Ir para o conteúdo
Você na Pós

Engenharia de Manutenção Industrial: por que fazer uma pós-graduação na área?

figura de engenheiro para ilustrar texto sobre engenharia de manutenção industrial

O setor industrial é uma área das mais dinâmicas, vivendo em constante mutação, atualização e modernização. Para qualquer tipo de indústria funcionar, é preciso ter sempre equipamentos modernos, atualizados com as necessidades do momento e, principalmente, com sua manutenção em dia, garantindo que a produção não pare, seja em qual for o setor de atuação da empresa. Sem investimento em manutenção, tecnologia e atualização, a empresa corre o risco de perder espaço para a concorrência, ficar para trás na corrida por espaço no mercado, e consequentemente, ver seus lucros despencaram. Por esses e outros motivos que a Engenharia de Manutenção Industrial é tão importante. 

Ela está sempre presente nas maiores empresas, atuando em equipamentos novos e, algumas vezes, até mesmo possibilitando melhorias em equipamentos já obsoletos, atendendo com isso as demandas mercadológicas da indústria. E é nesse cenário que a manutenção industrial atua, uma área com enorme potencial e alta demanda por mão de obra especializada no mercado de trabalho. 

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

É uma formação que visa gerar vantagens competitivas através de métodos de realização da manutenção industrial, e controlar e gerenciar a manutenção, considerando os custos inerentes aos processos industriais.

Um mercado em expansão

A manutenção de instalações, máquinas ou produtos representa um interessante e vasto campo de atuação profissional de diversas áreas. A demanda de profissionais especializados nessa área tende a aumentar na medida em que as empresas se conscientizam que a manutenção representa uma enorme economia de ativos a médio e longo prazo. 

Por isso que a engenharia de manutenção industrial é um mercado profissional em franca expansão, com grande demanda por pessoas com um perfil mais técnico e profissional. Grandes empresas têm investido no desenvolvimento de programas de manutenção e esse investimento atinge os profissionais que dominam os conceitos envolvidos nesses sistemas.

O curso de pós-graduação em engenharia de manutenção industrial capacita profissionais para o planejamento, implementação e gerenciamento de ações e mudanças nos processos na área. Eles são preparados para atuar na gestão da qualidade e produtividade com base em questões técnicas e econômicas. O curso traz capacitação para que os estudantes possam ter uma maior eficiência produtiva com base na confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos, prestar consultoria e gerenciar projetos de manutenção industrial de qualquer porte.

O profissional que trabalha na área de engenharia no setor industrial tem que estar preparado para agir em diversas situações. A pós-graduação em Engenharia de Manutenção Industrial busca qualificar profissionais da área da Engenharia para atuarem na área de gerenciamento, manutenção, manejo, tratamento e controle de problemas na produção, e criar profissionais aptos a ter contato direto com aspectos relevantes da área, técnicas e ferramentas da engenharia e gerenciamento de manutenção.

Por que fazer uma pós-graduação em Engenharia de Manutenção Industrial?

A pós-graduação em Engenharia de Manutenção Industrial é voltada a profissionais graduados em engenharia ou tecnologia, principalmente aqueles que atuam em atividades de manutenção industrial de processos produtivos, desde a gestão até a operacionalização. É uma preparação direcionada para o estudo da gestão da depreciação dos componentes em uma indústria em suas diversas partes: instalações, máquinas, elétrica, TI, entre outras. 

O curso também se destina aos profissionais que estão engajados em atividades ligadas à área de manutenção como docentes, estudantes, pesquisadores, profissionais liberais, gestores de empresas e demais portadores de certificado de conclusão de Ensino Superior em diferentes áreas do conhecimento.

Leia também: Conheça mais sobre a pós-graduação em Engenharia de Avaliações e Perícias

A manutenção industrial é um setor com uma grande área de atuação profissional, abrangendo praticamente todo o processo produtivo industrial, buscando torná-lo uma função geradora de vantagem competitiva e não um elemento de custo para as empresas onde atuam. A pós-graduação também busca especializar profissionais para fazerem a gestão da implantação de filosofias da manutenção, que podem ocorrer em indústrias dos mais variados ramos da produção, além de criar no profissional uma visão sistêmica da área e desenvolvimentos para a gestão de equipes de manutenção.

O processo tradicional de formação nos cursos superiores de engenharia elétrica, mecânica e computação, entre outros, mesmo considerando os cursos de boa qualidade, dificilmente se aprofunda em aspectos de manutenção que integram as grandes áreas. Então, um curso de especialização em sintonia com esta lacuna na formação dos engenheiros, tecnólogos, administradores, entre outros, traz uma resposta aos anseios sociais nesse nicho de mercado. 

Além disso, capacita profissionais para atuarem com o projeto, implantação e gestão de sistemas e programas de manutenção industrial e, dessa forma, promover ações preventivas e corretivas para diminuir as estatísticas de não conformidades, resultando em aumento da competitividade, produtividade e sustentabilidade dos processos industriais.

Atualmente, a manutenção é um fator de integração não só da produção industrial como, também, das áreas de estudo que a envolvem, entre elas, eletroeletrônica, mecânica, computação e automação. Agora, aproveite para ler sobre  a influência da indústria 4.0 no universo da engenharia

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades