Ir para o conteúdo
Você na Pós

Guia da pós-graduação: o que é, tipos, vantagens e mais

mulher com lápis na mão olhando para o notebook para ilustrar texto sobre pós-graduação

Todo estudante já ouviu falar da importância em continuar os estudos após a formação para continuar se destacando no mercado de trabalho. Os cursos de pós-graduação são ótimas opções para se especializar e são de extrema importância para o currículo. 

Mesmo sabendo da importância em cursar uma pós-graduação, algumas pessoas ainda têm dificuldade em entender como funciona e quais são as modalidades dela. Por isso, preparamos esse guia completo onde vamos explicar tudo sobre esse universo de pós-graduação. 

O que é pós-graduação?

Como o próprio nome já diz, a pós-graduação é feita depois que o curso superior acaba, seja um bacharelado, licenciatura ou curso técnico. Para saber como a pós-graduação funciona, depende do formato que é escolhido para continuar os seus estudos, podendo ser stricto sensu ou lato sensu

Essa é uma forma de aprender alguns temas que foram abordados de forma superficial, devido a carga horária durante a graduação. Os alunos decidem seguir a pós para aprender mais sobre conteúdos que chamaram a sua atenção. Por exemplo, alunos que cursaram enfermagem podem optar por se especializar em enfermagem do trabalho, em oncologia, home care e em outras áreas correlatas.

banner de pós-graduação com até 60% de desconto

Tanto na pós-graduação lato sensu como na stricto sensu é importante optar por cursos que tenham algo em comum com a sua formação, seja do seu interesse e esteja de acordo com as suas vontades profissionais — sendo para o mercado, pesquisa ou docência. Ter uma formação específica vai trazer diversos benefícios à sua carreira e deixar o seu currículo ainda mais atrativo.

Quem pode fazer pós-graduação?

O principal pré-requisito para cursar uma pós-graduação lato sensu ou stricto sensu é ter concluído a graduação de nível superior (bacharel, licenciatura ou técnico). Alguns cursos aceitam diplomas de ensino superior de qualquer curso superior e podem ser realizados por vários graduados em áreas totalmente diferentes. Por exemplo, o mesmo curso pode ter profissionais da comunicação, engenharia e administração.

Os cursos de pós-graduação proporcionam oportunidades ainda melhores no mercado de trabalho porque qualificam os profissionais graduados em uma especialidade de áreas determinadas. Cada curso tem os seus pré-requisitos específicos e dependem das exigências que a própria instituição impõe. Enquanto algumas pedem somente a graduação em determinados cursos, já em outras, quando é uma especialização mais específica, exigem que o estudante tenha um conhecimento prévio na área.

Quais são os tipos de pós-graduação?

São dois tipos de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu. A diferença entre elas é sobre o segmento de atuação profissional após a conclusão do curso e isso acontece porque na stricto sensu o foco é em tornar profissionais mais qualificados para o mundo acadêmico e, na lato sensu, para o mercado de trabalho. O mestrado e doutorado são considerados cursos stricto sensu e os MBAs e especializações são lato sensu

Pós-graduação stricto sensu

Esse tipo de pós-graduação exige muito estudo e preparação para conquistar o direito de serem chamados de mestres ou doutores. Para conseguir cursar mestrado ou doutorado, é necessário passar por um processo seletivo e atingir algumas exigências que são descritas no edital. No final do curso, o aluno recebe um diploma que dá o direito de atuar na pesquisa ou docência.

Pós-graduação lato sensu

Ao contrário dos cursos de stricto sensu, essa pós-graduação não tem um processo seletivo e, por isso, mais pessoas conseguem fazer. Os cursos têm duração mínima de 360 horas e, ao invés de um diploma, os alunos recebem um certificado de conclusão. O objetivo desta pós é aprimorar os conhecimentos profissionais em uma área específica  — seja com o MBA, Especialização ou MBA Executivo.

Por que a pós-graduação é importante?

O mercado de trabalho tem ficado cada vez mais competitivo e está mais difícil conseguir uma boa oportunidade tendo somente a graduação. Por isso, os profissionais buscam se especializar e, assim, conseguir turbinar o currículo e se destacar em meio a tantas pessoas.

Em todas as áreas, os cursos de extensão ou especialização já são uma ótima escolha. Independentemente da área, todos precisam estar por dentro das novidades ligadas ao mercado de trabalho e na área de atuação.

Outro ponto importante na busca por uma pós-graduação é porque só a graduação costuma passar por alguns temas de maneira geral, sem se aprofundar e, ao procurar uma oportunidade no mercado, as empresas preferem especialistas em determinadas áreas. Essa também é uma forma de valorizar o título que foi conquistado na graduação — bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.

Quando adquirimos novos conhecimentos, estamos capacitados para elevar o nível da carreira e da vida, além de transformar a nossa própria imagem na sociedade. Concluir um curso, seja um mestrado ou MBA, traz a realização pessoal e uma chance de melhorar a remuneração no seu emprego atual, pois é um grande passo e um enorme destaque em meio aos demais.

7 vantagens de fazer pós-graduação

homem olhando para a tela no notebook

Fazer uma pós-graduação tem sido a escolha de muitos profissionais e isso acontece porque o curso traz vantagens para a pessoa que optou por não ficar apenas na graduação, mas que visa um crescimento profissional ainda maior. Trouxemos 7 vantagens para a sua vida profissional e pessoal ao decidir fazer uma pós-graduação:

1 – Empregabilidade

Você está buscando uma nova oportunidade no mercado? Saiba que cursar uma pós-graduação pode ser uma ótima alternativa para te destacar em meio a tantos concorrentes. Isso acontece porque os recrutadores dão prioridade para quem tem mais conhecimento profissional da área em questão e esse curso ajuda bastante.

2 – Salário mais atrativo

Na 54ª edição da Pesquisa Salarial, realizada em 2018 pela Catho, os salários de profissionais com pós-graduação podem chegar a 50% mais do que aqueles que só têm a formação superior inicial. Ou seja, cargos com maiores salários são destinados para quem tem uma bagagem profissional ainda maior — e, nesse caso, um curso da pós pode ajudar.

3 – Título de especialista

Ao realizar um curso de pós-graduação, você terá mais conhecimento sobre uma determinada matéria que já foi vista (ou não) anteriormente na graduação. Você vai aprender mais, analisar questões diferenciadas, garantir uma bagagem maior sobre determinado assunto e passará a ser visto como referência nessa área.

4 – Fazer networking

Outra vantagem é que você consegue melhorar e aumentar a sua rede de contato, pois tanto seus colegas como professores são pessoas que já têm experiência profissional e estão interessados na mesma área que você. Dessa forma, existe uma troca de experiências e conhecimento que vai beneficiar a todos que souberem usar isso à seu favor.

5 – Destaque entre os concorrentes

Muitas empresas dão preferência para currículos com pós-graduação e saem na frente de quem ainda não decidiu se especializar, pois, além de ser especialista no assunto, você também tem mais autoridade e confiança para lidar com o assunto em questão — diferentemente dos demais. O mercado exige que as pessoas sigam em desenvolvimento contínuo e busquem sempre se qualificar e especializar na área que desejam destaque.

6 – Mudança de carreira

Conforme já falamos neste artigo, você não precisa ser formado na mesma área para cursar determinados tipos de pós-graduação. Por isso, é comum que algumas pessoas optem pela especialização na hora de mudar o caminho da própria carreira. Lembre-se: algumas áreas ainda exigem a formação na graduação para atuar na área. Por exemplo, no Direito ou na Engenharia, onde é necessário ser bacharel e aprovado no Exame da OAB (no caso dos estudantes de direito) ou da emissão do CREA (para os engenheiros).

7 – Currículo mais forte

Ter uma pós-graduação no currículo chama a atenção dos recrutadores, pois isso permite que, ao ter a sua experiência analisada pelo RH e a pela empresa, você consiga um maior destaque em relação aos outros. A pós não só fortalece seu currículo como te valoriza como profissional, pois mostra que você não se acomodou após a graduação e seguiu investindo na sua carreira.

Especialização e pós-graduação são a mesma coisa?

A especialização é um dos tipos de pós-graduação que existem e é comum ter diferença entre esse formato e os demais. Na especialização, o aluno conquista o certificado de especialista, enquanto em outras modalidades, como mestrado e doutorado, ganham o título de mestre e doutor, respectivamente.

Enquanto no mestrado é necessário desenvolver uma pesquisa e produzir uma dissertação, na especialização o aluno deve produzir uma monografia ou artigo científico, e isso pode mudar de acordo com a instituição de ensino. Outro ponto é que na especialização o aluno é preparado para o mercado de trabalho e não para pesquisa e docência, como nos cursos de stricto sensu

Qual é o momento de fazer uma pós-graduação?

Algumas pessoas preferem emendar a graduação com os cursos de pós-graduação. Outros já preferem dar uma pausa e pensar melhor sobre qual área pretende se especializar. Mas, independentemente do cenário, é importante tirar um tempo para pensar quais serão os próximos passos da sua carreira.

Só quem pode decidir o momento ideal para começar a pós-graduação é o próprio estudante, mas é importante ressaltar que não seguir na qualificação da sua carreira pode te levar à estagnação. Por isso, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar nesse momento:

  • Início da carreira

Se o seu desejo é sair na frente dos concorrentes, o melhor momento de começar uma pós é assim que sair da faculdade. Claro que isso é uma escolha pessoal, mas ao apresentar um diferencial você consegue disputar as melhores vagas.

Esse pode ser um bom momento porque você já está na rotina de estudo e conseguirá ter mais facilidade em assistir às aulas, fazer provas e até socializar com os colegas. Ter uma pós em andamento também pode te ajudar a se sair bem nos processos seletivos, pois passa uma imagem de “profissional preocupado com a carreira” e mostra proatividade — uma característica muito valorizada pela maioria das empresas.

  • Você precisa de um contato prévio com a área?

Se você ainda tem dúvidas se quer se especializar no curso da sua formação, uma boa opção é trabalhar um tempo na área que escolheu e isso poderá te ajudar. Você terá mais conexão com outras pessoas da sua área e pode ser benéfico na hora de decidir seguir ou não nessa escolha, além de aumentar o seu networking.

  • Recolocação no mercado

Se você está sem perspectiva profissional, a pós-graduação para se recolocar no mercado é uma ótima opção. Pesquise sobre os cursos e busque algo que atenda o seu perfil e suas expectativas profissionais. Fazer uma pós-graduação te colocará em contato com outras pessoas, o que possibilita um networking ainda maior e a chance de conseguir um empurrãozinho para recomeçar.

  • Diferencial em concursos

Se a carreira pública está na sua lista de sonhos devido ao salário e à estabilidade, é importante saber que uma pós-graduação pode fazer total diferença nesse momento. As aulas do curso que você escolher podem te trazer a bagagem de conhecimento que você precisar para conseguir se sair bem no exame. Um certificado de especialização pode contar pontos e ser decisivo para que você ocupe as primeiras posições, e, possivelmente, seja convocado para o cargo.

Como escolher uma pós-graduação?

Ao cursar a graduação que sempre sonhou e ir para o mercado de trabalho, a pós-graduação escolhida deve ser aquela que as competências que serão adquiridas vão agregar valor ao seu conhecimento prévio. Assim, é possível desempenhar suas atividades e conquistar oportunidades cada vez melhores.

Para conseguir ter uma especialização mais adequada, é preciso ir além do nome do curso e analisar cada detalhe da grade curricular. Por existir diversos cursos de pós-graduação para objetivos variados, o seu perfil profissional é um aspecto determinante nesse momento. 

Se o desejo é adquirir competências e desenvolver conhecimentos relacionados à área de atuação e às necessidades do mercado, ter uma formação focada na prática é o mais viável e deve optar por uma pós lato sensu, como especializações e MBAs.

Quais as vantagens de fazer uma pós-graduação EAD?

Muitas são as vantagens em cursar uma pós-graduação. Só que diversas pessoas deixam essa oportunidade de lado por acharem que não dá para conciliar com todas as outras obrigações. Mas, o que a maioria esquece é que existem diversos cursos de pós-graduação EAD e são inúmeras vantagens em optar por essa modalidade: flexibilidade, autonomia, custo benefício e mais. Confira todas as vantagens no vídeo abaixo:

Mesmo com todas as dicas e explicações, decidir qual pós-graduação fazer é algo pessoal e que deve ser pensado com muita calma. Esse é um passo e tanto e não pode ser decidido do dia para a noite. Analise todas as oportunidades, veja qual te atrai mais e faça o seu perfil, pois assim o sucesso será garantido. Agora, confira cursos de pós-graduação que vão transformar a sua carreira.

Conheça nossas faculdades