Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

O que é autoconhecimento?

O autoconhecimento é o ato de conhecer a si próprio em todos os aspectos, onde é possível identificar os seus pontos fortes e fracos e usar isso ao seu favor, assim você pode ser protagonista de uma vida plena e equilibrada. Este processo anda lado a lado com o seu desenvolvimento pessoal.

Cada um de nós carrega uma bagagem que constitui a nossa personalidade, são percepções, crenças e ensinamentos que vieram através da educação, exemplos e religião que recebemos, primeiramente dos nossos pais e familiares, mais tarde dos professores e depois de todas as pessoas que passaram ou fazem parte do nosso meio. O ambiente no qual estamos inseridos também contribui para aquilo que somos, segundo Everaldo Cescon “Para os comportamentalistas, as associações estímulo-resposta estão na base da personalidade do indivíduo. Elas se estabelecem a partir da experiência. Nada é inato: tudo é determinado pelo ambiente”(CESCON, 2014, pag. 137).

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Como desenvolver o autoconhecimento?

O fato é que, algumas situações podem nos levar a angústia e ansiedade e elas são inevitáveis,  mas podemos redescobrir maneiras de percorrê-las de forma serena, nesse sentido, o autoconhecimento nos possibilita gerir melhor nossas ações e emoções.

Para praticar é necessário investigar, observar e refletir, veja um exemplo, para a aplicação voltada para o seu autoconhecimento no trabalho. Para buscar informações, o indivíduo precisa avaliar o seu trabalho e atitudes no seu dia a dia. Algumas perguntas que poderão ser feitas para este estudo (mas não se limite somente a elas) são:

  •  Que tipo de sentimento tenho em relação as mudanças no meu trabalho?
  • Quais as situações que me deixam chateado(a) ou contente?
  • O que me estimula a continuar neste trabalho/profissão/carreira/área/empresa?
  • De que forma reajo mentalmente quando sou desafiado?
  • Quando me sinto sobrecarregado, como isso interfere na minha saúde? (cansaço, dores nas costas, enxaqueca, falta de apetite, insonia, etc)
  • Tem alguém ou alguma situação, no trabalho, que me magoou e preciso perdoar/superar?
  • E se, eu cursar uma pós-graduação (ou uma nova graduação), posso ascender em minha carreira?

Através dessas perguntas e respostas você poderá iniciar a sua reflexão, entender e escolher o que deve ser mantido ou revisto na sua forma de agir no trabalho. Aos poucos perceberá que é melhor focar no que lhe faz bem e irá abandonar hábitos que não são positivos para si próprio. Isso não significa que não terá momentos ruins, apenas que conseguirá passar por eles com mais segurança e sabedoria.

Leia também: Desenvolvimento Pessoal: o que é?

Neste processo de autoconhecimento a autoestima será essencial, pois é ela que alimentará o desejo de continuar, é indispensável se preparar para descobrir as suas falhas e defeitos e acreditar que terá capacidade para reverter a situação. É muito importante se concentrar no seu potencial e evitar pensamentos destrutivos ou de comparação.

Percebeu que o autoconhecimento está totalmente ligado ao termo atual Soft Skill?

Estar mais alinhado com suas próprias expectativas e evitar situações de desconforto, não deve ser encarado como arrogância, no geral pessoas que se investigam evoluem em suas percepções para com o outro e elevam o nível de empatia, habilidades comportamentais, sociais e emocionais.

O autoconhecimento é a chave que pode mudar a sua forma de ver o mundo! O autoconhecimento transforma e edifica as pessoas permitindo que tracem caminhos mais seguros e sólidos.

Dica de vídeo: AUTOCONHECIMENTO: O que é, Benefícios e Como Desenvolver

Dica de leitura: “A arte de encontrar a medida certa para viver”, escrito pelo monge Anselm Grun

Se você já é estudante da pós-graduação Anhanguera, este livro está disponível gratuitamente na biblioteca virtual!

Conta para gente o que achou desse tema, já leu esse livro?

Até a próxima.

 

Texto escrito por Ana Paula Cunico

Pós-Graduada em MBA em Gestão Estratégica de Negócios; Graduada em Administração de Empresas; Atualmente Analista de Desenvolvimento de Negócios na Platos.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades