens de scripts também são necessárias, como é o caso do JavaScript.

React, Angular, Vue.js, Flutter e Swift também entram na lista de conhecimento que os desenvolvedores precisam ter.

Metodologias ágeis: para participar de equipes de projetos, entregar produtos e soluções de forma eficaz, é preciso conhecer as metodologias ágeis. Logo, saber trabalhar com Scrum, Lean, Kanban, Extreme Programming (XP) e outras metodologias ágeis é essencial.

Inglês fluente: quem deseja se destacar e ter acesso a ótimas oportunidades nos cargos que mencionamos precisará ser fluente em inglês. 

Além de ser o idioma padrão das linguagens de programação, muitas oportunidades estão em empresas que atuam em outros países, tornando necessária a interação entre pessoas de várias partes do mundo.

Habilidades comportamentais que os profissionais de tecnologia precisam ter em 2022

Já dissemos o quanto as habilidades técnicas são importantes para quem trabalha com tecnologia, certo? Mas a verdade é que também existem habilidades comportamentais – conhecidas como soft skills, que ajudam muito na conquista de uma vaga em tecnologia. Confira quais são.

Comunicação: na área da tecnologia, você vai precisar muito dessa habilidade para explicar com clareza processos técnicos para colegas de outros setores e clientes.

Autogerenciamento: saber controlar as suas ações, pensamentos, decisões e gerenciar seu próprio trabalho sem a necessidade de supervisão constante é essencial se você deseja trabalhar com tecnologia.

Relacionamento interpessoal: participar de projetos com diversos profissionais, inclusive de outras áreas, é algo frequente na carreira de tecnologia. Por isso, ter um bom relacionamento interpessoal ajuda a criar um ambiente mais colaborativo e entregar resultados melhores. 

Liderança: mesmo não tendo um cargo de gestão, você precisará liderar projetos ou equipes. Por isso, saber delegar tarefas e ter foco no objetivo final são ações fundamentais.

Flexibilidade: os profissionais de tecnologia precisam se adaptar de forma muito rápida às mudanças e imprevistos que acontecem durante os projetos, assim como às inovações que surgem constantemente na área da tecnologia. 

Agora que você já conhece o que é necessário para trabalhar na área da tecnologia e as habilidades comportamentais que todo profissional precisa ter, é importante saber como desenvolvê-las.

Fazer um curso de pós-graduação na área da tecnologia é uma das maneiras mais eficientes de desenvolver habilidades técnicas e se atualizar com o que está acontecendo no mercado. Além disso, participar de comunidades, eventos e acompanhar sites e blogs especializados também pode ajudar bastante. 

E se você quer se preparar para atuar na área da tecnologia, conte com a especialização EAD. Além de poder estudar de onde estiver e no horário que puder, você também poderá obter o seu certificado reconhecido pelo MEC em apenas 6 ou 10 meses. Conheça todas as opções de cursos de pós-graduação EAD, faça a sua inscrição e comece hoje a desenvolver as competências do futuro.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades