Ir para o conteúdo
Você na Pós

Pós-graduação em Engenharia de Embalagens: por que é tão importante?

engenharia de embalagens

Pense na última vez em que você abriu uma embalagem. Como era o design? Ela era prática de abrir? O conteúdo estava bem protegido? Ela parecia ser sustentável? Se a resposta for sim, saiba que tudo isso só é possível graças ao trabalho dos profissionais da área de engenharia de embalagens.

A cada dia, empresas do mundo todo precisam da ajuda destes profissionais para enfrentar grandes desafios em relação aos seus produtos. Isso inclui garantir que a sua apresentação e comunicação sejam efetivas, que o armazenamento seja seguro ao longo de toda a cadeia de distribuição até a chegada ao consumidor final, o destino da embalagem após o seu uso e muito mais.

Neste artigo, veremos o que faz um engenheiro de embalagens e por que a pós-graduação nessa área é tão importante. Acompanhe!

O que é engenharia de embalagens?

Antes de entender por que é importante que cada vez mais os profissionais se especializem nesse setor, vamos entender um pouco mais sobre ele.

banner de pós-graduação com até 60% de desconto

A engenharia de embalagens é uma área que integra ciência, tecnologia, gestão e, claro, engenharia. O objetivo é que os produtos sejam identificados e mantidos de forma segura para a distribuição, venda e uso. Como uma área interdisciplinar, ela abrange aspectos do marketing, design, logística e desenvolvimento de materiais.

Esta é uma das indústrias mais estáveis, uma vez que a demanda por produtos das indústrias farmacêuticas, de produtos de higiene e de alimentação sempre será alta, mesmo diante de qualquer período de crise. O crescimento do e-commerce também garante que a engenharia de embalagens seja uma área em plena expansão.

O que faz um engenheiro de embalagens?

Este é o profissional que desenvolve o design e cria soluções para as embalagens de produtos. Para trabalhar como engenheiro de embalagens, antes de qualquer coisa, é necessário ser um profissional criativo, atento aos detalhes, com capacidade de liderança, que trabalhe bem em equipe e, principalmente, ter a habilidade de resolução de problemas.

Leia também: Engenharia Ambiental e Saneamento Básico: por que essa pós combina com você?

Ele também precisa pensar na redução de desperdício e implementação de novas tecnologias que gerem economia de dinheiro na produção e distribuição dos produtos. Mas, entre todas as suas responsabilidades, a principal é manter o produto seguro. Desde um simples alimento congelado até equipamentos médicos complexos, tudo precisa ser muito bem protegido do ambiente externo durante o seu transporte. Pensar em todos os aspectos que garantam a integridade destes produtos é fundamental.

No dia a dia, estas são algumas das atribuições de um engenheiro de embalagens:

  • Gerenciamento de projetos e comunicação com fornecedores de materiais;
  • Uso do software CAD para desenhar embalagens seguras e que otimizem o espaço ocupado por elas.
  • Realização de testes de distribuição;
  • Desenvolvimento de especificações;
  • Gerenciamento do ciclo de vida do produto;
  • Garantia de que as políticas de sustentabilidade e meio ambiente sejam cumpridas. 

Ou seja, um bom profissional deste setor precisa entender a importância que o seu trabalho tem em toda a cadeia de distribuição.

Qual é a importância da pós-graduação em engenharia de embalagens

Como vimos, esta é uma área interdisciplinar, e isso exige que os profissionais que atuam nela estejam preparados para ter uma visão 360º de todo o processo. E isso é possível através da pós-graduação.

Durante este curso, profissionais de áreas como Engenharia, Química, Física, Biologia, Biomedicina, Farmácia, Administração e outras aprendem os conceitos e a prática necessárias para o desenvolvimento e aplicação de embalagens. O curso capacita estes alunos para serem líderes a membros atuantes em equipes de projetos de todos os setores da indústria de base, bens de consumo e equipamentos.

Outro ponto fundamental dessa pós-graduação é que os profissionais saem do curso com o conhecimento suficiente para analisar de forma crítica o impacto ambiental causado pelas embalagens durante todo o seu ciclo de vida. E essa é uma das maiores preocupações das empresas. Por isso, aumenta a procura por profissionais capazes de lidar com o desafio de inovar e reimaginar suas embalagens.

Companhias como a L’Oréal têm investido muito na busca por soluções mais sustentáveis. Uma de suas inovações mais recentes, por exemplo, inclui o desenvolvimento de garrafas de papelão para os seus cosméticos. Imagine só quantos profissionais do setor estão envolvidos nesse processo e de quanto conhecimento eles precisam para participarem de projetos como este?

É por isso que a pós-graduação em engenharia de embalagens se torna mais importante ao longo dos anos. É preciso cada vez mais profissionais capacitados para criarem embalagens que sejam seguras e sustentáveis dentro do ciclo de negócios de uma empresa e também para o meio ambiente.

Se interessou por esse curso? Na Anhanguera, você pode fazer a pós-graduação EAD em Engenharia de Embalagens, aprendendo com professores atuantes no mercado e com toda a estrutura necessária para te apoiar. Conheça outros cursos de pós-graduação EAD, com duração de 10 meses, e opções de MBA a distância. Comece agora a transformar o seu futuro profissional.

Conheça nossas faculdades