Ir para o conteúdo
Você na Pós

Engenharia Elétrica: saiba mais sobre essa especialização

Engenheiro Elétrico para ilustrar conteúdo sobre Engenharia Elétrica

Se você concluiu a graduação e agora quer garantir um diferencial no mercado de trabalho, saiba que fazer uma especialização em engenharia elétrica pode ser a porta de entrada para alcançar o seu sucesso. Com a indústria de energias renováveis crescendo cerca de 200% ao ano e com a chegada da rede 5G, o setor de engenharia elétrica está em plena expansão. 

Porém, para atender essa demanda, as empresas precisam contratar profissionais especializados, atualizados e com conhecimentos sólidos para gerenciar grandes projetos. Neste artigo, vamos falar sobre a pós-graduação em Engenharia Elétrica e por que ela é tão importante para quem já se graduou na área. Acompanhe a seguir.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Como é a pós-graduação em Engenharia Elétrica?

Durante o bacharelado, você estudou diversas disciplinas técnicas como cálculos, algoritmos, eletrônica, entre tantas outras, certo? Já a pós-graduação tem uma estrutura mais voltada para processos e projetos que incluam as etapas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.Mas essa especialização serve apenas para quem é bacharel em engenharia elétrica?

Não apenas. A verdade é que profissionais como arquitetos e tecnólogos que estejam envolvidos direta ou indiretamente no Sistema Elétrico de Potência também podem fazer essa pós. Através dessa especialização, os profissionais podem aprofundar seus conhecimentos em projetos e instalações industriais, aplicação industrial de máquinas elétricas rotativas e técnicas de controle empregadas com foco na qualidade da energia elétrica.

Para capacitar os profissionais para aplicarem todos esses conhecimentos, a grade curricular da pós-graduação em Engenharia Elétrica conta com disciplinas como as seguintes:

  • Acionamento de máquinas elétricas;
  • Eficiência e qualidade de energia;
  • Geração de energia elétrica de fontes alternativas;
  • Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica;
  • Máquinas elétricas;
  • Projeto e instalações elétricas industriais;
  • Proteção do sistema elétrico de potência;
  • Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas e sistemas de aterramento;
  • Sistemas elétricos (fundamentos, materiais e proteção).

Por que é importante fazer uma especialização em engenharia elétrica?

Bom, já falamos sobre como o mercado da Engenharia Elétrica está aquecido com a expansão das energias renováveis e de novas tecnologias, mas fazer uma pós nesse momento pode te trazer muitos outros benefícios.

Além de se preparar com antecipação para todas as transformações que acontecerão nesse setor e se destacar no mercado com conhecimento atualizado, a especialização também pode proporcionar as seguintes vantagens: 

Ampliar o networking: Já parou para pensar que a pós-graduação é um ambiente cheio de profissionais da engenharia que já atuam no mercado e que compartilham os mesmos objetivos que você? Como um estudante de pós, você fortalecerá a sua rede de contatos e construirá relações com pessoas que poderão te indicar para boas oportunidades de trabalho na área.

Progredir na carreira: Se você já trabalha na área, sabe que para assumir projetos de maior responsabilidade é preciso ser especialista. Então, se você tem como objetivo ser promovido como gestor ou até mesmo conseguir se recolocar no mercado, a pós-graduação vai fazer toda a diferença.

Leia também: Pós-graduação em Engenharia: conheça os principais cursos da área

Além disso, sabemos que ter apenas um diploma de graduação já não é mais um diferencial na hora de conquistar um emprego. Mas, quando falamos de especialização, apenas 4,1% das pessoas com mais de 24 anos possuem um certificado, segundo dados da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp). Ou seja, fazer uma pós-graduação em Engenharia Elétrica vai te colocar em um outro patamar no mercado de trabalho.

Aumentar o salário: Ainda segundo a Semesp, fazer um curso de especialização como pós-graduação, mestrado ou doutorado pode garantir um aumento de 150% a 255% no salário. Ou seja, além de atualizar as suas competências técnicas e te capacitar para assumir a gestão de grandes projetos, uma especialização em Engenharia Elétrica é o melhor caminho para alcançar os seus objetivos profissionais e financeiros.

E se você se interessou por essa especialização, saiba que na Anhanguera você pode fazer uma pós-graduação em Engenharia Elétrica EAD, optando pela duração de 6 ou 10 meses. Ao final do curso, você receberá um certificado reconhecido pelo MEC com a mesma validade de um curso presencial.

Além de cursos na área de Engenharia e Arquitetura, a Anhanguera também tem pós-graduação em Educação, Tecnologia, Saúde, Direito, Comunicação, Ciências Sociais e Agricultura e Veterinária. Todos eles contam com uma grande estrutura de apoio como materiais e cursos extras, tutores online para tirar suas dúvidas, entre tantas outras vantagens. Faça a sua inscrição e comece a acelerar a sua evolução profissional hoje mesmo.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades