Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Precisa despertar a criatividade? Saiba o que você deve fazer

mulher segurando uma lâmpada para ilustrar texto sobre despertar a criatividade

Você sabia que é possível despertar a criatividade que existe dentro de você? Sim, essa é uma habilidade – e não um dom, como muitos pensam – e está ligada à capacidade de inventar coisas novas. Assim, é mais do que possível se tornar uma pessoa mais criativa.

E, acredite ou não, a criatividade é muito importante no mercado de trabalho. De acordo com o relatório Future of Work, publicado em 2018 pelo Fórum Econômico Mundial, ela é a terceira habilidade mais importante para se ter em uma empresa. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Pessoas criativas têm uma variedade de repertório, além da capacidade de se reinventar através dos momentos de dificuldade. A maior causa da ausência de criatividade, segundo estudos, é a falta de estímulos no dia a dia, como ter uma rotina muito restrita. 

Quer saber como despertar a sua criatividade? Confira as dicas abaixo: 

7 passos para despertar a criatividade

Ser mais criativo envolve colocar o cérebro para trabalhar e trabalhar para desbloquear o caminho de sua criatividade natural, permitindo assim que você a desenvolva. 

1 – Saia da sua zona de conforto

Como mencionamos, viver todos os dias a mesma rotina faz com que o seu cérebro fique “estagnado” e, consequentemente, menos criativo. Por isso, sair da mesmice é essencial. 

Procure novas experiências, deixe os seus sentidos trabalharem, vá para lugares que nunca foi, escute músicas diferentes e busque novos conhecimentos. Sair da sua zona de conforto, ou seja, daquelas mesmas atividades todos os dias, se torna um exercício que ajuda o cérebro a ativar diferentes áreas.

Lembre-se: não é preciso começar do zero. Basta procurar em áreas relacionadas aos temas que você já tem familiaridade. Se você conhece muito sobre cinema, por exemplo, talvez seja hora de buscar livros ou podcasts que também te interessem. E isso pode incluir hobbies ou atividades profissionais: dos gêneros de séries até aprendizados. 

2 – Explore os seus sentidos e observe o mundo

Abra as janelas do seu quarto, sinta o vento, experimente um sabor diferente, cheire as flores ou, simplesmente, tome um banho. Deixe os seus sentidos trabalharem e, ao estimulá-los, a criatividade começa a surgir naturalmente. 

Além disso, vivenciar o que o mundo te oferece, observando o seu dia a dia e as coisas ao seu redor também pode ajudar a ter novas ideias. Steve Jobs criou as embalagens para os produtos da Apple a partir da análise de uma caixa de sanduíche, por exemplo. 

3 – Converse com as pessoas

Conversar com amigos, familiares ou colegas pode ser uma ótima maneira de despertar novas ideias. Isso porque, além de te permitir socializar – o que também é um estímulo para o cérebro -, conhecer outros pontos de vista, vivências e opiniões pode ser muito agregador.

No local de trabalho, pode ser interessante fazer um “brainstorm” (traduzido literalmente para “chuva de ideias”, em português) e pedir a colaboração das equipes para pensar em soluções e inovações. Qualquer ideia é bem-vinda e pode ser aprimorada.

4 – Descanse

Cérebro cansado não pensa direito. Por isso, tire todo o tempo que puder para descansar e dar um tempo para a sua mente. As pausas e descansos fazem muito bem para o cérebro e fica mais fácil desenvolver uma boa ideia quando ele está disposto a trabalhar. 

Assim, mesmo que não queira dormir, crie um momento para você. Pode ser assistindo um filme, saindo de casa (sozinho ou acompanhado), tomando um banho ou mexendo no celular. Essas práticas podem te ajudar a relaxar e se distrair para voltar com tudo e, com isso, despertar a criatividade..

5 – Coloque as ideias no papel

Ideias não devem permanecer guardadas para sempre. É importante colocá-las no papel, escrever o que quer que esteja na sua mente, mesmo que não seja tão boa assim no início, para que, dessa forma, você consiga analisá-la e aprimorá-la. Se você não anotar, elas podem ficar esquecidas e a chance de não se concretizarem é muito maior. 

6 – Crie e não tenha medo de errar

Escreva, cante, desenhe, faça uma receita, maquiagem… Qualquer coisa que te ajude a expressar a sua criatividade. A sua criação não precisa ser nada grandiosa, mas entenda que é uma forma de criar e colocar um pouco da sua essência para fora. 

Leia também: Como aprender com os erros e usá-los de aprendizado?

Fazer um pouquinho a cada dia ou tirar um tempo da sua semana para isso pode te ajudar a despertar a criatividade nos momentos que você mais precisar. Ah, e não tenha medo de errar caso não fique perfeito de primeira. O mais importante é manter a sua originalidade. 

7 – Estude, estude, estude

As ideias não existem sem conhecimento e, por isso, é preciso exercitá-lo para compreender novas áreas, inventar soluções ou pensar fora da caixa. 

Faça cursos sobre os assuntos que você se interessa, como uma pós-graduação. Faça pesquisas na internet, leia livros e pesquise vídeos e podcasts. Toda plataforma de conhecimento é válida para despertar a criatividade.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades