Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Desenvolvimento Pessoal: o que é?

mulher de costas se equilibrando para indicar desenvolvimento pessoal

Em algum momento da sua vida você já se perguntou: “o que posso melhorar em mim?” Tal questionamento não significa que você é ruim no que faz, ou que esteja no caminho errado, pelo contrário, somente pessoas boas procuram formas de evoluir e aprender cada dia mais. O resultado do aprendizado diário faz o indivíduo se sentir mais feliz com as suas escolhas, entender com clareza as suas necessidades, dessa forma, reclama menos e pode se tornar inspiração para aqueles que o rodeiam.

Pode-se dizer que o Desenvolvimento Pessoal é um processo de aprendizado que contribui para o autoconhecimento, bem-estar, crescimento profissional, descoberta de novas competências, harmonia familiar, mudança de atitude, melhoria na qualidade de vida, etc.

Os resultados poderão ser notados gradualmente a médio e a longo prazo, por isso, a construção da visão de onde se quer ir é tão importante quanto como vai chegar lá. Por muitas vezes são as pequenas escolhas diárias executadas repetidamente que se transformarão numa nova atitude consolidada. Haverá falhas e questões a serem superadas, mas errar faz parte do processo de aprendizado.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Atualmente há uma série de conteúdo disponibilizado de forma online e gratuita que poderão lhe auxiliar em algumas definições ou até mesmo inspirar, desde páginas em redes sociais, cursos, livros, aplicativos e muito mais. Também, se preferir ou se for necessário, conte com ajuda de um profissional para lhe direcionar.

A seguir, alguns livros que poderão lhe auxiliar neste percurso:

  • Dez Leis Para Ser Feliz, onde o autor Augusto Cury traz algumas dicas que considera fundamental para termos uma vida mais prazerosa.
  • O Sucesso Não Ocorre Por Acaso, aqui o doutor Lair Ribeiro explica que a nossa vontade de vencer nos guia e nossa forma de pensar atrai o sucesso que desejarmos.
  • Rápido E Devagar, neste livro, o economista Daniel Kahneman apresenta o resultado de sua pesquisa sobre as diferentes formas que a mente humana toma decisões, não somos todos iguais neste quesito!

Ter foco, persistência e positividade serão decisivos para que possa permanecer firme nesta trilha e obter os melhores resultados. Lembre-se que cada ser é único e precisa seguir seu próprio caminho, portanto o que deu certo para o seu amigo pode não funcionar para você, e está tudo bem! O importante é sair da zona de conforto e começar.

O processo de Desenvolvimento Pessoal deve ser iniciado de algum ponto e como isso pode ser novo para você, o ideal é que seja inserido aos poucos no seu dia-a-dia. Primeiro, selecione qual área da sua vida que deseja melhorar: seja ela espiritual, familiar, profissional, entre outras; depois defina um objetivo simples que possa cumprir até se acostumar com a nova rotina; em seguida estabeleça uma meta ou um desafio para superar e, quando superá-lo então terá concluído o processo. Aí poderá definir uma nova meta em outra área.

Independente da área que escolher, os resultados influenciarão positivamente nas demais, não é fascinante?

Abaixo, alguns vídeos para lhe inspirar:

Espiritual – Susan David fala da coragem em assumir suas emoções:

Familiar – Jennifer Petriglieri apresenta formas para casais darem suporte um ao outro em suas carreiras profissionais:

Profissional: Patrice Gordon mostra como a mentoria reversa pode transformar lideranças:

O Desenvolvimento Pessoal é uma ferramenta para a sua evolução intelectual e lhe fará se sentir mais seguro quanto as suas emoções e medos. Mas não exagere, tudo que ultrapassa os limites pode se tornar ruim, o ideal é ir com calma, sempre com os dois pés no chão. Para refletir, veja o vídeo em que Seiiti Arata fala sobre os excessos em desenvolvimento pessoal:

 

E então, quanto tempo você tem investido no seu Desenvolvimento Pessoal?

Aproveita que está aqui, e dá uma olhadinha nos cursos EAD de pós-graduação que poderão somar nesta linda construção.

Gostou do assunto, fica de olho no Blog Portal Pós!

Texto escrito por Ana Paula Cunico

Pós-Graduada em MBA em Gestão Estratégica de Negócios; Graduada em Administração de Empresas; Atualmente Analista de Desenvolvimento de Negócios na Platos.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades