Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Resumo profissional para currículo: como fazer o seu?

mulher digitando no notebook para ilustrar texto sobre resumo profissional para currículo

Você já teve dúvidas de como criar um resumo profissional para currículo? Saiba que esse é o questionamento de muitos profissionais e que faz a diferença na hora de chamar atenção dos recrutadores. Para te ajudar nessa missão, separamos dicas de como fazer o seu. Continue lendo!

O que é resumo profissional?

O resumo profissional nada mais é do que um espaço destinado a escrever sobre suas experiências profissionais, qualificações e formações, e deve estar sempre depois das suas informações pessoais.

blog banner desconto em pós-graduação

Como o próprio nome já diz, ele é um resumo e, por isso, deve ser apresentado de forma direta. É a partir dele que a maioria dos recrutadores vai saber se o perfil atende ou não o que a vaga em questão pede.

E não há um tipo específico de profissional que deva utilizar o resumo profissional, pois é algo que todos os candidatos devem preencher no currículo. Desta forma, o recrutador consegue ter uma ideia clara de quem você é, do que já fez e o que pode fazer.

Como fazer um resumo profissional para currículo?

O resumo profissional para currículo deve ser bem escrito e apresentando todas as informações de forma breve e concisa. Mas, existem alguns detalhes que não devem faltar. Confira abaixo:

1 – Fale do seu tempo de experiência na área

Em uma única frase, você deve informar o seu tempo de experiência. É extremamente importante dar essa informação, pois só assim é possível saber se você possui experiência no mercado de trabalho e se estará apto para a vaga em questão. 

Lembre-se: não pense em mentir. Seja objetivo ao dar essa informação. Por exemplo, experiência de 2 anos em rotinas administrativas ou experiência de 5 anos no setor de sistemas da informação. Evite usar frases longas.

2 – Coloque as áreas que você já atuou

Quando você informa as áreas e empresas que já trabalhou, o recrutador consegue ter uma ideia do que você já fez e do que pode fazer para a empresa. Caso não tenha passado por muitas áreas, uma opção é dar mais detalhes das atividades profissionais que já realizou. Isso só fará sentido se você realmente já trabalhou em outras empresas, além de ser algo que complementa o item anterior.

Leia também: Fazer currículo pelo celular: 5 dicas para você seguir

3 – Não esqueça das suas formações

Se você já tem uma formação superior, técnico ou pós-graduação, é nesse espaço que você vai informar ao recrutador porque ele já consegue perceber a sua qualificação e saber como direcionar o processo.

Evite falar que você é “bacharel” ou “técnico” em algo, mas parta direto para o que você se tornou após o curso. Se fez engenharia, agora você é engenheiro. Se fez especialização em Big Data, você é especialista em Big Data.

4 – Certificados, idiomas e cursos livres

Se você fez algum curso além da graduação ou pós-graduação EAD, como aulas de inglês ou cursos livres, lembre-se de informar cada curso que fez. Fale sobre o nível que você está, por exemplo, ao mencionar que você tem um curso de inglês deixe claro o seu nível. Dependendo da vaga, essa informação pode ou não fazer com que o recrutador elimine seu currículo do processo.

2 dicas para não errar no seu resumo profissional

Conseguir destacar seu currículo em meio a tantos já não é uma tarefa fácil. Por isso, o seu resumo deve ser criativo, objetivo e original, pois só assim o recrutador vai ter interesse em te conhecer. Saiba como não errar nesse processo:

1 – Adaptação do texto

Você já sabe qual formatação o seu resumo profissional deve ter, agora é só organizar as ideias e utilizar termos simples, mas sem deixar de lado a escrita correta e a linguagem formal que se espera em um currículo. É importante manter o padrão e sempre de forma objetiva.a”. 

2 – Revisar o texto é primordial

Veja se a ortografia e a linguagem que você escolheu para o seu resumo estão adequadas. Se for necessário, faça os devidos ajustes até deixar o texto adequado para o que espera-se de um resumo ideal (de acordo com o que você acredita também).

O resumo profissional para currículo dá uma outra imagem para o documento, além de facilitar que recrutadores saibam o que esperar de você como profissional. Em momentos de tanta concorrência, usar esses pequenos detalhes para conseguir se destacar é essencial. Não deixe de explorar suas qualidades, objetivos, formações e experiências porque essa é a forma de abrir a primeira porta rumo ao seu objetivo de carreira.

 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades