Ir para o conteúdo
Você na Pós

Pós-graduação em Engenharia: conheça os principais cursos da área

mulher engenheira para ilustrar pauta sobre pós-graduação em Engenharia

A engenharia é uma profissão muito abrangente e com ampla possibilidade de crescimento. Ao estudá-la, você recebe uma bagagem de conhecimentos matemáticos, científicos, teóricos e técnicos. No geral, você estará sempre imerso em projetos, números e resolução de problemas. E, apesar de o curso de graduação ser direcionado para cada área de interesse (como civil, alimentos, de produção, de energia entre outros), é muito importante para a carreira fazer uma pós-graduação em Engenharia.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

O objetivo de uma especialização é que você se atualize e mergulhe, de forma mais específica, no desenvolvimento de competências e investigue possíveis cenários dentro do segmento escolhido. Desta forma, também se abastecerá das principais tendências e irá aperfeiçoar as suas habilidades dentro da área para a qual deseja atuar. Vale ressaltar também que os cursos oferecem muitas aulas práticas, o que aumenta as chances em um mercado de trabalho tão concorrido e exigente.

A seguir, conheça alguns dos principais cursos de pós-graduação em Engenharia

1 – Engenharia Elétrica – Eletrotécnica

A especialização é direcionada aos profissionais formados em Engenharia Elétrica ou áreas correlatas e que atuam no Sistema Elétrico de Potência nas fases de geração, transmissão, distribuição e manutenção. Desta forma, o curso irá proporcionar a ampliação e o desenvolvimento de técnicas e conceitos ligados ao setor industrial e de projetos. Além disso, você terá a possibilidade de conhecer mais sobre a eficiência e qualidade da energia elétrica, projetos, instalações, máquinas entre outros. 

2 – Engenharia Industrial 4.0

Esse curso é indicado aos profissionais formados em Engenharia, Economia e Administração de Empresas, pois irá oferecer uma base de conhecimentos tecnológicos atualizados, com foco em inovação, automação e fundamentos da quarta revolução industrial. Outro ponto alto da especialização são as disciplinas que abrangem desde a interação entre big data e cloud computing, fundamentos da metrologia 3D, sistemas ciber-físicos até robótica colaborativa. 

3 – Cidades Inteligentes: Tecnologia e Inovação

Se você tem interesse em desenvolver competências relacionadas às smart cities, esse curso é o ideal para você. Ele irá fornecer importantes ferramentas conceituais e práticas durante as aulas com o objetivo de investigar os cenários que a tecnologia poderá contribuir para a promoção da sustentabilidade urbana. Além disso, estimula o pensamento crítico sobre os problemas atuais com respeito ao meio ambiente, à energia e ao transporte. É recomendado para os graduados em Engenharia, Arquitetura, Administração de Empresas, Comunicação e Design.

Leia também: Afinal, vale a pena uma pós-graduação em Engenharia de Manufatura Mecânica? 

4 – Engenharia Ambiental e Saneamento Básico

O curso é focado no aprofundamento das áreas de saneamento básico, avaliação e monitoramento da poluição ambiental e ferramentas de controle. Por isso, é indicado aos profissionais de diversos campos de atuação, principalmente Engenharia, Biologia, Ecologia, Agronomia e Química. Com os conhecimentos apresentados em aula, a especialização irá capacitar você para que possa, por exemplo, trabalhar no diagnóstico e resolução de problemas ambientais em organizações, públicas e privadas, bem como nos ambientes rurais, urbanos e naturais.

Banner do e-book Inovação e Sustentabilidade na Engenharia

5 – Engenharia de Desenvolvimento de Produtos

Essa pós-graduação apresentará ferramentas de tecnologia que contribuam para o desenvolvimento de produtos e processos de criação e inovação. Disciplinas como design de produto, ambientação, estatística experimental e inteligência de negócios (BI) são algumas aplicadas. O curso é recomendado para graduados em Engenharia, Química, Biologia, Biomedicina, Arquitetura, Administração entre outras. Ou para quem deseja mergulhar nesse segmento a fim de desenvolver novos produtos e negócios.  

Leia também: Engenharia de Manutenção Industrial: por que fazer uma pós-graduação na área?

6 – Engenharia de Embalagens

Caso você tenha interesse em atuar com desenvolvimento de embalagens, os seus princípios básicos e campos de aplicação, esse curso pode ser o ideal. Além disso, ele mostra quais são as interferências na segurança, qualidade e promoção dos produtos e a identificar os principais problemas do setor. Também capacita o profissional na elaboração, planejamento, execução e gestão de projetos no âmbito de embalagens. A especialização é indicada aos graduados em Engenharia, mas também para quem cursou Química, Biologia, Física, Farmácia, Administração entre outras.  

7 – Engenharia de Controle e Automação

A certificação é indicada aos profissionais que trabalham na criação de projetos, manutenção, planejamento e execução de instalações ligados à eletricidade, como graduados em Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Controle e Automação, entre outras. Durante o curso, você terá contato com uma grade bem completa. Algumas das disciplinas oferecidas: Gestão ágil de projetos, Indústria 4.0, Robótica Industrial, Sistemas Supervisórios, Empreendedorismo e Sistemas de controle.

Leia também: Conheça mais sobre a pós-graduação em Engenharia de Avaliações e Perícias

O que achou dos cursos de pós-graduação em Engenharia? No site da Pós Unopar, você encontrará outras opções e poderá escolher aquela que mais tem a ver com o seu segmento de atuação e preferência para alavancar ainda mais a sua carreira. São cursos com preços acessíveis e com duração de 6 e 10 meses. Você irá estudar com flexibilidade, de onde e nos horários que quiser, no formato online EAD. Então, confira a lista completa!

Ah, e você quer saber mais sobre o curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho? Assista a aula aberta que foi ao ar no YouTube do Carreira em Pauta.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades